« Apple poderá ter de «abrir mão» de iTunes e da integração Flash Fail Compilation – Junho 2010 »
06/07/2010
Escrito por em Downloads | 2.656 Leituras

A versão final do Opera 10.60 foi lançada há poucos dias, e além de toda a dose de inovação vinda da Noruega a que nos habituamos, esta versão conta também com uma interessante nova funcionalidade. Digamos “funcionalidade”, pois o que se realmente trata é a uniformização das versões do Opera nos 3 principais sistemas operativos: falo, obviamente, de Windows, Mac e Linux.

Entre as grandes novidades desta versão contam-se o suporte às mais recentes funcionalidades do HTML5 (como Geolocalização, aplicações offline, web workers), CSS3, e também o suporte nativo ao formato de vídeo WebM, o dito futuro do vídeo online, tornando-se assim o Opera o browser pioneiro a disponibilizar suporte a este codec numa versão final do seu produto.

Mas também em velocidade e performance se destaca este Opera 10.60. Visivelmente mais rápido, na execução de javascript e na navegação no geral, devido ao novo motor Carakan, que só agora passa a estar disponível para utilizadores de Linux e Mac.

Segundo a equipa do Opera, centenas de bugs foram corrigidos (e posso confirmar isto, tenho vindo a utilizar o Opera 10.60 desde a versão Alpha e confirma-se uma melhoria fantástica), a estabilidade e fiabilidade do browser foram também melhoradas.

Para utilizadores de Linux, é importante também mencionar que a interface foi reescrita no toolkit QT4, ou seja, o Opera agora integra-se suavemente com o seu sistema operativo, parecendo e actuando como qualquer outra aplicação, algo que até agora não acontecia.

Artilhado também com gestor de downloads, gestor de passwords, cliente BitTorrent, cliente de IRC, cliente de Email, bloco de notas, Opera Unite , Opera Turbo (acelera o carregamento de páginas web através da compressão de imagens, ideal para ligações lentas), Opera Link (sincronização de definições, marcadores, notas, páginas favoritas com a Internet e com outros dispositivos onde corra o Opera, sejam eles telemóveis ou computadores), widgets que podem ser usados no desktop independentemente do Opera, bloqueador de publicidade e pop-ups, entre muito mais. Ufa!

Não chega a atingir o grau de leveza do Chrome, mas o Chrome não se encontra assim tão “artilhado” como este Opera. Pronto a satisfazer as necessidades de navegação e personalização até mesmo do utilizador mais exigente, mantendo-o no vanguarda das tecnologias web do futuro e ao mesmo tempo no conforto de um sólido e confiável browser.

Homepage: Opera

Download: Mac OS X | Linux x86 | Linux x86-64 (nas versões Linux basta escolher a distribuição Linux que usa, clicar download, e fazer duplo clique no ficheiro ;-))

Este artigo foi escrito por em 06 Jul, 2010, e está arquivado em Downloads, Geral/Outros, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Opera 10.60 para Mac e Linux”
  1. André Almeida diz:

    O opera 10.60 apareceu disponivel para o linux no mesmo dia que apareceu para windows…Falo disso pois actualizei o meu opera primeiro em windows e dps em linux e foi no mesmo dia…e sim, este é o melhor browser na actualidade…Em termos de rapidez, o melhor é o Chrome…em termos de performance e funcionalidades é o Opera…O Firefox neste momento, para mim está fora desta corrida pois para ficar completo como o Opera tem de levar 4 ou 5 addons em cima…e neste momento não bate em nada em relação ao Opera…
    Quando sair a versão 4 do ff aí sim talvez consiga ser melhor que o Opera…neste momento não é.

    cumps

  2. Só uma pequena correcção:

    “Visivelmente mais rápido, na execução de javascript e na navegação no geral, devido ao novo motor Carakan, que só agora passa a estar disponível para utilizadores de Linux e Mac.”

    Para Mac já houve versão 10.5 que já trazia o Carakan, estreia nesta versão final, só mesmo Linux ;)

    • Thanks ;)
      Escrevi essa parte segundo o post oficial do Opera Desktop Team , e segundo eles, só agora o Carakan chegava aos utilizadores *UNIX. Assumi que UNIX = Linux + Mac OS, mas estava errado.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: