« Ubuntu 10.10, nome de código Maverick Meerkat, isto é, o “Suricata Inconformado” O Centro de Software do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx – Universalmente Simples »

O Arista é um simplicíssimo e facílimo de usar codificador de vídeo para ambientes GNOME (Linux). Aquelas habituais horas passadas a tentar converter um filme, um episódio de uma série, um videoclip, para posteriormente serem vistos no iPhone/iPod, PS3, são coisa do passado com o Arista. Com perfis de conversão pré-definidos para vários dispositivos bastante populares no mercado, visualização em tempo real do vídeo convertido e inserção automática de legendas, converter os seus ficheiros de vídeo do computador/webcam/DVD, nunca foi tão fácil!

Escolha a fonte do vídeo: câmara digital, DVD ou um qualquer ficheiro normal do computador, escolha um ficheiro de legendas para ser automaticamente codificado no vídeo (caso necessite, clicando naquela roda dentada junto da zona de escolha de ficheiro) , escolha um perfil de conversão (entre os 9 disponíveis: iPod, Computador, Cowon D2, Leitor de DVD, telemóvel Nokia N Series, PDA, Sony NWZ-818, Sony PSP e Playstation 3), ajusta, em Preset, as definições específicas para cada dispositivo, clique no botão +, escolha a localização do ficheiro que irá ser gerado, e deixe a conversão rolar. Simplesmente:

Pode adicionar quantos vídeos e quantos fontes de codificação quiser, confirmar, e de seguida pode simplesmente deixar a conversão pela tarde dentro, com a opção de a qualquer altura parar o processo. Fantástico ;-)

Cada um dos perfis irá converter para um formato específico que será reproduzido sem qualquer problema no dispositivo em questão. Em detalhe:

Num outro teste que efectuei, o Arista converteu-me um vídeo .mp4 de 107 MB, seguindo o perfil Leitor de DVD – DivX Home Theater, num ficheiro .avi, de cerca de 55 MB, em cerca de 2,5 minutos. Um excelente resultado tendo em conta que não notei perdas de qualidade significativas nem qualquer outro problema relacionado com a conversão para outro formato.

Para instalar no Ubuntu ou em distribuições baseadas neste, basta abrir o gestor de pacotes, por exemplo no caso do Ubuntu, o Centro de Software, e instalar o pacote ‘Arista’.

Utilizadores de ArchLinux podem obter o pacote no repositório comunitário AUR. Para outras distribuições, basta seguir as instruções de compilação que acompanham o pacote compactado do Arista.

Homepage: Arista Transcoder

Este artigo foi escrito por em 02 Abr, 2010, e está arquivado em Downloads, Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Arista – Converter vídeo pode bem tornar-se no seu próximo vício…”
  1. Muito show este Post, vou instalar e testar para ver se gosto deste programa. Valeu pela dica.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: