« Converta online, gratuitamente e no mesmo site documentos do Office, fotos e imagens e ficheiros comprimidos Borlas: Tuneup Utilities 2009 em oferta só até amanhã! »
29/03/2010
Escrito por em Destaques | 5.880 Leituras

SliTaz é uma distro GNU/Linux rápida, minimalista e extensível. Foi projectada e desenvolvida para trabalhar e «viver» completamente na RAM, em modo Live CD/USB. Não obstante pode instalar a distro no disco rígido como qualquer outra, e aproveitar plenamente os recursos de um PC mais antigo que tenha lá por casa, tal como já vos indicamos algumas vezes.

Openbox é o gestor de janelas sendo uma das razões para a sua leveza, e tem como gestor de pacotes o Tazpkg.

Pode navegar na Internet com o Midori, ouvir música, gerir e editar imagens e fotos, e muito mais, ideal para equipamentos muito limitados a nível de recursos.

Destaques na versão 3.0:

  • Os scripts de boot foram reescritos e suportam boot ultra-rápido.
  • Novas funções incluídas em todas as ferramentas gráficas do sistema (tazctrlbox, tazhw, wifibox, burnbox, mountbox, netbox, serverbox, instalador do SliTaz)
  • Mudança de servidor gráfico do Xvesa para Xorg
  • Mudança para o Midori como navegador web padrão
  • Melhor suporte a hardware – placas de rede, webcams, 3G-modems, impressoras, scanners
  • Melhor tema e integração de ambiente desktop
  • Melhor virtualização com o lguest
  • SliTaz pro: OpenERP, LAMP, GLPI e mais
  • Personalização mais fácil do liveCD e liveUSB com o tazlitobox e o tazusbbox
  • O Tazpkg suporta novas funções, incluindo a conversão de pacotes deb/rpm/arch/slackware/ipk para o formato nativo do SliTaz
  • Os pacotes são automaticamente compilados por um robô de compilação (Tazbb)
  • Mais contribuidores e comunidade mais forte
  • 900 Pacotes adicionados e várias actualizações.
  • Mais de 2800 commits feitos pelos contribuidores

O SliTaz GNU/Linux suporta todas as máquinas baseadas nos processadores compatíveis Intel i486 ou x86. A memória mínima recomendável é de 192MB para utilização do LiveCD padrão.

O SliTaz 3.0 fornece todos os drivers e ferramentas necessárias, tais como 915resolution para suporte a vários tipos de netbooks (Eeepc, HP mini, Acer Aspire One, etc).

Kernel e toolchain

O SliTaz 3.0 fornece um novo porém bem testado kernel linux 2.6.30.6 e um toolchain (ferramentas básicas de compilação) completamente novo, no qual o sistema foi construído inteiramente. Este kernel está separado em vários pacotes, que suportam vários drivers e aspectos do sistema. Também foram adicionados alguns drivers que facilitam um boot mais rápido do kernel.

O novo toolchain consiste de: Binutils 2.19.1, GCC 4.4.1 e Glibc 2.10.1.

Suporte UTF-8

Com este lançamento os utilizadores do SliTaz serão beneficiados com o suporte a UTF-8. Agora podemos utilizar arquivos PO para traduzir todas as ferramentas e utilitários, gráficas ou de linha de comando. Com um suporte melhor à internacionalização (russo, português, chinês e mais) os contribuidores do projecto podem usar ferramentas gráficas como o poedit para traduções seguindo os padrões do GNU gettext. O labs possui um projecto i18n que permite o upload de arquivos que podem ser incluídos na distribuição. Os pacotes de localização possuem mais mensagens de aplicativos traduzidas para o sistema base e para alguns pacotes extra, como o Gimp, Abiword, Gnumeric, etc.

Servidor Xorg

O SliTaz agora utiliza o Xorg como servidor gráfico. Com o utilitário tazx pode-se reconfigurar o servidor e seleccionar o driver correcto para determinada placa de vídeo. Por padrão o Xorg fornece o driver vesa que é suficiente para funcionar na maioria das placas. Se algum driver for instalado, é possível que haja a necessidade de configurar manualmente o xorg.conf. Esperamos que nossa crescente comunidade de contribuidores possa oferecer e fornecer suporte a uma variante oficial com o antes utilizado Xvesa.

Download: SLiTaz 3.0

Este artigo foi escrito por em 29 Mar, 2010, e está arquivado em Destaques, Dicas, Downloads, Linux, Programas, Sistemas Operativos, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “SliTaz, distribuição linux minimalista, aproveitadora e eficiente”
  1. Como se instala isso junto com o Windows 7
    Esse sistema operativo dá muito jeito
    Bom Post :D

  2. Tenho um minitebook com Win CE, este netebook, não possui HD e sim memória flash, como instalo o Slitaz 3.0.
    Eu queria baixar o Slitaz em um prendrive e instalá-lo diretamente no meu netebook, isto é possivel.
    Esta distrubuição vem com open office?
    Obrgado.

  3. Muito obrigado pela dica
    irei testar.

  4. Ademir Salinas diz:

    boa tarde! tenho um PIII no qual ja instalei o slitaz, por 2x consegui rodar a internet com o speedy somente via CD, alguem poderia me dar uma dica visto que sou leigo no assunto. já usei o pppoe-setup, conectei mas nao navegava???????/ agradeço antecipadamente.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: