« Peerblock, arma de protecção para os frequentadores diários do P2P Nero Multimédia Suite, todas as ferramentas num só pacote »
12/04/2010
Escrito por em Dicas | 2.665 Leituras

O UNetbootin é prática ferramenta que lhe permite instalar várias distribuições de Linux/BSD numa partição ou numa pen drive USB. O processo não é diferente de uma instalação normal, apenas não necessita do CD. É possível criar uma instalação dual-boot, ou substituir o sistema operativo actual por inteiro.

Funcionamento:

O funcionamento desta ferramenta é simples. Se a sua intenção for instalar uma distribuição de Linux numa pen drive USB por exemplo deve seleccionar a opção Disco USB na parte inferior do programa, e especificar o dispositivo. Caso o dispositivo não apareça na lista, insira um visto na opção “Exibe todos os dispositivos” e com cuidado, seleccione o dispositivo desejado. Se a sua intenção for instalar no disco, seleccione a opção disco rígido.

Vamos agora seleccionar a distribuição. O programa traz por si já algumas para escolha, e a lista não é pequena. Se nessa lista estiver a distribuição e respectiva versão que deseja instalar o programa automaticamente efectua o download da mesma através da Internet, e todas as configurações necessárias. Caso nessa lista não esteja presente a distribuição ou a respectiva versão que deseja instalar, pode sempre efectuar manualmente o download através da pagina oficial da distribuição, e assim que concluído seleccionar a opção “Imagem” e escolher a imagem .iso que acabou de descarregar da Internet.

De todas as formas, poderá sempre consultar o directório de pastas do KeroDownload.com para alguma distribuição que não venha incluida.

Se a sua intenção for algo mais elaborado e modificado, escolha a opção “Modificado”.

Compatibilidade: Windows e Linux
Licença: GPL
Homepage: Geza Kovacs
Download: Windows

Este artigo foi escrito por em 12 Abr, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, GNU/Linux, Linux, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Unetbootin, distribuições Linux na sua pen drive”
  1. Sem duvida uma boa dica para quem quer criar imagens de arranque de modo fácil, e barato, sem a necessidade de queimar cd’s ou dvd’s.

    Bom tutorial

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: