« Já é possível efectuar jailbreaks a qualquer dispositivo iOS através da Internet Peerblock, arma de protecção para os frequentadores diários do P2P »
02/08/2010
Escrito por em Downloads | 4.887 Leituras

Actualmente Windows 7 é uma expressão informática com um sentido algo figurado. Tanto podemos estar a referir o sistema operativos mais usado do Mundo, o Windows 7, como o Windows 7 Phone Series, a próxima versão do ex-Windows Mobile, uma revolução drástica perante o passado e uma inovação em termos de interface: a interface Metro, que futuramente a Microsoft irá adoptar na grande maioria dos seus produtos. Uma interface minimalista, zen, mas apesar de tudo funcional. O MetroTwit é um fantástico cliente Twitter para Windows que aproxima os conceitos da interface Metro e do mais recente sistema operativo da Microsoft.

metro_twit_main_kerodicas

Quem leu há poucos dias o meu artigo sobre o Tweetie, cliente Twitter para Mac OS X, certamente leu também a minha afirmação sobre o Twitter ser um dos melhores clientes que alguma vez tinha usado. Este MetroTwit, não fosse pela sua juventude enquanto aplicação, seria também galardoado por mim assim. Apesar de ainda lhe faltarem algumas funcionalidades importantes, é, na minha opinião e muito em parte devido à sua genial interface Metro, o melhor cliente Twitter para Windows (esquecendo as aplicações AIR).

Um dos primeiros pontos a destacar é a interface. Multi-colunas, estas podem ser reorganizadas, eliminadas, pode adicionar pesquisas, perfis às colunas. Ideal para o power-user que usa o Twitter como fonte privelegiada de informação.

A interface conta também com integração com o Windows 7, podendo até incluír o número de tweets não lidos no ícone da Superbar , notificações no canto do ecrã para visualizar os mais recentes tweets, ícone na área de notificação e até avisos sonoros, tudo bastante configurável, sem esquecer a integração, em termos de cores, com o seu tema do Windows.

Como já foi possível ver, é possível a alteração de temas. Existem dois por omissão, um com texto branco sobre fundo preto, outro com texto preto sobre fundo branco, mas a barra superior pode ser configurada com várias cores diferentes, o que permite criar uma interface bastante personalizada e coerente com a aparência do nosso ambiente de trabalho.

Em termos de interacção com o Twitter, o MetroTwit é uma aplicação que, apesar de ainda recente, mostra algumas funcionalidades inovadoras num cliente Windows. Por exemplo, além de facilmente encurtar URL’s, o MetroTwit permite pré-visualizar o link original de uma URL já encurtada. Ideal para combater este novo fenómeno de spam e vírus por trás de uma short url!

Outra funcionalidade com que o MetroTwit conta é o scrolling infinitos na sua timeline, pelo que é possível ultrapassar as habituais limitações da maioria dos clientes Twitter e ver todos os tweets… de sempre. Caso tenha paciência para isso ;)

Por acaso mencionei, no meu artigo do Tweetie, que algo que este cliente necessitava era de auto-completação de usernames, depois da inserção do @. O MetroTwit fá-lo, e fá-lo bem:

É possível também visualizar informação/seguir/deixar de seguir um utilizador directamente no MetroTwit, ao exemplo do que acontece com o Tweetie.

O MetroTwit é uma aplicação bastante recente, pelo que tem ainda uma enorme margem de progresso pela frente. Falta, por exemplo, a possibilidade de se enviar uma imagem juntamente com um tweet, pré-visualização de imagens, e várias correcções de bugs, mas estou certo que tudo isso virá, até porque a aplicação está em constante desenvolvimento e com frequentes actualizações. Uma aplicação com grande potencial que vale a pena acompanhar se ainda anda à procura do cliente Twitter adequado para si ;-)

A aplicação faz uso do .NET Framework 4.o (o que lhe permite incorporar algumas animações e transições que melhoram ainda mais a interface) e este será instalado caso não esteja já presente no seu sistema (independentemente de este ser XP/Vista/7).

Homepage: MetroTwit

Download: MetroTwit (instalador automático em 1-clique)

Este artigo foi escrito por em 02 Ago, 2010, e está arquivado em Downloads, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “MetroTwit – O cliente Twitter do Windows 7”
  1. será que se tiver + de 200 tweets para receber (tipo, se eu não fizer login durante um dia inteiro), quando eu fizer login, ele vai buscar mais de 200 tweets? há algum que faça isso?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: