« Convert AVI to MP4 1.3 Firmware 2.3 poderá finalmente activar o Bluetooth do iPhone »
28/02/2009
Escrito por em Análises | 4.676 Leituras

kero-addons3

Enquanto uns assistem ao derby, ao som dos gritos da taberna e com uns bons amendoins sempre presentes, outros ficam aqui a trabalhar :-) … E cá estou eu!

E esta semana, o KeroAddons pede desculpa porque o addon de hoje é exclusivo a utilizadores de Linux e Mac OS (brevemente espera-se uma versão para o “janelas”), mas a sua função é tão simplesmente fantástica que não podia deixar de o apresentar…

E qual é esta função? Como indica o próprio nome, o Pip permite que naveguemos calmamamente no nosso Firefox ao mesmo tempo que temos um vídeo a correr, no modo Picture-in-Picture, ou seja, numa pequena janela no canto do nosso browser.

Por acaso tentei e uma vez consegui mesmo ter uma página e não um vídeo no modo Picture-in-Picture. Mas voltei a tentar e não consegui, na minha opinião foi um bug do addon, que ainda se encontra em fase beta ;-) .

Mas agora, portugueses que somos, já estamos a fa zer um drama.. Como é que escolhemos o vídeo, é complicado?, leva tempo?, é preciso perceber de linguagens avançadas de programação?, é preciso fazer muitas configurações?… Bem, não exageremos, mas não é preciso preocupar-se minimamente, todo o funcionamento da extensão gira à volta de um clique num pequeno ícone de uma TV que se “alojará” no canto inferior esquerdo do nosso Firefox…

capturaecra2

Sempre que estejamos a ver um vídeo, basta clicar no dito ícone e uma pequena janela (o tamanho pode ser alterado acedendo a Ferramentas»Extras»pip»Preferências) aparecerá, e caso mude de separador, continuará a pequena (ou grande janela) a emitir o vídeo, com som, só para esclarecer uma dúvida que me surgiu a mim próprio.

Detectei um pequeno bug, pelo menos aconteceu-me aqui no Ubuntu. Ao mudar de ambiente de trabalho, utilizando a rotação do cubo “mágico”, e apesar de o Firefox estar num outro ambiente de trabalho, continuou a pequena janela a correr o vídeo. Nada de mais, até deu jeito ;-) . . .

A lista de sites é enorme, eu testei o Sapo Vídeos e o Youtube, correu tudo bem, para os milhares de sites de vídeo restantes é uma questão de experimentar…

capturaecra-pip-picture-in-picture

E quanto a desempenho? Aqui se aplica a velha máxima geek, “quanto melhor for o teu pc, melhor será o desempenho”… O meu velhinho PC, com uma Intel partilhada de 224 mb e 1 GB de Ram, aguentou-se bem, travou um pouco mas posso dizer que estou satisfeito com o desempenho da extensão.

Uma fantástica extensão, útil para ver e ouvir um vídeoclip (especialmente aqueles das Girls Bands, em que a parte visual muitas vezes suplanta imensamente a parte musical) ou então para seguir um vídeo-tutorial.

Aqui fica a minha sugestão, apenas para Linux e Mac users, e , já que falamos isso, porque não dar uma olhadela ao site Gnome-Look.org, onde pode encontrar tudo para personalizar ao máximo o seu ambiente Gnome (pode ter acesso, através do site, a vários links para outros portais específicos para ambientes diferentes), e, quem sabe, deixá-lo como um Mac (eu já dei um toque ao meu Ubuntu ;-)

Bem, enquanto fazia o artigo recebi um update de twitter a com a palavra “GOOOOLLLOOOOOO!”, mas essa semi-alma caridosa, acabei agora de receber o tweet, afinal disse que era tudo a gozar, afinal twittou no tempo de intervalo… Parece que resultados só mesmo no fim do jogo!

Até para a semana, e vejam muitos vídeoclips ;-) !

Compatibilidade: Firefox: 1.5 – 3.1b2 (Apenas Firefox versão Linux e Mac OS)
Licença: Freeware
Homepage: Addons Firefox | PiP
Download:A melhor maneira é aceder ao 1º link referido acima, e clicar em Adicionar ao Firefox, estando claro num dos Sistemas Operativos suportados
Informação Adicional: Guia Instalação Addons Firefox

Este artigo foi escrito por em 28 Fev, 2009, e está arquivado em Análises, Destaques, Dicas, Internet, Linux, Mac, Software, Vídeos. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “KeroAddons – PiP (Picture-in-Picture)!”
  1. Muito boa extensão. Por acaso dava-me jeito no Windows. No Ubuntu instalo mais logo :p

  2. Muito bom, este addon! Pena é que não dá para instalar no PC do trabalho :p

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: