« Aprenda a guardar os dados da sua rede de forma completa VirtualBox agora também permite MAC OS X »
04/05/2010
Escrito por em Análises | 3.632 Leituras

Linux Mint 9 Isadora é baseado no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, Linux 2.6.32, Gnome 2.30 e Xorg 7.4. Contem várias melhorias e os ultimos programas do mundo Open Source. A destacar as 30,000 aplicações catalogadas no novo gestor de programas, uma nova ferramenta de cópias de segurança para dados e selecção de programas. E muito mais…
Novo gestor de programas:

O gestor de programas foi reescrito  a partir do zero. Traz consigo as melhores ideias do programa original, Gnome App-Install e o novo centro de programas do Ubuntu. É ainda mais eficiente que a versão anterior, traz mais de 30 mil pacotes. É de referir que a versão anterior rondava os 300 pacotes.


Apt deamon: Quando instala um programa, não requer que espere que a instalação termine. Pode navegar no gestor de programas por outras aplicações, ou pode simplesmente fechar o gestor. A instalação contínua em fundo. Se decidir abrir novamente o gestor de programas, ele irá monitorizar qualquer tipo de instalação em curso e informá-lo sobre o seu progresso.

Melhorias de visual: A nova interface gráfica é inspirada no centro de programas do Ubuntu e utilizar o motor Webkit para processar algumas imagens em HTML/CSS. Utiliza o sistema de navegação um-clique que lhe permite navegar entre categorias, aplicações, imagens e até mesmo em websites no conforto de uma só janela.

Nova ferramenta de cópias de segurança

A ferramenta para cópias de segurança também foi re-escrita do zero. Linux Mint necessitava de uma ferramenta de cópias de segurança sólida que lhe permitisse fazer instalações novas sem que perdesse o que fosse importante para si: Não apenas os seus dados, mas a seleção de programas instalados. Com esta nova ferramenta pode efetuar upgrades para novas versões do Linux Mint através de novas instalações através do CD, e no final acaba com um sistema limpo contendo os seus dados, as suas preferências e até mesmo os programas que tinha previamente instalado.

Seleção de programas: A ferramenta de cópias de segurança consegue identificar os programas que tem instalado no Linux Mint e gravar a seleção numa lista. Pode restaurar essa seleção de programas num computador diferente ou após a instalação de uma nova versão do Linux Mint.

Cópias de segurança incrementais e compressão: A nova ferramenta consegue verificar diferenças entre ficheiros de várias formas, e efetuar cópias de segurança e restauros incrementais. Pode ainda arquivar e comprimir num instante.

Verificação de integridade: Graças a uma verificação de integridade, a ferramenta de cópias de segurança verifica cada ficheiro após ter sido copiado (função que pode ser desativada para tornar as cópias de segurança mais rápidas).

Melhorias no Menu

O Menu do Linux Mint recebeu opções adicionais e melhorias.

Itens editáveis: Pode a partir de agora clicar com o botão direito em qualquer aplicativo no menu e selecionar “Editar Propriedades” de forma a alterar o nome, ícone, comentário e até mesmo o comando de execução.


Menu transparente: Pode agora definir a opacidade do menu e dar-lhe uma imagem semitransparente. É de referir que esta funcionalidade apenas está disponível se ativar os efeitos 3D.

Atalhos no Painel e Ambiente de trabalho: Através do botão direito em aplicações pode agora adicionar um atalho ao painel ou ao ambiente de trabalho.

Definições do Ambiente de trabalho


A ferramenta para as Definições do Ambiente de Trabalho foi escrita do zero. Vem com melhorias de usabilidade, uma melhor aparência e opções adicionais.

Alterações com efeito imediato: Se anteriormente tinha de validar e fechar a ferramenta para que as alterações tivessem efeito, agora já não é necessário. Qualquer mudança que efetuar tem efeito imediato.

Uma aparência melhor…

Imagens de fundo: A produção de artwork de Linux Mint 9 providenciou várias imagens de fundo de excelente qualidade.

Ecrã de boas-vindas: O ecrã de boas vindas está agora em HTML.

Gestor de atualizações: O gestor de atualizações utiliza agora um novo ícone que se integra melhor com o ambiente de trabalho.

O Linux Mint 9 Isadora ainda se encontra em desenvolvimento, e disponível para download a versão Release Candidate. Estas são apenas algumas das novidades, podendo consultar na integra aqui.

Download: Linux Mint Isadora 9 – RC

Tags: , ,

Este artigo foi escrito por em 04 Mai, 2010, e está arquivado em Análises, Downloads, Linux, Programas, Software, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Linux Mint 9 Isadora RC disponivel para download”
  1. Lycanthrope diz:

    Master Yuriss… o link de download está quebrado. Até estou para ver está versão:)

    Cumps

  2. É a minha disto preferida tenho a vesão 8 e fiz a actualização pela consola e correu tudo bem ( apt-get update ; apt-get dist-upgrade ) .

    Ainda não reparei no que há de novo, estive pouco tempo de volta do portátil.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: