« Puran Defrag, ganhe performance, desfragmente com qualidade Browsers deixam impressões digitais nos sites »
28/01/2010
Escrito por em Dicas | 6.516 Leituras

O Ubuntu, na sua mais recente versão – 9.10 – implementou uma nova tecnologia no login, o XSplash. Esta novidade, apesar de adicionar algum brilhantismo ao login o , perdeu alguma da capacidade de personalização de versões anteriores. No entanto, uma das alterações possíveis é a da imagem de fundo do login. Com XSplash Background Settings, digamos que isso se resume a… 2 cliques?

A aplicação, que inicialmente nasceu como um script, rudimentar, mas que permitia esta fantástica configuração, evoluiu agora para uma pequena, simples mas bastante interessante utilidade. O efeito criado pela junção do cintilante logo do Ubuntu tendo como fundo uma qualquer imagem da sua colecção ou até mesmo o seu actual fundo do ambiente de trabalho é algo notável e que verdadeiramente nos faz querer que o boot do Ubuntu dure mais um pouco do que os habituais segundos :-D

A aplicação, instalável a partir de um ficheiro .deb , ficará depois acessível no menu Sistema»Preferências»XSplash Background Settings.

Aberta a aplicação, o seu funcionamento é bastante auto-explicativo:

A opção Use Default Background define que a imagem de fundo seja aquela castanha escura, fornecida por omissão.

Mas com a opção Use Custom Background temos a possibilidade de escolher qualquer imagem no nosso computador para fundo do login.

E finalmente, com a extraordinária opção Use Desktop Background podemos utilizar o nosso wallpaper actual como fundo do ecrã de login, o que cria uma experiência de início de sessão bastante agradável. Pessoalmente, é esta a opção que uso, e já não dispenso. Quanto à opção “Ignore xml backgrounds”, está relacionada com sequências de wallpapers que tenha pré-configuradas no seu sistema, pelo que, caso não tenha, é melhor esquecer e deixar desmarcada.

Um clique em OK e um terminar de sessão deverão ser suficientes para maravilhosamente se espantar com todo o seu novo processo de login ;-)

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/WPlbE_sUyVg" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Homepage: Gnome-Look | Launchpad


Download: XSplash Background Settings (ficheiro .deb, duplo clique para instalar)

Este artigo foi escrito por em 28 Jan, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, GNU/Linux, Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
7 comentários em “Ubuntu: Alterar a imagem de fundo do ecrã de login”
  1. O ubuntu do video está lentoooo… mas bom post já conhecia esse “truque”

    cumps

  2. Se pudessem partilhar os wallpappers da imagem de apresentação do artigo é que era brutal :D

  3. Se o Marcio se refere aos wallpapers acima, eles acompanham a versão 9.10. ;)

  4. Infelizmente não consegui alterar o meu, pois esta dando erro ao alterar a imagem.

  5. Não consegui mudar o meu. Deu erro de permissão, coisa que alterei com o indicado na mensagem de aviso, mas depois de dar OK e terminar sessão continua igual ao anterior… Alguma ajuda?

  6. Ficou muito bom, coloquei uma imagem de alta resolução e ficou chic, chic…
    Valeu galera do site, fiquem com Deus!

  7. Oi pessoal,
    No ubuntu 10.04, o XSplash Background, não funciona, não consegue fazer a alteração para usar o background no splash. Alguém sabe uma dica para funcionar no Ubuntu 10.04?

    Abraços.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: