« Hiren’s BootCD, compilação de software que dispensa apresentações EZAir: ligue o PC à televisão sem fios »
06/04/2010
Escrito por em Análises | 4.293 Leituras

Kaspersky PURE é a solução de protecção mais recente da Kaspersky Labs e a mais completa de todas, juntando todas as soluções de protecção domésticas num só programa. O PURE foi criado para manter o seu computador imune a qualquer tipo de cyber ameaças, pelo menos teoricamente.

Como se trata de uma ferramenta MUITO completa, apresenta-se por módulos, os quais passamos a lista e apresentar uma breve explicação sobre cada um:


Protecção do computador: Nesta área poderá ver os principais pontos no que toca à protecção do seu sistema. Ficheiros e dados privados, sistema e aplicações, bem como actividades online. Se for um utilizador que gosta de ter tudo configurado por si, é nesta secção que pode efectuar as várias alterações nos variados pontos de protecção do Kaspersky PURE. Pode alterar os vários níveis de segurança das protecções, configurações meticulosas na Firewall, etc.

Controle as aplicações que estão em execução e previna que sejam executadas acções que possam eventualmente por em causa a integridade do seu sistema. As aplicações aqui são controladas por quatro níveis de segurança: As de confiança, com limitações, com muitas limitações, e as que não são de confiança.

Pode ainda efectuar análises ao seu computador, de forma a prevenir vírus, trojans, worms, spyware, vulnerabilidades de programas, e outras ameaças. Efectue uma análise completa, rápida ou personalizada.

Outro ponto importante disponível neste módulo é o “Monitor de Rede” onde poderá consultar todas as ligações e portas, tráfego de rede (que é organizado por dias) e computadores bloqueados.

Por fim é aqui onde efectua as actualizações à base de dados das ameaças e dos módulos. Caso obtenha alguma actualização com problemas, pode sempre voltar a uma das actualizações anteriores. As actualizações são, por norma, automáticas.

Cópias de Segurança: Este é outro módulo de destaque no Kaspersky PURE. Pode efectuar cópias de segurança de todos os seus dados importantes, de forma a prevenir qualquer perda que lhe possa vir a causar transtornos. As cópias de segurança podem ser para uma pasta local, dispositivos de armazenamento removíveis, armazenamento na rede, ou até mesmo servidores FTP.

Sempre que a cópia de segurança é executada uma nova versão de ficheiro será criada, caso a cópia de segurança já tenha sido criada previamente. Pode especificar o número de versões a serem armazenadas. Além disso pode também especificar, caso queira, por quanto tempo uma cópia de segurança será armazenada.

As cópias de segurança poderão ser automatizadas, definindo qual a regularidade que deseja que sejam feitas.

Em caso de necessidade pode restaurar as cópias de segurança efectuadas.

Controlo Parental: Quer controlar a actividade de um determinado utilizador no computador? Então este é o módulo ideal! Aqui pode criar todo o tipo de restrições, desde controlar o acesso a websites, controlar e bloquear o download de ficheiros da Internet, controlar e bloquear programas de mensagens instantâneas como o MSN, limitar o acesso a programas e jogos instalados no computador, e muito mais…

Além disso pode ainda obter um relatório totalmente detalhado de todas as actividades desse utilizador. Pode ver a que horas acedeu à Internet, a que sites acedeu, que downloads efectuou, as mensagens instantâneas, o tempo que utilizou o computador e os programas que executou.

Ou seja, resumindo pode ter aqui um controlo TOTAL de todas as actividades, e inserir todas as limitações que desejar.

Kaspersky PURE não se fica por aqui e traz consigo outros módulos de protecção adicional que nos podem ser muito úteis no dia-a-dia na utilização do computador. Começamos pelo “My System Tune-up”, um módulo onde poderá efectuar várias configurações/alterações ao seu sistema.

Pode por exemplo apagar dados de forma permanente, recorrendo a fortíssimos algoritmos que tornam a sua posterior recuperação impossível. Se tem dados de extrema confidencialidade, e os deseja apagar cuja recuperação seja impossível por si ou por terceiros, este é o módulo certo.

Apague também o seu histórico de actividades. Dados não utilizados (reciclagem, ficheiros temporários). Crie um disco de recuperação (ideal caso o seu sistema tenha sido atacado por um vírus e não seja possível iniciar com o sistema operativo).

Se é um utilizador que com frequência visita as páginas do banco, PURE traz consigo um teclado virtual, algo que também já nos presenteava o Kaspersky Internet Security, e o qual previne que as suas passwords sejam detectadas e consequentemente roubadas.

Gestor de Passwords: Solução já disponível também mas para compra individual, a Kaspersky decidiu agora inserir este programa na sua suite PURE. Ideal para a criação de passwords fortes e armazenamento em local seguro. Pode armazenar também todos os seus logins e passwords dos vários sites a que acede, e com isso prevenir também que se esqueça de alguma das suas passwords.

Por fim temos também o módulo “Encryptor” no qual poderá criar arquivos codificados e protegidos por password com ficheiros e pastas como conteúdo.

É sem duvida uma excelente solução completa de protecção que promete rivalizar com as demais da mesma categoria, contem ainda outras configurações que nos podem ser muito úteis, como por exemplo a possibilidade de configurar o PURE para quando estiver a jogar não ser incomodado, a possibilidade de trabalhar através de servidores proxy, e caso tenha um portátil, o desactivar automático de análises ao sistema caso tenha pouca bateria.

Limitações: Pode utilizar o programa durante um período de 30 dias.

Para terminar, apenas uma nota com o crédito ao YuRiSsS, sem o qual esta análise nunca poderia ter sido possível.

Compatibilidade: Windows XP SP2, Vista, 7
Licença: Trial
Homepage: Kaspersky Labs
Download: Kaspersky Pure 9.0.0.192

Este artigo foi escrito por em 06 Abr, 2010, e está arquivado em Análises, Antivirus / Firewall, Dicas, Downloads, Programas, Software, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Kaspersky PURE, pura protecção”
  1. tou um pouco confuso…é freeware mas so posso usar durante 30 dias?
    no meu tempo chamava a isso “trial”.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: