« Free Video to Flash Converter, os seus vídeos em formato flash Service Pack v1 para o Windows 7?!?!? »
15/01/2010
Escrito por em CD/DVD/HDD | 2.300 Leituras

Diferente de tantas outras aplicações de segurança previamente apresentadas no KeroDicas.com , o Sandboxie destaca-se por ser uma aplicação de segurança que lhe permite executar os seus programas em espaços isolados no disco rígido, prevenindo assim que efectuem alterações permanentes em outros programas ou dados no seu computador. A nós, dá-nos muito jeito para testar tanta coisa…

Não sabe do que estou a falar? ou pensa que não é possível? leia o resto do artigo e surpreenda-se…

Este programa funciona no fundo, por analogia, à caixa de areia de um gato, ou seja, necessidades apenas naquele espaço.

Na imagem acima os quadrados de cor vermelha indicam as alterações efectuadas por um programa em execução no seu computador. Sem o sandbox apresenta um programa a ser executado normalmente, mas com o sandbox activo apresenta as alterações efectuadas por um programa armazenadas num espaço isolado no disco rígido, sendo inclusive mais fácil de apagar todos os traços armazenados no seu disco rígido, caso seja essa a sua intenção.

Alguns Benefícios:

Navegue na internet de forma segura: Execute o seu Web browser sobre protecção do Sandboxie, e todos os programas maliciosos que fiquem armazenados no seu computador durante essa navegação pela Internet podem ser descartados trivialmente.

Aumente a privacidade: Histórico de navegação, cookies, ficheiros temporários enquanto navega pela Internet serão armazenados na Sandboxie e podem ser apagados no final.

Idiomas: Chines, Checo, Belga, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japones, Coreano, Polaco, Russo, Português (Brasil).

Compatibilidade: Windows 2000,2003,XP, Vista e 7
Licença: Freeware
Homepage: Sandboxie
Download: Sandboxie 3.43.15
Informação Adicional: A leitura dos tópicos de ajuda do programa é recomendada, caso tenha dificuldades com o seu funcionamento.

Este artigo foi escrito por em 15 Jan, 2010, e está arquivado em CD/DVD/HDD, Dicas, Downloads, Programas, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Sandboxie, «não faça nada fora da caixinha»!”
  1. Hmm, boa sugestão! O que este programa faz (embora numa aproximação diferente), é semelhante a uma das key features do Linux em termos de segurança, ou seja, cada aplicação corre e afecta apenas ficheiros contidos em partes dos do sistema a que esteja autorizada a correr, e aqui entram os sistemas de permissões. A grande parte das aplicações corre como utilizador normal, e não tem permissões para a alteração de ficheiros cruciais do sistema.
    Daqui vem a tal recomendação de se ter o mínimo cuidado ao correr aplicações/executar comandos como root (o super-utilizador com todas as permissões :-p)

  2. é quase como se corresse numa máquina virtual, pelo seguro certo?

  3. E quanto a ficheiros de registo? Se eu, por exemplo, quiser testar um programa, instalando-o, posso seguramente apagar todos os traços desse programa em seguida, incluindo ficheiros, configurações pessoais e chaves de registo?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: