« Ler os livros da Google Books facilmente? GooReader! Avast 5, antivirus eficácia de protecção à borla, mas em versão beta! »
25/08/2010
Escrito por em Dicas | 4.148 Leituras

Este é um artigo do Ivanoel para o KeroDicas.com

O acto de abrir a página do Gmail apenas para verificar se há emails é um gesto cada vez mais comum, tanto para o Gmail como para outros serviços e sites, e portanto um gesto que ocupa um pouco de tempo para que, muitas vezes, a caixa de entrada afinal esteja vazia. Para evitar esses pedaços de tempo desperdiçados começaram a surgir os “checkers”, variando de serviço para serviço.

O CheckGmail vem, por defeito, presente nos repositórios do Ubuntu desde, pelo menos, a versão 9.10 “Karmic Koala” e, portanto suportada “inteiramente”, é um simples e leve programa para verificar se há mensagens no seu Gmail.

Adicionando um icon na tray, este pequeno e poderoso programa tem entre entre as funcionalidades a verificação de mensagens novas, a abertura dos emails recebidos no browser (browser esse definido pelo utilizador), marcação de mensagens como lidas, eliminação das mensagem, arquivamentos, entre outras funcionalidades.

A configuração, tal como tudo neste programa, é muito simples e quase desnecessária uma vez que as opções por defeito chegam para satisfazer a necessidade de um utilizador comum, sendo apenas necessário, para estes mesmos utilizadores, adicionar o email, a password e “voilá”.

A instalação pode ser feita através do “Software Center”, do Gestor de Pacotes ou pela consola utilizando o comando:

sudo apt-get install checkgmail

Prós:
• Possibilidade de verificação por labels
• Suporte multi-linguagem onde o Português faz parte
• Customização gráfica do icon da tray
• Simplicidade e consumo de poucos recursos

Contras:
• Não suporta múltiplas contas
• Link directo para “Responder” e “Reencaminhar”
• Botão para “Adicionar ao arranque do sistema”

Nota: Pode adicionar manualmente o CheckGmail ao arranque do seu sistema através de “Sistema >> Aplicações de Arranque >> Adicionar” onde o comando para a abertura do CheckGmail é “checkgmail”

Homepage: CheckMail
Download: aplicável em Firefox: apt:checkgmail

Este artigo foi escrito por em 25 Ago, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, GNU/Linux, Internet, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “CheckGmail, o verificador de Gmail simples e leve”
  1. Excelente! :D
    Usei o CheckGmail durante algum tempo, mas depois acabei por me render à Docky com a docklet Gmail.

    O problema com o Check GMail é que este não é compatível com a nova tecnologia dos “indicadores de sistema”, introduzida pela Canonical no Ubuntu Lucid Lynx. Eu pessoalmente, estou rendido a essa tecnologia e à consistência que cria, mas tentar portar o CheckGmail para essa tecnologia removeria alguma da sua funcionalidade crucial.

    Só um pequeno reparo, os links apt: funcionam apenas no Ubuntu e derivados. E creio que o apt: já é reconhecido nas última versões do Chrome para Linux ;-)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: