« Pastas protegidas com segurança e de forma eficaz? eu uso o My Lockbox LaCie XtremKey – Uma pen drive à prova de quase tudo »
14/07/2010
Escrito por em Downloads | 2.572 Leituras

Nos últimos dias tenho andado a “brincar” com uma máquina virtual do Mac OS X, e, para além do próprio sistema, tenho também andado a testar algumas aplicações. E como utilizador do Twitter, uma das aplicações que tive bastante curiosidade de testar foi o Tweetie, um bastante aclamado cliente Twitter. Veredicto final, propositadamente colocado no início do artigo: Não me desiludiu. Mesmo, mesmo nada.

O Tweetie é uma aplicação desenvolvida pela atebits, empresa recentemente adquirida pelo Twitter (que transformou o Tweetie para iPhone, também da atebits, no cliente oficial do Twitter para o iOS), e que é disponibilizado através de uma versão gratuita suportada por anúncios na aplicação e de uma versão paga, sem anúncios, por 19.95 dólares.

Optei, obviamente, pela versão gratuita da aplicação. Posso dizer que, depois de vários dias a usar a aplicação, não me deparei com um único anúncio. Não sei bem porque razão isto está a acontecer, mas, sinceramente, não é nada com que me incomode.

O Tweetie condensa bastantes funcionalidades numa aplicação com uma interface extremamente simples. À primeira vista parece até algo básica, mas depois de algum uso vê-se claramente que está repleta de funcionalidades, que aparecem apenas no local certo, à hora exacta. Excelente para controlar.

É também notória a integração do Tweetie com o Mac OS. Desde a possibilidade de estabelecermos o nosso último tweet como estado no iChat, até à utilização de uma janela HUD (Heads-Up Display) na pré-visualização de imagens de serviços como o Twitpic, yfrog, Twitgoo, passando pela possibilidade de se poderem arrastar e largar imagens para que estas sejam enviadas para o Twitpic/yFrog/Twitgoo e pelas suaves e elegantes animações com que somos presenteados ao longo da interacção com o programa, é visível que a aplicação foi construída tendo sempre em mente o melhor aproveitamento possível do que o Mac OS oferece aos utilizadores.

Além das habituais funcionalidades de ver a timeline, responder, retweetar mensagens, enviar mensagens privadas, com o Tweetie é também possível seguir conversas no Twitter. Basta um duplo-clique no twit e qualquer conversa associada a essa mensagem será mostrada (caso a haja ;-)):

Também a funcionalidade de pesquisa se encontra bastante bem integrada no Tweetie. O nosso registo de pesquisa é guardado, podemos salvar pesquisas directamente a partir da aplicação (para estarem depois acessíveis pela interface web do Twitter) e podemos mesmo ver quais os trending topics, isto é, os tópicos mais falados no Twitter nesse exacto momento.

Mas para quê visitar a interface web do Twitter para ver informações sobre outros utilizadores? A partir do Tweetie é possível ver as últimas actualizações, os tweets favoritos, as informações da conta e até facilmente seguir esse utilizador. Basta um duplo clique no nome/avatar do utilizador, e somos levados a esta página. Uma funcionalidade presente em vários outros clientes, mas realmente bem implementada no Tweetie (sexy!).

Enviar um tweet resume-se a clicar naquele ícone do post-it com o lápis no canto inferior esquerdo. Temos a opção de enviar uma imagem juntamente com o tweet (serviços Twitpic, yFrog e Tweetgoo), encurtar links (serviços bit.ly, TinyURL, is.gd, tr.im e DiggBar suportados) e até mesmo gravar e imediatamente enviar um vídeo com o tweet (!).

E porque os pormenores importam, é possível no Tweetie “desmascarar” um link encurtado (cada vez mais o pishing associado aos short links é uma ameaça) antes mesmo de o abrir, e também há que notar as variadas formas de notificação do Tweetie: mudança da cor do ícone na barra do sistema, notificação através do ícone do Tweetie na dock, e através do sistema do Growl, caso esteja instalado. Tudo isto pode ser configurado na janela de preferências, e podem até ser configuradas diferentes tipos de notificação para diferentes eventos em diferentes contas. E convém não esquecer que todo o Tweetie pode ser controlado através de atalhos do teclado, todos eles bastante intuitivos, ideal para todos que, como eu, são muito mais produtivos com as mãos nas teclas ;-)

Já usei dezenas de clientes Twitter, em várias plataformas, e posso com certeza dizer que em termos de interface, funcionalidade e o equilíbrio entre estas duas, o Tweetie é sem dúvida o melhor. Faltam-lhe apenas dois pequenos pormenores: encurtar URLs automaticamente quando inseridas, e auto-completação de contactos.

Aceder à página, pagar ou efectuar o download da versão grátis, arrastar para a pasta Aplicações (na Dock) e começar a usar esta simplesmente poderosa e brilhante aplicação que o Tweetie é.

Homepage: atebits – Tweetie for Mac

Este artigo foi escrito por em 14 Jul, 2010, e está arquivado em Downloads, Mac. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Tweetie – O acto de elegantemente twittar”
  1. Um tutorial de instalação do OSX em virtual é que seria de valor!

  2. O Tweetie é uma aplicação excelente, uso no dia-a-dia e estou bastante satisfeito.

    Bom Post ;)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: