« Quem não tem Photoshop, «caça» com o GIMP! DropItTo.me – Uploads fáceis para a sua conta Dropbox »
13/10/2010
Escrito por em Downloads | 3.635 Leituras

Ambas são baseadas no Ubuntu mas distinguem-se por usar uma interface diferente: o Kubuntu usa o KDE; já o Xubuntu usa o XFCE.

Kubuntu

Aequipa de desenvolvimento já disponibilizou a versão 10.10, combinação da sua espinha dorsal do Ubuntu, a incrível plataforma KDE e respectivas aplicações, além de alguns extras exclusivos, 10.10 visa proporcionar a melhor fusão da beleza, estabilidade e software actualizado.

Esta nova versão é uma combinação das imagens Desktop/Netbook, introduzindo então o Plasma Desktop ePlasma Netbook. O ambiente de trabalho apropriado para a sua máquina irá ser inicializado ao login, pode a qualquer momento alterar o ambiente de trabalho nas Configurações do sistema.

O instalador Ubiquity também sofreu algumas alterações, no boot irá dar-lhe a escolher se deseja iniciar o Kubuntu em Live ou instalar directamente.

KPackageKit também foi melhorado, pode agora encontrar pacotes individuais procurando pelo nome. O backend sofreu alterações estando agora mais rápido de forma a assegurar que as instalações são feitas o mais rápido possível. Pode agora encontrar no KPackageKit imagens das aplicações a instalar e os “changelogs” das actualizações.

Esta nova versão também introduz um novo browser, o Rekonq! Foi desenvolvido sob a plataforma KDE e a tecnologia Qt WebKit. Possui uma interface moderna e limpa, maximizando espaço para navegar na Web. Contudo tanto o Konqueror como o Kubuntu Firefox continuam disponíveis para os utilizadores que prefiram essas opções.

O widget “Kubuntu’s Message Indicator Plasma” vem agora por defeito para as aplicações de Mensagens Instantâneas e IRC.

O suporte ao Bluetooth foi melhorado graças ao BlueDevil, que é agora o programa Bluetooth padrão na transferência de ficheiros e outras operações através desta tecnologia.

Estas são algumas das novidades, poderá encontra-las na integra aqui.

Download: Kubuntu 10.10 32 bits | 64 bits

Xubuntu

Xubuntu é também baseada no Ubuntu, mas ao invés de utilizar a interface GNOME, utiliza a XFCE. Chega agora até nos a versão 10.10, cujo nome de código é “Maverick Meerkat”. Desenvolvido no sucesso de Xubuntu 10.04, esta nova versão olha em frente na continuidade da tradição de ser uma distribuição de Linux leve e de fácil utilização.

As novidades nesta versão são várias, temos a destacar:

  • Xubuntu utiliza agora o Parole, o leitor multimédia Xfce4, de forma a providenciar uma melhoria no áudio/vídeo.
  • Xfburn substitui o Brasero de forma a que tenha mais recursos na gravação de CD/DVD.
  • Xfce4-taskmanager substitui o Gnome-Task-Manager, providenciando similar funções mas consumindo menos recursos.
  • Os programas Gnumeric e Abiword foram actualizados para as versões 1.10.8 e 2.8.6 respectivamente.

Download: Xubuntu 10.10 32 bits | 64 bits

Este artigo foi escrito por em 13 Out, 2010, e está arquivado em Downloads, GNU/Linux, Linux, Programas, Software, Tecnologia, Utilitários, Web. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: