30% mais pequeno que a versão 10, o novo Opera 11 Beta trás novas funcionalidades como as extensões, painel de e-mails redesenhado, possibilidade de agrupar abas, controlo por gestos e claro, como é sempre esperado, o aumento de performance! Vamos ver as novidades daquele que promete ser até oito vezes mais rápido do que o seu anterior!
O novo Opera tem agora maior velocidade e maior segurança e novas funcionalidades para as abas. O visual continua elegante e simplificado, da mesma forma que conquistou milhares de usuários.
Agrupador de Abas:
Se é uma daquelas pessoas (como eu) que tem sempre muitas abas abertas no browser, a funcionalidade de as poder agrupar poderá ser bastante útil de forma a não haver tanta confusão na sua barra!
Basta seleccionar a aba que quiser e arrastar para cima de outra de modo a ficarem agrupadas. Depois aparece uma seta para a direita que ao carregar expande o grupo. Do mesmo modo que as agrupa, pode voltar a separar as abas arrastando-as para fora.
Extensões:
Apesar de ser uma funcionalidade que já à bastante tempo existe nos outros browsers como o Chrome e o Firefox, só agora é que está presente no Opera.
De momento ainda só existem 137, mas com o tempo o número e a diversidade irá aumentar. Sendo assim este é mais um factor de peso nas vantagens do Opera 11.
Navegação Segura:
Esse é um factor cada vez mais importante no nosso dia a dia. O protocolo HTTPS está aí para nos proteger, por isso é sempre bem-vindo uma notificação visual sempre que ele for detectado!
Navegação por Gestos:
Esta é uma funcionalidade que não me cativa muito. Quem não prefere avançar e retroceder nas páginas com os botão de acesso rápidos do rato? Mas isso é apenas a minha opinião.
Para utilizar este recurso tem de carregar com o botão direito do rato e deslizar o mesmo para o lado que está a funcionalidade que quer que aconteça. É simples de utilizar, mas um pouco difícil de explicar.
Nova interface de e-mail:
…que agora abre numa aba! Esta ferramenta que consegue utilizar o protocolo IMAP e POP3 (confesso que nunca tinha utilizado), permite-lhe configurar e aceder directamente no seu browser aos seus e-mails, sem ter de ir ao site dos mesmos (ex. Gmail ou Hotmail).
Uma coisa que eu não gostei muito foi o facto de me ter juntado o Spam com a Caixa de Entrada.
Standards da Web / segurança e sugestões nas pesquisas
O navegador segue com seu suporte nativo para os novos padrões WebM e HTML5, o que significa que as aplicações web dinâmicas e jogos multiplayer podem ser suportadas pelo Opera 11. O recurso de geolocalização também foi melhorado e aparecem agora sugestões de resultados nas buscas, além dos sistemas antifraude e anti-phishing que também estão implantados.
Compatibilidade: Windows XP, Vista e 7
Licença: Licença Freeware
Homepage: Opera
Download: Opera 11 beta 1
Este artigo foi escrito por Joel V. em 24 Nov, 2010, e está arquivado em Downloads, Programas, Software, Tecnologia, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Bom navegador ,só lhe faltava mesmo as extensões para ser completo .
Vamos lá descarregar a beta para experimentar.
Colocar o Opera 11 Alpha em Português:
> Copiar este (http://files.myopera.com/wyldkat/Opera/pt.lng) ficheiro para a pasta da linguagem PT (por uma questão de coerência, assim quando a Opera lançar a linguagem em PT completa ele substitui automaticamente) que fica em C:\Program Files\Opera\locale\pt (criar se necessário);
> Ir a Menu > Settins > Preferences (Ctrl + F12);
> Em baixo onde diz Language clicar em Details…;
> Em User Interface Language fazer Choose…;
> Apontar para o ficheiro que fizeram download no passo nº 1;
> Em Preferred languages for webpages verificar se está em [pt] e clicar em Ok;
> Profit.
muito obrigado pela dica!!!!!!
Brutal, melhor browser Ever!