« Crie clones perfeitos de toda a sua informação, sem grandes problemas Windows Live atacado por hackers »
30/09/2010
Escrito por em Dicas | 3.363 Leituras

E um facto que é impossível navegar pela Internet 100% de forma segura, mas os utilizadores mais precavidos podem tomar medidas para diminuir o risco e quanto mais entraves colocamos, mais segurança teremos ao explorar essa selva cibernética. Para os que não dominam ou não sabem muito bem do que estou a falar, então este artigo irá acentar que nem uma luva..

Ele há cookies, ficheiros temporários desportegidos, redes sociais, cracks e outros que tais, que com apenas um descuido nosso podem ajudar terceiros a chegar a informação privada e usá-la de forma incorrecta e lá diz o outro: “a melhor defesa é o ataque”. É nossa responsabilidade defender-nos, prevenindo desgostos que nos podem sair caros. Assim, deixo abaixo algumas dicas simples de como tornar o vosso explorador Firefox mais «resistente» a ataques maliciosos.

A solução mais básica, mas menos prática, é começar por usar uma navegação privada. A desvantagem desta opção é o facto de gostarmos de ter os nossos favoritos, passwords, histórico de navegação, etc, para poder aceder-lhe mais rápido, coisa que na navegação privada isso não existe, pois cada vez que se feche o explorador de internet todos esses dados se eliminarão. Contudo, existem algumas extensões que dão uma mãozinha:

  • PasswordMaker: add-on fundamental, pois manter uma só password para todos os registos ou uma password tipo “12345” é a meio caminho para sermos descobertos. Este add-on utiliza um algoritmo especial para ir gerando várias palavras chave, deixando ao utilizador a facilidade de apenas ter de memorizar uma só password.
  • Ghostery: aqueles e aquelas que conhecem as campanhas de marketing online sabe que alguns banners conseguem recolher informação. Capaz de identificar a fonte de 200 redes de publicidade da Internet, o Ghostery permite saber que dados se estão a tentar recolher, podendo permitir ou não tal acção.
  • Tor-Proxy.Net Toolbar: este add-on pertence ao Projeto Tor. Trata-se de um serviço de navegação anónima, estilo proxy numa barra de tarefas que nos faz o redireccionamento do tráfego através do proxy da Tor. Este add-on  bastante conhecido e utilizado, tem como função direcionar todo o tráfego do nosso navegador através desta rede. Esta é, na minha opinião, uma das melhores ferramentas para navegar anonimamente pela net, praticamente sem deixar rastos, elevando assim o nosso nível de protecção como navegantes.

Ficam estas 3 dicas, essenciais para uns, já conhecidas para outros. Obviamente que existem muitos mais, pelo que teremos todo o gosto em ler as vossas opiniões, caso a queiram deixar.

Este artigo foi escrito por em 30 Set, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, Extensões/add-on, Internet, Internet, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Artilhe o seu Firefox e navegue com (mais) segurança!”
  1. Mario, precisas de fazer um post destes, mas para Chrome. :wink:

  2. O tor-proxy nao e´propriamente um extra para proteçao
    mas sim para privacidade,e gostaria de acrescentar mais 3:noscript que ajuda a bloquear scripts maliciosos,wot que classifica e avalia os sites e o adblock
    para bloquear publicidade .

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: