Em matemática depois do 5 vem o 6. É o que a Google tem vindo a apresentar, as versões DEV do Google Chrome 6. Desde cedo que este explorador de Internet se tem mostrado como sendo uma excelente alternativa a browsers como Internet Explorer, Firefox ou o Opera, e a verdade é que até ao momento não tem desiludido, apresentando inovações, destacando-se pela sua rapidez.
Segundo a empresa, o browser está preparado para ligações rápidas e para ser compatível com um grande número de aplicações gráficas e multimédia graças ao novo motor JavaScript V8. Diferenciando-se dos concorrentes, o Chrome oferecerá uma parte open source que permite a sua modificação por parte dos internautas e está preparado para melhorar a navegação na Internet, graças ao design multiprocessos. É este design que permite que cada separador seja tratado de forma autónoma, o que, em caso de bloqueio, encerra apenas o tab onde foi detectado o erro, mantendo os restantes abertos.
Graças à mesma característica, sempre que um separador é encerrado o browser pára imediatamente de consumir recursos para esse fim, deixando esse espaço livre para outras tarefas, ao contrário do que acontece com as aplicações de navegação tradicionais, explica a Google numa banda desenhada publicada no seu blog. Tal como acontece com o Internet Explorer 8, também o Chrome permite maior privacidade de navegação. Os utilizadores podem abrir uma janela de privacidade e ter a certeza que nenhuma da informação aí gerada fica guardada no PC, assegura a empresa.
O lançamento da versão beta do browser representa o mais recente passo da Google na sua estratégia para o mercado de aplicações, face à dominante Microsoft e a outros players do sector.
Depois de criar produtos como o Google Docs, o Picasa e o Maps, a empresa pretende agora “roubar” alguma quota de mercado no que se refere às aplicações de navegação na Web, área onde a Microsoft detém uma participação de 80 por cento com o IE.
A partir desta versão 4, e já pensando no Google Chrome OS, vários serviços da Google vão começar a interagir através do browser. Por agora, já se encontra disponível a sincronização de favoritos entre o browser e a sua Google Account, mas sabe-se que existem preparativos para integrar o Google Docs, GMail, Google Calender e o Google Reader também no Chrome.
Para implentar a sincronização de favoritos, os engenheiros da Google fizeram uso do protocolo XMPP (o mesmo do Google Talk) que permitirá interligar todos os seus computadores e a sua conta Google, partilhando favoritos em todas estas plataformas com actualização em meros segundos. Esta nova funcionalidade vem agora activada por omissão.
Como já frisamos anteriormente, o browser já suporta a personalização por temas, disponibilizando-os numa página própria. Em Windows 7, verificamos que o Chrome faz uso de uma nova funcionalidade incluída no sistema operativo da Microsoft, as Jump Lists.
Consulte também as 10 extensões mais úteis para este browser.
Compatibilidade: Windows XP, Vista e 7
Licença: BSD
Homepage: Google Chrome
Download: Google Chrome 6.0.458.1 Dev
Este artigo foi escrito por Mario em 09 Jul, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, Internet, Internet, Programas, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Se for para optar por um browser que não possua extras é mesmo o opera apesar de saber que o chrome é um pouco mais rápido o opera chega sempre a ser mais eficiente e com um visual melhor.
LOL
Concordo!
Como é que faço para mudar o AVATAR?
Para mim continua a ser o mais rápido e eficaz de todos os browsers. A google superou-se. Parabéns!