« Amazon Kindle Fire vs iPad – Será desta? Samsung paga à Microsoft por cada smartphone vendido »

Hoje chegamos até vós com mais uma análise, desta vez com um  gestor para a sua colecção de filmes. Assim, foi-nos cedida gentilmente pela Collectorz.com uma licença, do já conhecido por estes lados, Movie Collector agora na sua versão mais recente a 8.0 Pro.

Resumidamente para quem desconheça, o Collectorz.com Movie Collector é um gestor para a vossa colecção de filmes que na minha opinião é um dos melhores, senão mesmo o melhor na categoria dos programas pagos, tendo em conta factores como a simplicidade de utilização, interface limpa e a inclusão de todos os dados que necessitamos sempre à vista.

Com este programa podemos catalogar e organizar todos os nossos filmes ou séries, independentemente do formato em que esteja, pode estar em DVD, Blu-Ray, DIVX, VHS, ou em outro formato qualquer. Mas para quem o quiser conhecer em profundidade recomendo que se recoste na cadeira e que se prepare para conhecer porque motivo o considero como o melhor…

Todos os dados que vamos recebendo após inserção no programa são automaticamente importados da Internet, recorrendo ao servidor próprio Movie Collector Connect, e com recurso ao famoso IMDB, e ao site da Amazon e TheMovieDb.org. São importados dados como a Capa e Contra-Capa, avaliação do IMDB, ficha técnica, sinopse, trailer e, entre outros dados, os Detalhes relativamente à versão que estamos a catalogar. Podemos sempre adicionar detalhes extras, como por exemplo a Localização do filme dentro da nossa colecção.

Nas séries o processo é idêntico, contudo somos presenteados com uma sinopse para cada episódio referente à temporada que adicionamos.

Adicionar um filme:

O processo para adicionar um filme é bastante simples, e podemos efectuá-lo de diferentes formas, através do título, ou caso tenhamos a caixa do filme na nossa posse, através do código de barras. O programa irá efectuar uma pesquisa através da sua base de dados, e apresenta-nos todas as opções disponíveis, basta seleccionar aquela que se identifica mais com a nossa versão.

Curiosidade – Podemos adicionar inclusive filmes que não tenhamos em nossa posse, identificando-os na ‘Wishlist’, como filme que está prestes a adquirir ou que pretende adquirir posteriormente.

Após adicionar o filme podemos sempre acrescentar dados mais específicos, como a nossa avaliação dada ao filme, dados técnicos – caso o formato do filme não esteja na lista podemos sempre adiciona-los – bem como ao local onde este se encontra na nossa colecção.

Depois tem várias abas que pode explorar na edição dos dados do nosso filme, entre as quais “Episódios & Suplementos Padrões”, esta aba tem maior foco no caso das séries, onde vão aparecer listados os episódios de cada temporada, mas ao testar o programa dei-lhe também utilidade no caso de ter na sua posse o mesmo filme, mas em diferentes formatos, e assim não está a duplicar a mesma entrada devido a formatos diferentes.

Tem ainda uma aba de nome “Pessoal” na qual podemos adicionar Proprietário. Esta é sem dúvida uma mais-valia no caso de querermos efectuar uma colecção de filmes com mais pessoas, aqui podemos definir os detentores de cada filme, localizações, bem como dados relacionados com a compra do mesmo.

O programa apesar de estar disponível no nosso idioma, português, o mesmo não faz importação de dados através de bases de dados no nosso idioma, logo a Sinopse importada é em inglês. Aqui o que pode efectuar é aceder à aba “Sinopse & Notas” e inserir uma sinopse no nosso idioma, além disso permite adicionarmos Notas que sejam úteis posteriormente relacionadas com esse filme.  Por fim temos a aba “Links”, na qual se podem adicionar todos aqueles que considerarmos convenientes.

Informação sobre um filme

Basicamente e na minha opinião, todos estes dados são mais que suficientes para termos uma base de dados clara e organizada, e graças aos filtros, pode listar a sua colecção de várias e diferentes maneiras, desde ordenada pelo título, ano de realização, duração, avaliação pessoal ou do IMDB, por género, por actores, enfim, uma quantidade quase infindável de opções.

Se forem um daqueles utilizadores que tem por hábito emprestar os filmes, e gostam de saber sempre a localização deles, o Movie Collector disponibiliza nesse sentido um módulo de nome Empréstimos. Podemos aqui definir as datas do Empréstimo, a quem será emprestado, e caso seja convenientes adicionar umas Notas.

A interface na qual visualizamos uma ficha relativamente a um filme ou série é bastante simples, prática e com toda a informação acessível, é talvez um dos factores primordiais deste programa, ao contrário de muitos que têm informação em excesso, numa interface pouco organizada, da qual muita dessa informação é desnecessária.

Para mim o mais importante é sem dúvida a sinopse, o trailer, a avaliação do IMDB, e a listagem de actores & realizador, bem como o formato e a localização na minha colecção.

Contudo o Movie Collector pensou em todo o tipo de utilizadores, e foi nessa vertente que decidiu disponibilizar vários tipos de temas para a interface das fichas, ora pode optar por ter um com toda a informação, com a informação principal apenas, com a Capa e a sinopse, ou apenas com o trailer e sinopse. Aqui claramente que fica ao seu gosto.

É utilizador de um outro programa e pretende importar os seus filmes para o Movie Collector?

Não é necessário adicionar todos os filmes um por um, o Movie Collector permite que importe a sua lista de filmes de outros programas, como o caso do DVD Profiler ou My Movies, ou pode exportar a sua colecção para um ficheiro XML ou TXT e posteriormente efectuar a importação neste programa. Unicamente o que poderá ter de fazer depois é a actualização das fichas, pois certos campos podem não estar preenchidos, mas ai já será um mal menor, até porque o programa tem a capacidade de Actualizar as Fichas Automaticamente.

Exporte a sua colecção para HTML ou para Lista…

A Collectorz.com está na vanguarda e não desperdiça a oportunidade de estar sempre a disponibilizar as últimas novidades adequadas às tecnologias actuais, e o que quero dizer com isto? Eis a resposta…

Movie Collector MCE – Disponível de origem no programa, é um módulo através do qual pode navegar e reproduzir os seus filmes no Windows Media Center (Windows Vista & 7 apenas).

CLZ BARRY – Os leitores ópticos de códigos de barras já são coisas do passado? Pois bem o seu smartphone pode facilmente substitui-los, e foi neste sentido que a Collectorz.com pensou, pois é mais fácil ter em sua posse um smartphone nos dias actuais, que um leitor desses. Desenvolveu então o CLZ BARRY, um leitor de código de barras que funciona através do Wireless e faz a ligação com o seu Movie Collector. Faça uma digitalização do seu código de barras através da câmara do seu iPhone, iPad ou Android.

Este programa por sua vez já não vem incluído no Collectorz Movie Collector, contudo pode ser adquirido através da AppStore ou Android Market.

Collectorz.com Connect Catalog – Nunca sentiu a necessidade de aceder à sua colecção de filmes quando estava no seu local de trabalho, na casa de um amigo ou de férias, e não tinha consigo o seu computador? Pois bem, pode partilhar a sua colecção através da Internet, e aceder à mesma em qualquer ponto do globo. Requer subscrição adicional.

CLZ Movies app – E como os smartphones e tablets estão na moda, com principal destaque para o Android e o iPhone, pode também ter a sua colecção no seu telemóvel, e efectuar a sincronização com o computador. Disponível actualmente apenas para os sistemas operativos Android e iOS. Requer subscrição adicional.

Movie Collector é sem dúvida uma mais-valia em termos de programas na área de catalogação e organização de filmes. Se têm em sua posse uma vasta colecção de filmes, esta pode ser a solução ideal para si.

Por fim chega a questão do preço. Existem 2 versões: a standart, mais básica e sem algumas das funções que foram aqui referidas cujo custo se situa nos 24,95 euros. A versão aqui testada, a PRO é um pouco mais cara mas acreditem que vale cada cêntimo que pagamos, com um valor de 39,95 euros. Poderão adquirir a versão no site oficial ATRAVÉS DESTE LINK.

Caso pretendam testar a versão PRO poderão descarregar a versão de testes através da PÁGINA OFICIAL ou directamente através do KeroDownload.com.

Este artigo foi escrito por em 29 Set, 2011, e está arquivado em Análises, Destaques, Dicas, Downloads, Programas, Software, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Movie Collector, análise completa a um dos melhores organizadores de colecções de vídeo”
  1. Nuno coelho diz:

    é capaz de ser um bom programa pois tem fama de o ser , mas existe freeware tb ou melhor k é o MovieCatalog , tb famoso pois 100 % gratuito , tb em português e para mais existe k aplicação portátil

  2. pode não ser tão completa, mas é simples de usar, pequeno e barato – GCstar

  3. Griffith,constitui outra boa alternativa gratuita para Windows e Linux .

  4. Acreditem que já testei algumas das que mencionam nos vossos comentários acima e esta ferramenta fica MUITO acima. Mais fácil trabalhar e gerir a colecção de vídeos com o Movie Collector é impossível!!!!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: