« Wii pode tornar-se na consola de maior sucesso da história MacBook branco sofre upgrade »
21/01/2009
Escrito por em Geral/Outros | 5.554 Leituras

Andava já com uma ideia há uns tempos de instalar o Linux. Infelizmente, não tinha espaço em disco e não andava com muito apetite para limpar o PC.

Então há uns dias, respirei fundo e lançei-me à tarefa. PC Limpo, uma instalação limpa de Linux e uma tarde a configurar o Linux, que está à minha imagem e semelhança.

Depois surgiu-me uma dúvida. Aqui o acesso à net em casa é SAPO Adsl, modem USB, mas pelo que sabia o Linux não permitia o acesso com esse tipo de modem, e então googlei umas horas e acabei por encontrar o fantástico UbuDSL.

O UbuDSL é um programa gratuito para Ubuntu (versões 32 e 64 bits, 8.04 e 8.10), OpenSuse (versões 32 e 64 bits, para OpenSuse 11) e PCLinuxOS (versão 32 bits) que permite uma FÁCIL configuração do seu modem ADSL para funcionar às mil maravilhas no seu SO Open-Source.

O programa é fantástico, funciona perfeitamente, pelo menos no meu caso.E para os mais receosos, não, não são precisos conhecimentos avançados de programação para usar o UbuDSL, e, além do mais, o programa ainda oferece umas funções extra que dão sempre jeito.

Depois de instalado o UbuDSL (o ficheiro vem em pacote .deb, é só clicar e está a instalar o programa) abrirá uma janela para fazer a configuração do modem. Aconselho a que inicialmente não ligue o modem ao computador, apenas quando isso for pedido pelo programa.

Depois desta página inicial, um clique em Next no canto inferior esquerdo da janela e agora é nos solicitado o preenchimento de alguns dados relativos à nossa conexão.

Primeiro, é-nos solicitada a username e password do nosso serviço de Internet, depois é nos dado a escolher um país e, desse país, a opção que corresponde ao nosso serviço de Internet. Para Portugal, estão disponíveis os serviços da OniNet, PT (SapoADSL). Utilizadores de outos serviços, caso saibam algumas informações avançadas da sua ligação, podem também tentar configurar o UbuDSL. Para isso, basta clicar em Custom Settings mesmo por baixo da caixa de escolha do serviço de Internet.

Ainda nessa janela, temos a possibilidade de definir que o UbuDSL ligue a Internet quando conectarmos o modem ou então quando iniciarmos o nosso sistema.

De seguida, um clique em Next e o UbuDSL começa automaticamente a detectar as definições do nosso serviço e do computador e, quando aparecer esta mensagem “Please plug your modem in” ligue o modem ao computador e aguarde alguns segundos.

Se tudo correr bem, aparecer-lhe-á  um janela deste estilo:

É recomendado reinicar o computador, aconselho a fazerem isso, não custa nada e é capaz de evitar uns quantos problemas.

Depois, já com o computador “refrescado”, para ligar à Internet, basta ir a Aplicações»Internet»UbuDSL Applet. Abrirá uma janela em que no canto inferior esquerdo poderá escolher Connect. Esse ícone será minimizado para a barra de sistema, e se, estiver constantemente verde, é sinal de que está ligado à rede.

Para aceder a configurações adicionais do UbuDSL, clique com o botão direito no ícone do UbuDSL e pode, conectar-se à Net, reconectar-se, desligar a Internet, reiniciar o modem, ver as informações da sua ligação, criar um relatório de erros (caso os tenha) para enviar ao criador do programa. Pode também definir se o UbuDSL Applet inicia no boot ou pode ainda uma espécie de registo do UbuDSL, onde pode ver, através de um calendário, os dias em que se ligou à Internet e qual o volume de tráfego dessa dita sessão ;-)…Tem também acesso ao volume de tráfego total, nessa mesma janela. Para aceder a isso, clique com o botão direito no ícone do UbuDSL Applet na barra de sistema, Plugins»Connection Log.

Para configurar uma nova ligação, basta ir a Sistema»Administração»UbuDSL-Connection Configuration.

O UbuDSL relamente funciona, é simples de configurar, tem um visual, muito bom, racional, calmo, atractivo, verde! e fez-me adorar ainda mais o meu Ubuntu!

Sugiram programas aí nos comentários,já que a partir de agora o Linux vai ter um papel mais importante por estas bandas. Só para invejar, aqui fica o ambiente de trabalho do Linux do qual sou orgulhoso proprietário :-)

Invejosos ;-) ? Já está resolvida a barreira da Internet ADSL, a mudança agora é sua! Eu vi, vim e já não saio daqui!

Homepage: UbuDSL (onde podem encontrar instruções, ajuda, as FAQ e os links de download, consoante a distribuição Linux que utiliza)

Este artigo foi escrito por em 21 Jan, 2009, e está arquivado em Geral/Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
16 comentários em “UbuDSL – Modems USB ganham vida em Linux!”
  1. Não há dúvida: Danyzoca o Master Linux!

  2. Muito bem!! Apesar de não usar modem por usb fica uma boa dica para quem usa!
    Ainda não foi desta que me convenceste a mudar para linux! :D
    Aguardo mais post´s sobre linux!

    cumps

  3. Quando usava modem pus o meu Speedtouch a funcionar com um scriptzinho que andava na net. Ligava-se automaticamente de cada vez que iniciava o SO e nunca me deu problemas. O único senão era que se quisesse desligar a net (e posteriormente ligar) tinha que o fazer por linha de comandos. Mas nada que um shell script não resolvesse :)

  4. Excelente artigo Danyzoca!

  5. Deixa.me mostrar.te a Pixel-Girl e os efeitos do Compiz e depois falamos ;)

  6. "Ubuntu (versões 32 e 64 bits, 8.04 e 8.1)"
    Não se deve dizer 8.1 mas sim 8.10
    O 8.10 refere-se ao ano 2008 e mês 10
    O próximo Ubuntu irá ser 9.04 pois vai ser lançado em Abril (04) deste ano (2009)

    • Sou novo em Linux, erros comuns ;)

      Mas considera corrigido!

      Já agora, podes fazer download da beta do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope (|?|?|?) em : http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-21776.ht

      • :) nao deves estar nos teus dias (e eu muito implicativo)
        não é beta, é alpha. mas tudo bem.
        Não leves a mal as minhas correcções :)
        Já agora, experimenta o Ubuntu Ultimate Edition 2.0. É baseado no Ubuntu mas tem mais software: mais temas, mais aplicações como o wine (só para dar um exemplo), também traz codecs e mais algum software do KDE (Amarok, K3B …).
        Depois há também a versão Gamers Edition que além de todo o software na versão normal traz jogos, muitos mais jogos.
        http://ultimateedition.info/ultimate-edition-20/
        PS: Eu também não percebo muito de Linux, quanto mais aprendo mais me apercebo que ainda sei muito pouco.

        • Desculpa,,,, estou ignorante, ignóbil, limitado (não era esse o estilo da poesia do Pessoa :S ? )

          Parecem.me ser muito boas essas duas, acho que o Wine, Amarok, codecs, deviam ser softwares obrigatoriamente isntalados :P. O meu CD não trazia :S… Essas primeira parece boa para quem se vai estrear, traz mais software incorporado,o que facilita o uso ;)

          Fica a sugestão para um post e quem sabe, para dar uma espreitadela…Isto claro se o hardware o permitir …

  7. Linux mint, ubuntu ultimate e etc sao fixes para quem está a começar, eu comecei a usar o mint e conforme fui aprendendo comecei a usar mais o ubuntu pois o mint apenas tem mais software instalado, codecs e nao passa dai.
    Já agora, para quem quiser personalisar o visual do sistema gnome-look.org, kde-look.org, xfce-look.org, tem muitas cenas para ambientes gnome kde e xfce. ah e na secção de downloads da pagina do ubuntu studio ha um tema porreiro.

  8. PS: Meu! onde estava este tutorial quando eu ainda tinha os modems-usb-de-m*-"oferecidos"-pela-sapo? looool

  9. Este também é evidente que…

  10. aff

    pô cara tua área de trabalho tá mais massa que a minha

    q saco

    flw

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: