« ABBYY Mobile OCR Utilities, 3 aplicações para o seu iPhone WebReader, completo agregador de notícias no seu desktop »
17/05/2011
Escrito por em Dicas | 2.079 Leituras

O VirtualBox é um programa que se converte numa verdadeira máquina virtual que, como o VMware, visa criar ambientes para instalação de sistemas operativos distintos. Esta ferramenta permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas.

VirtualBox tem um desenho extremamente modular com interfaces de programação interna bem definidas e um desenho cliente/servidor. Isso torna fácil o controle de várias interfaces de uma só vez. Por exemplo: você pode iniciar uma máquina virtual em uma máquina típica virtual de interface gráfica e, em seguida, controlar essa máquina a partir da uma linha de comando, ou possivelmente remotamente. VirtualBox também vem com um kit completo de desenvolvimento de Software: embora seja Software Open Source, você não tem que cortar a fonte de escrever uma nova interface para VirtualBox.

As definições de configuração de máquinas virtuais são armazenados em XML e são totalmente independentes das máquinas locais. Por isso, as definições de Máquina virtual, podem ser facilmente transferidos para outros computadores.

VirtualBox tem um software especial que pode ser instalado dentro das máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar o desempenho e fazer integração muito mais perfeita . Entre os recursos fornecidos por essas Adições Clientes são integração do ponteiro do mouse o e soluções arbitrárias de tela (por exemplo, o redimensionamento da janela do cliente).

Tal como muitos outras soluções de virtualização, para facilitar a troca de dados entre os hosts e convidados, VirtualBox permite a declaração dos diretórios de certos hosts como “pastas compartilhadas”, que pode ser acedidas de dentro de máquinas virtuais.

Compatibilidade: Windows/Mac
Licença: GNU GPL
Homepage: Sun Microsystems
Download: VirtualBox 4.0.8 – Windows | outros sistemas operativos

Este artigo foi escrito por em 17 Mai, 2011, e está arquivado em Dicas, Downloads, Programas, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “VirtualBox, virtualize vários sistemas operativos com facilidade”
  1. Edgar Ed diz:

    Bem melhor que o VMWARE ou p’lo menos parece-me mais intuitivo e requere menos passos para consg«eguir fazer correr o sistema operativo que pretendemos.

    Boa dica e bom trabalho.

  2. Gonçalves diz:

    Não considero que seja melhor que o VMware, mas por este ser pago, o VirtualBox é a minha escolha. (uma boa escolha :)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: