« iPhone 4S, o smartphone com maiores vendas em 24h… e maior lucro! System Mechanic Free, um verdadeiro mecânico do nosso sistema operativo »
10/10/2011
Escrito por em CD/DVD/HDD | 1.624 Leituras

Eliminar ficheiros importantes acidentalmente é, infelizmente, um dos riscos inerentes aos utilizadores de informática. Obviamente que tal não acontece todos os dias, mas quando acontece, o que fazer? Existem no mercado dezenas de aplicações, com mais ou menos funções, mais ou menos utilidade, por isso, o meu destaque de hoje vai para o Recuva, com a apresentação de um pequeno guia de recuperação com a utilização desta estupenda ferramenta.

Quando um ficheiro é apagado por nós, é enviado ao PC a informação de que o espaço do disco do ficheiro eliminado poderá ser utilizado. No entanto, o ficheiro que foi apagado ocupará aquele espaço até que outro qualquer ficheiro ocupe o espaço do antigo ficheiro eliminado. Assim, o Recuva irá tentar recuperar ficheiros que ainda não foram sobrescritos por novos ficheiros e trazer conteúdo apagado de novo «à vida». A recuperação de todos os ficheiros não é garantida pelo que devem ter sempre isso em conta.
Agora vou explicar em alguns passos como podem recuperar os ficheiros:

1ºPasso:
– Depois de Instalar a Aplicação vai aparecer a Janela ‘Assistente do Recuva’

– Clique Avançar

2º Passo:
– De seguida, vão escolher o tipo de ficheiro que quer recuperar, caso não tenham informação do tipo de ficheiro, escolham ‘Outros’

– Clique Avançar

3º Passo
Neste passo vamos seleccionar o local onde o ficheiro se encontrava antes de o remover, caso não se lembrem do local seleccionem ‘Não Tenho Certeza’. Caso Seleccionem esta opção o tempo de procura será maior, como é lógico.

– Clique Avançar

4º Passo:
A Preparação para procurar os ficheiros está feita.
Na Janela a seguir irá aparecer uma opção para efectuar uma Verificação mais profunda, o que torna o este processo mais demorado. Só devem seleccionar esta opção caso não tenham encontrado o ficheiro desejado numa verificação anterior.

– Clique Iniciar

5º Passo
Esperar até que a verificação concluir.

6º Passo
Seleccionar as imagens que desejam recuperar, e depois clicar em Recuperar

7º Passo
Agora é só escolher o local e onde querem guardar os ficheiros, e pronto está recuperado o ficheiro que tanto desejavam.

E pronto, no meu caso consegui recuperar os ficheiros em questão, bastando renomea-los para eliminar os caracteres japoneses…

Compatibilidade: Windows 2000/XP/Vista e 7
Licença: Freeware
Homepage: Piriform Ltd.
Download: Recuva 1.41.534 | versão portátil

Este artigo foi escrito por em 10 Out, 2011, e está arquivado em CD/DVD/HDD, Downloads, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

2 comentários em “Recuva, como recuperar ficheiros eliminados”
  1. Boa aplicação,simples e eficaz.Formatei o pc a semana passada e por descuido apaguei a partição de dados.Consegui recuperar praticamente tudo.
    Chato é ter que renomear todos os ficheiros novamente.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: