« Conheça uma poderosa ferramenta de gestão para o seu telemóvel Android Apple apresenta novo MacBook Air »
20/10/2010
Escrito por em Análises | 2.765 Leituras

Por cá temos Magalhães, temos Caixa Mágica e outros produtos made in Portugal. Na Índia, país de tanta população, tanta cultura e história temos um browser, baseado no Mozilla Firefox, destinado à (imensa) população indiana, o Epic Browser.

Muito simplificadamente temos uma barra lateral com todas as aplicações built-in que quiser-mos e ainda ligações aos serviços online mais conhecidos

Como já referido, este browser é baseado num outro tão conhecido, o Firefox, e é deveras interessante dadas as suas características específicas e o facto de ser construído para utilização num país específico e para uma população específica. Apesar de ser voltado a utilizadores indianos nada nos impede a nós, ocidentais, de usar este browser já que a sua língua principal é o inglês e não o hindu, que apenas é utilizada caso queiramos e cliquemos num botão lateral para a tradução.

A principal diferença notória entre o projecto mãe (ou será pai?), o Firefox, e este é sem dúvida a barra lateral que alberga ícones tão conhecidos como o do Gmail, do Orkut, do Facebook e ainda muitos outros, entre eles estão os que pertencem a funcionalidades também diferenciadoras do Firefox, as aplicações.

Aplicações próprias e add-ons para o Firefox são as duas mais valias deste browser no "mundo externo" à Índia

Estas aplicações que têm entre elas um antivírus próprio para navegar sem segurança e fazer scan enquanto faz downloads (de reparar que no site oficial apresenta com parceiros a WOT e a ESET já tão conhecidas como as cerejas são uma à outra), um processador de texto com WYSIWYG, jogos, um gestor de backups simples, um gestor de ficheiros no próprio browser e até uma lista de To Do e um temporizador. Sem dúvida muito apetrechado sendo que podem ser ainda adicionadas mais aplicações.

Outra característica é uma espécie de add-ons para as redes sociais mais conhecidas como o Twitter, Facebook ou Orkut que nos apresenta um balão com os twitts ou as actualizações do facebook, por exemplo. Estes ícones laterais também redireccionam e incorporam sites e serviços sobre a Índia ou sobre a sua cultura.

A personalização não foi deixada para trás ou esquecida entre o Taj Mahal e os pilares de Ashoka e é possivel utilizar inúmeras skins que, evidentemente, na sua maioria retratam monumentos ou ilustres indianos.

Talvez uma das razões pelo qual este browser é tão utilizado por quem o “instala só para ver” e decide substituir o próprio firefox é a possibilidade da instalação e utilização da (quase) totalidade dos add-ons disponíveis para o Firefox, o que torna este browser num verdadeiro canivete suíço.

Compatibilidade: Windows

Licença: Freeware

Homepage: Epic Browser

Download: Epic Browser Download

Este artigo foi escrito por em 20 Out, 2010, e está arquivado em Análises, Dicas, Downloads, Internet, Programas, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: