« Auslogics Benchtown, saiba a que velocidade anda o seu PC Kingsoft PC Doctor, software multi-funções na protecção e na optimização »
03/01/2012
Escrito por em Destaques | 1.607 Leituras

CloseTheDoor é uma ferramenta de segurança portátil que escuta e lista todas as portas TCP/UDP (para algo diferente de um endereço de loopback) sobre IPv4 / v6, e mostra-lhe os seus ficheiros de programa associados. O uso desta ferramenta significa que começarão a ver todos os programas e serviços do Windows que estão à espera por algum tipo de conexão à rede ou conexão de internet, podendo assim ajudar a melhorar a sua segurança do sistema, através da identificação e encerramento de processos activos através da escuta das entradas referidas, o que por consequência significa ter menos portas abertas logo menos chances de ser atacado com sucesso.

Poderão ainda detectar malwares de alguma forma num determinado programa suspeito que apareça na lista apresentada. E isso pode ser interessante apenas como uma forma de entender melhor o que está a acontecer no seu próprio PC e que processos estão em execução e que uso que fazem da sua rede.

Apesar de existirem algumas alternativas a este programa na net, o CloseTheDoor é diferente. Primeiro, porque exibe uma grande variedade de informações sobre cada ponto final: a interface de rede e porta de escuta, o protocolo, o serviço por trás dele e o ID do processo, todos os serviços associados, e os dados relativos ao ficheiro executável (Empresa, Produto, Descrição). Se não tem certeza de como uma determinada conexão está a ser usada, então com o botão direito do rato poderá obter uma grande quantidade de auxílio à sua pesquisa pesquisa.

Além do mais, podemos também abrir as janelas do navegador com buscas comuns ao Google para tentar descobrir o que uma determinada porta faz, e como fechá-la, existindo opções similares também para a Wikipédia.

Por outro lado, se decidir que uma conexão não é essencial, então o CloseTheDoor pode ajudar a lidar com isso, clicando uma vez mais com o botão direito do rato basta escolher a opção para terminar o processo. Ou, se a conexão é gerida por um serviço, então o programa pode parar, ou mesmo ficar desactivado ou, em casos extremos desinstalá-lo, com apenas um par de cliques.

O bom desta ferramenta é que é portátil e não requer grandes conhecimentos de informática, servindo, em parte, como uma solução ideal para investigar a segurança da rede no seu próprio PC e/ou qualquer outro PC que desejar!

Compatibilidade: Windows XP, Vista e 7

Licença: Freeware

Homepage: Mathieu Bertin

Download: CloseTheDoor 0.2.1

Este artigo foi escrito por em 03 Jan, 2012, e está arquivado em Destaques, Dicas, Downloads, Network / FTP, Programas, Segurança, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: