« Online Armor Free: firewall de ponta, grátis no seu PC Veja como o Google domina a Web! »
29/10/2010
Escrito por em Dicas | 3.107 Leituras

Continuando as dicas para uma melhor utilização do seu netbook, eis que surgem outros exemplos de utilizações para outros fins, com a sua pequena mas poderosa máquina, o seu netbook.

4- Use para o cinema

VLC

“É aquela base”. Provavelmente a melhor opção: pequeno, potente, leve e rápido são as palavras chave. Para ver um filme, em qualquer dos formatos mais comuns, ou uma serie ou qualquer vídeo que seja, use o VLC no seu netbook. Terá uma melhor performance, terá mais espaço (nunca esquecendo que a baixa resolução atinge a quase totalidade dos netbooks hoje em dia) e ainda terá um total controlo do clip e da forma como o vê.
Homepage: VideoLan

Youtube

O título não é o suficiente? Acha que o Flash em Linux vai ter pouco desempenho para ser utilizado no netbook? Pode sempre optar pelo HTML5 ou por outras alternativas, mas a quantidade de vídeos, a variedade destes e a sua integração no mundo da internet irão sempre levar o utilizador a utilizar o Youtube, que se tornam este serviço online no companheiro de aventuras dos netbooks.
Homepage: Youtube

5 – Use para trabalhar

OpenOffice.org

A suite de produtividade gratuita mais conhecida é a opção correcta quando de trabalhar com documentos e similares em netbooks se trata. As vantagens de ser gratuita e multi-plataforma são logo ultrapassadas quando nos aperceber-mos nas inumeráveis funcionalidades desta que é a verdadeira concorrente do tão conhecido Office da Microsoft, que até, apesar de pouco utilizados, addons/extensões tem.
Homepage: OpenOffice.org
Sugestão: Se gosta de algo bonito poderá sempre utilizar o IBM Lotus Symphony já aqui descrito

Notepad++

Quer “bater-código” e não apenas escrever? Está em Windows? O Notepad++ é a solução possível para os seus momentos de trabalho em tão inúmeras áreas onde um documento de texto simples pode ser a melhor solução desde que seja feito num programa com funcionalidades tão capacitivas e úteis. O suporte de inúmeros realces para inúmeras linguagens de programação é só o começo e provavelmente não conseguirá utilizar todas as funcionalidades de uma só demanda.
Homepage: Notepad++

Gedit ou Kate

Conhecidos como o “Bloco de Notas” do Gnome e do KDE são, na verdade, muito mais que isso. Leves, simples e de grande poder tanto para trabalhos mais complicados como códigos fonte longos como para coisas mais simples como um texto simples. Com add-ons e extensões que os tornam em verdadeiras máquinas de trabalho e processamento simples de texto, bem como muitas outras funcionalidades.
Homepage: Gedit
Homepage: Kate

7 – Use para descontrair

Claro que um joguinho rápido para descontrair é tantas vezes o escape de horas a fio de trabalho ou de um momento de grande tensão laboral e, não esquecendo que os netbooks não são máquinas para jogar, pode-se ainda retirar algum partido destes pequenos computadores para dar uma escapadinha ao entretenimento virtual.

VisualBoyAdvance

Longe vai o tempo onde se via toda a gente com um Gameboy na mão, pelo menos os mais jovens, e onde o Pokemon reinava nesse mundo. O tempo mudou mas a nostalgia mantém-se e, para um joguinho rápido, a quantidade de jogos existentes para o Gameboy (Color e Advance) disponíveis sobre ROM’s jogáveis em emuladores no PC são uma muito boa opção.
Homepage: Visual boy Advance

Gnome Games

Tetris, Sudoku e até o “jogo da cobrinha” são apenas alguns dos títulos que estão disponíveis neste pack de jogos simples, leves e rápidos que poderão preencher, enquanto está no Linux, aqueles intervalos de tempo para o descanso ou os tempos “mortos”.
Homepage: GnomeGames

Facebook Games

Sim, odiados por tantos e por tantos motivos, estes jogos continuam a fazer furor na já tão conhecida rede social, o Facebook. Caso seja daquelas pessoas que gosta de estar social enquanto joga, esta é a opção, sendo que também existem milhares de alternativas se jogar (e não só o Farmville), umas mais apetitosas, outras menos elaboradas.
Homepage (sugestão): Mind Jolt Facebook Games

8 – Use para ler o kerodicas e descarregar no KeroDownload…

Porque nós agradece-mos

Este artigo foi escrito por em 29 Out, 2010, e está arquivado em Dicas, Downloads, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
10 comentários em “Use o seu netbook! – Parte 2”
  1. Tenho Notebook e não uso nem tenciono usar qualquer uma dessas aplicações (menos o youtube como óbvio).

    • Gonçalo A. diz:

      Estás no teu direito :). Mas tens sugestões melhores? Acho que seria um bom contributo :)

      No meu netbook até que utilizo o VLC e o youtube… Mas em Windows… o UNR podia assustar o meu pai lol.

      Cumps

      • Bem, para musica Winamp com certeza o melhor.
        vídeos não vejo no netbook (sem ser youtube).
        tenho o microsoft office.
        e não jogo lol.

        • Gonçalo A. diz:

          Jogar é complicado de facto lol.

          Já não utilizo o Winamp à muito tempo… tenho de o ressuscitar, porque da ultima vez que o utilizei os Pentium 4 eram o sucesso lol.

          Videos depende… se for em HD é para esquecer… mas ainda dá para ver umas sérizitas com qualidade :)

          Cumps

          • o winamp é para mim sem dúvida o melhor player do momento, permite as teclas de multimédia do teclado na perfeição, tem uma boa “galeria” que apresenta informação da música/cantor, é um bom conversor, procura e faz download das covers do álbum online, muito simples de utilizar e ainda por cima reproduz FLAC sem qualquer tipo de “extra”. É o melhor :mrgreen:

          • Desculpem todos, mas:

            Banshee > Deus > Outros leitores de música

            :P

  2. Excelentes dicas ;)
    Vou só adicionar o Minitube, excelente aplicação para Linux que permite ver vídeos do Youtube sem browser/flash, e até mesmo efectuar download num clique.

  3. Considero estas dicas fundamentais, eu próprio uso algumas das soluções apresentadas.

    Mostra-se por aqui bom trabalho!

  4. Carvalho91 diz:

    O Gnome Games está indisponível para download. Alguém conhece alguma alternativa para fazer o download?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: