« Floola 4.9 Aktiv CD Ripper 1.1 »
02/03/2009
Escrito por em Destaques | 15.850 Leituras

Na rubrica de hoje do, …e porque EU Kero Dicas!, vamos explicar aos nossos leitores como efectuar a conversão de um ficheiro de vídeo para o formato DVD, no programa ConvertXtoDVD, um dos programas mais utilizados para o efeito, apesar de não ser gratuito.

Vamos começar pela instalação, caso ainda não a tenha efectuado. Neste guia utilizámos a versão 3.5.0.131, a ultima versão estável lançada pela VSO até à criação deste artigo. Pode efectuar o download aqui (http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-25268.html).

O processo de instalação é simples, rápido, e dispensa grandes conhecimentos. Basta seleccionar qual o formato de DVD que deseja, tendo em conta os aparelhos nos quais deseja reproduzir o DVD. Na Europa o formato utilizado é o PAL, contudo, à aparelhos que lêem PAL e NTSC.

Findado o processo de instalação, e ao iniciar o programa pela primeira vez, vai perguntar se deseja testar o programa, comprar, ou inserir uma chave do produto. Caso tenha uma chave do programa, basta inseri-la, convertendo assim todos os seus vídeos, sem que apareça uma marca d’agua nos mesmos.

Já no programa, vamos agora proceder às respectivas configurações, antes de efectuarmos qualquer conversão. Para tal acedemos à opção “Settings -> General” caso tenha a interface em inglês ou então “Configurações -> Geral”, caso esteja em português. Veja a seguinte imagem:

A primeira configuração a efectuar será inserir o programa em português, caso não o tenha. Para tal, acedemos à opção “Language” e seleccionamos “Portuguese (Brazil)”. Já em português voltamos à opção “Geral”.

Na opção Geral vamos proceder à selecção da Pasta de Trabalho, na qual vai ficar o resultado final, à selecção de um tema que mais lhe agrade, e à selecção ou não das restantes opções.

Explicação das restantes abas:

Capítulos – Nesta secção vai definir de quantos em quantos minutos:segundos vai ser criado um capitulo, e definir a criação de capítulos apenas para vídeos maiores do que os minutos:segundos que definir na segunda opção.

Menus do DVD – Vamos proceder nesta secção à selecção do modelo padrão para o menu. Apesar de dar sempre para escolher nas definições prévias à conversão, aqui pode definir qual o modelo que irá aparecer sempre como primeira escolha.

Se eventualmente o texto for muito largo no menu, pode então definir uma opção a ser executada pelo programa, como por exemplo Cortar o texto ou Ignorar.

Defina outras opções como por exemplo “Auto-iniciar reprodução” o que significa, que ao inserir o DVD para reprodução, ele automaticamente ignora o menu inicial, e irá reproduzir o conteúdo.

“Reproduzir em sequencia” serve para situações em que, é adicionado dois ou mais vídeos para conversão no mesmo projecto, e na hora de ser reproduzido num leitor de DVDs, o mesmo seja reproduzido sem interrupções entre vídeos, ao não seleccionar, quando terminar um dos vídeos, o DVD irá perguntar-lhe o outro vídeo que deseja reproduzir.

“Reproduzir continuamente” ao seleccionar esta opção, quando terminar a reprodução do último titulo, o primeiro título é reproduzido novamente.

Codificando – Nesta secção vai definir se prefere optar por qualidade ou pela rapidez na conversão. Vai seleccionar o tamanho desejado, ou seja, se vai gravar em DVD-5 (4400MB) DVD-9 (8200MB) ou então insira os MB do disco em questão.

Defina ainda a prioridade da conversão.

Processamento de vídeo – Aqui apenas necessita de definir se deseja desentrelaçar e o método de redimensionamento do vídeo, na primeira opção recomendamos que escolha Automático e na segunda Letterbox ou Automático.

Eventos Sonoros ­- Esta opção apenas serve para definir os sons a serem reproduzidos pelo programa quando um evento é terminado ou quando o programa requer a sua atenção.

Especificação do DVD – Escola do formato (PAL ou NTSC), a Resolução do DVD, bem como a proporção, que pode ser automático, 4:3 ou 16:9.

Gravando – Nesta secção defina o gravador (caso tenha mais de um) a velocidade padrão de gravação, o título padrão do menu do DVD, bem como outras opções preferenciais, como o apagar ou não da pasta de trabalho após gravação e o adicionar ou não dos arquivos originais no DVD (se possível).

Legendas – Nesta área vai seleccionar o idioma padrão das legendas e efectuar configurações de renderização do texto das legendas, caso seja essa a sua intenção. Na configuração poderá entre outras coisas seleccionar o tipo de letra, cor, opacidade, tamanho, negrito, itálico, sublinhado, riscado, margens, alinhamento, e muito mais.

E por fim, em Áudio vai definir o Idioma padrão, o formato do áudio e o volume.

Findado o processo das configurações principais, vamos proceder agora à conversão de um vídeo para DVD. É de referir que o ConvertXtoDVD suporta os formatos avi, divx, xvid, mov, mkv, flv , mpeg1, mpeg2, mpeg-, nsv, dvr-ms, ts, ifo, vob, asf, wmv, realmedia, rm, rmvb, ogm, etc.

O Exemplo que lhe vamos apresentar é com um ficheiro de vídeo no formato AVI.

Existem três formas de adicionar um vídeo. Pode simplesmente arrastar o vídeo para dentro do programa, pode aceder a “Arquivo” no menu, seleccionar “Adicionar Arquivo de vídeo” e escolher qual o vídeo a adicionar. Ou então, basta pressionar o botão verde em  forma de circulo com um mais no interior presente na lateral direita entre o “Painel de visualização” e o “Pré-visualizar vídeo”.

Depois de ter adicionado o vídeo, ou os vídeos, vamos proceder agora a configurações prévias à conversão.

Podemos aqui seleccionar outro menu e personaliza-lo, bem como alterar algumas definições padrão, que tínhamos definido anteriormente nas configurações, como por exemplo a Reprodução Continua, e/ou sequencial, saltar ou não o menu, etc.

O modelo de menu pelo qual optámos é o “Black Mirror”. Para o personalizarmos basta clicarmos em “Parâmetros do menu Principal”

Tal como pode ver na imagem anterior, decidimos alterar o titulo para KeroDicas, e inserir uma imagem de fundo com o logótipo, recorrendo a um ficheiro de imagem. Pode ainda adicionar um ficheiro de áudio.

Visto que, as cores dos títulos não são as mais correctas tendo em conta a imagem de fundo, para as alterarmos basta clicar em “Editor de estilo do texto de páginas dos menus”.

As restantes configurações já dizem respeito ao(s) ficheiro(s) que adicionou para download.

· Em “Parâmetros do título no menu Principal” pode introduzir o nome que deseja para esse ficheiro no menu.

· Em “Legendas” poderá adicionar quantas quiser por ficheiro, útil para vários idiomas.

· Em “Capítulos” irá ver quantos estão programados para esse ficheiro, podendo alterar os tempos entre capítulos.

· Em “Vídeo” poderá principalmente alterar a resolução formato e proporção.

Findado todos os processos necessários, poderá agora iniciar o processo de conversão.

Download: Este artigo está disponível para download no formato PDF

Download: ConvertXtoDVD 3.5.0.131

Este artigo foi escrito por em 02 Mar, 2009, e está arquivado em Destaques, Geral/Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

10 comentários em “Converter para DVD com o ConvertXtoDVD – …e porque EU Kero Dicas!”
  1. Muito bom para quem nunca fez uma conversão embora o programa seja simples! :D

  2. Muito bom o programa ! Como faço para não criar menu?
    Cumps

  3. O menu será sempre criado, pode é optar por um menu simples, mas principalmente, pode optar por saltar o menu quando insere o DVD para reprodução.

    No artigo está explicado como "saltar o menu"

    Cumps,

  4. bom eu tenho o serial esse aqui funciona no meu, 22XMH-KKU5T-XB6SK-PTURU-8NUKY-3

  5. mais tbm eu gostaria de saber pq eu eu converto para o dvd no convertxtovdv e depois gravo no nero mais nunca fica com audio., alguem pode me ajudar quanto a esse problema???

  6. Voce não precisa gravar no nero depois.
    No caso um filme. voce esta com ele em avi.
    joga ele no convertxtodvd, e esta pronto.
    lembrando que o arquivo da legenda, tem que ser renomeado para o mesmo arquivo do filme. isso é importantissimo. se nao sai tudo errado

  7. Não sei o porque desta dica, trabalhar com o convertxtodvd é tão fácil quanto ir a casa de banho.

    • tirando o facto de já ter ano e quase meio, é uma das dicas mais procuradas pela Internet, sendo ou nao fácil. Mas o que pode ser muito fácil para ti e para mim, pode ser dificil para outro…

      Cumps

  8. jose henrique diz:

    porque meu xtodvd 3 nao consegue mais comverter para depois gravar como antes, vem uma mensagem que ta com a pasta cheia como devo proceder, me ajudem por favor.

  9. Musicalmen diz:

    Olá gente!
    Estou aqui com um pequeno problema…
    Porque será que quando acabo de converter o DVD em imagem ISO, o Menu principal e os Submenus (Capitulos) ficam com dimensão 4;3 e só o filme fica com 16;9, como eu quero! Abraço amigo e grato por uma breve resposta…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: