« OperaBackup, guarde todos os dados do seu Opera PartedMagic 4.7 »
21/12/2009
Escrito por em Downloads | 2.642 Leituras

wordpress-logoA equipa e a comunidade WordPress anunciaram a disponibilização da versão 2.9 da conhecida plataforma open-source de blogging. Usada em milhões de sites e blogs em todo o Mundo (incluindo o KeroDicas), o WordPress é provavelmente dos mais estáveis, versáteis e intuitivos CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos). Esta versão 2.9, denominada de “Carmen”, refina ainda mais a plataforma, corrigindo cerca de 500 bugs e falhas e introduzindo novas funcionalidades, ou como as descreve a própria equipa, “cool new stuff” ;-)

São 4 as grandes novidades do WordPress 2.9:

  • Uma ferramenta de Reciclagem incluída dentro do próprio WordPress. Qualquer comentário, post que apague, será guardado numa secção denominada de “Trash” e lá permanecerá durante 30 dias, permitindo a qualquer altura “ressuscitá-lo”.
  • Editor de imagem básico. A partir de agora, poderá efectuar acções básicas de edições de imagem a partir do próprio WordPress. Cortar, rodar, redimensionar, virar, tudo isto passa a ser possível a partir do browser ;-)

screenshot_072

  • Actualização “em massa” de plugins e verificação de compatibilidade. Passa a ser possível actualizar até 10 plugins simultaneamente, e passa também a ser possível verificar a compatibilidade de plugins com versões mais recentes do WordPress, para assegurar um processo de actualização global e sem problemas.
  • Incorporação de vídeos à distância de um link. Adicionar vídeos a posts do WordPress nunca foi tão fácil. Basta colar o link no editor normal do WordPress, e vídeo será imediatamente incorporado. Funciona actualmente com vídeos do YouTube, Daily Motion, Blip.tv, Flickr, Hulu, Viddler, Qik, Revision3, Scribd, Google Video, Photobucket, PollDaddy e WordPress.tv, com a promessa de suporte a mais serviços nas próximas versões.

Além disso, introduziram-se vários melhoramentos “under the hood”, isto é, no motor do próprio WordPress, como por exemplo a optimização e correcção automática de tabelas de base de dados MySQL, metadata nos comentários, apenas para referir algumas.

A equipa do WordPress disponibiliza também um vídeo em que é possível ver o WordPress 2.9 “Carmen” em acção:

O upgrade é recomendado, e, quem já tem o WordPress instalado, será notificado na Administração do blog da actualização, e com um clique e alguns segundos, terá a actualização efectuada. Deverá ocorrer sem problemas de maior, mas é sempre recomendável fazer backup do WordPress actual e só depois actualizar :-)

screenshot_073

Caso não tenha o WordPress instalado e um domínio pronto, basta ir a WordPress.org e fazer o download, seguindo depois as instruções de instalação da equipa da plataforma, da sua empresa de alojamento ou de um dos imensos tutoriais de instalação pela Internet fora. Um processo bastante simples e rápido, por sinal.

A equipa anunciou ainda que a versão 3.o está prevista para a Primavera de 2010, e trará, sabe-se já, um novo tema por omissão, substituindo o actual…

Wordpress_default_theme

homepageHomepage: Anúncio oficial @ WordPress Blog

Este artigo foi escrito por em 21 Dez, 2009, e está arquivado em Downloads, Novidades, Web. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “WordPress 2.9 disponível”
  1. Eu não consigo actualizar :S

    Se fizer o download e depois colocar por cima, nao vou perder nenhum ficheiro-?

  2. atualizei o WP mas ta dando um Pau nos comentarios dos post, ta aparecendo uma quantidade de comentário que não existe. Como posso resolver????

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: