« HotKey Resolution Changer, mude de resolução de ecrã através de atalhos LG investe milhões para triplicar a sua capacidade de produção OLED »
22/04/2010
Escrito por em Dicas | 3.190 Leituras

A nova versão do Ubuntu, a 10.04, “nome de código” Lucid Lynx,  está já sob intenso desenvolvimento, tendo em vista o lançamento final a 29 de Abril de 2010. Tal como previamente definido, hoje apresenta-se a versão RC (realease candidate), para que possamos começar a antever uma das mais famosas versões do Linux. Muito provavelmente, os programadores devem estar com os dedos a ferver…

Esta versão será um LTS (Long Term Support), ou seja, versão que terá suporte oficial durante 3 anos na versão Desktop e durante 5 anos na versão Server. Por isso o maior objectivo para esta versão é a estabilidade e a correcção de eventuais bugs e problemas decorrentes das inovações introduzidas em releases anteriores.

Cronograma:

* 10 de Dezembro – Alpha 1
* 14 de Janeiro – Alpha 2
* 25 de Fevereiro – Alpha 3
* Março – Beta 1
* 8 de Abril – Beta 2
* 22 de Abril – Versão RC
* 29 de Abril – Versão Final do Ubuntu 10.04 LTS

Algumas das principais novidades:

* Novo visual (temas, logo, ícones), conforme noticiamos aqui
* “Social from the Start”, projecto que permite aceder a rede sociais a partir do desktop
* Gnome 2.30
* Linux Kernel 2.6.32
* KDE SC 4.4 RC 1 – Kubuntu
* HAL removido, o que permite um boot mais rápido
* Actualização do pacote likewise-open
* Actualização do driver da Nvidia para 190.53 e introdução do novo driver open-source para placas gráficas Nvidia

IMPORTANTE: Trata-se de uma versão ainda não Finalizada, pelo que apenas é recomendado a instalação desta versão para testes, e não o intuito de servir de sistema operativo principal.

Download: Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) LTS RC

Este artigo foi escrito por em 22 Abr, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, GNU/Linux, Linux, Sistemas Operativos, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) LTS RC, versão final dia 29”
  1. Lycanthrope diz:

    Mário, desculpa lá… mas na actualização do driver da Nvidia… depois referes outra vez placas gráficas Nvidia… é isso ou seria a ATI? É porque até dava jeito que fosse da ATI porque quando eu ponho o driver do ubuntu activado o SO passa-se!!

    Já agora, tenho uma ATI hd4570… a mais alguém acontece isso?

    Cumps

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: