« Videoprojectores da Casio com brilho máximo e 100% ecológico Duplicate Commander, o mestre da pesquisa de ficheiros duplicados »
01/07/2011
Escrito por em Geral/Outros | 2.516 Leituras

Depois da pouca adesão ao Buzz e ao Wave (seria este demasiado avançado para o seu tempo?) a Google volta à carga com uma nova forma de partilhar a sua vida real, porque cada vez mais as ligações entre pessoas acontecem online, via pc, smartphohne, tablet, em qualquer sítio, a qualquer hora-. Não é uma cópia do Facebook, nem do Twitter nem sequer do Orkut, mas é uma junção de tudo aquilo que estas redes tem de melhor. Vamos conhecer melhor?


Depois de ter criado o meu perfil, com alguma ajuda da Google que já sabia o meu nome e tinha a minha foto, chego aos Circles.

Stream – O principal

Idêntico ao mural do Facebook, o stream é uma coluna central onde aparecem as notificações e partilhas dos nossos amigos. Também é aqui que podemos partilhar as fotos, vídeos, links e a nossa localização. Ao estilo do” like”, temos também o botão “+1”. Mas não é de cópias que vive o Google +, e temos aqui uma nova forma de partilha por círculos. Porque há amigos e amigos.

Circles – Círculos de Amigos

Nas redes sociais da era moderna, ter uma extensa lista de amigos nem sempre é sinónimo de privacidade. O que interessa ao meu chefe, as fotos da festa na noite anterior? Ou então aos meus familiares, os likes nas fotos das giraças cá da zona? Nem todos os relacionamentos pessoais são de igual forma, e por isso o circles ajuda a separar por grupos os amigos, colegas de trabalho, ex colegas de escola, família etc, podendo configurar os seus círculos de amigos da forma que mais desejar!

 

Sparks: a faísca dos interesses

Quantos de nós estamos numa conversa entre a amigos e de repente há aquela faísca repentina  do género “viste a cara do unas quando teve o ataque no fora da box?”. São essas lembranças repentinas de momentos engraçados, chocantes, ou completamente estúpidos que muitas vezes partilhamos e criam horas de pura diversão ou mesmo discussão quando o assunto é mais sério.

E a pensar nesses momentos de quebra-gelo de quando não há nada para partilhar / discutir, o Google criou o Sparks, um motor de partilhas que nos alimenta conteúdo altamente contagiante presente na web, seleccionado de acordo com os nossos gostos.

Uma conversa por escrita entre vários amigos poderá ser interessante, mas não se equipara a uma conversa cara a cara. E também aqui temos algo de fantástico:

Hangouts – o ponto de encontro

Dizer olá cara a cara é deverias interessante. Mas e se de uma só vez pudesse cumprimentar todos os presentes num dos seus círculos de amigos?  O Google+ pretende promover os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criaram os Hangouts que  permitem que o utilizador pare quando for possível tornando os encontros à distância mais divertidos e práticos que nunca.

Instant Uploads

Uma das coisas que muitas vezes dá trabalho é publicar na rede, as fotos tiradas no telemóvel. Enviar do telemóvel para o pc e do pc para a web nem sempre é muito prático, e assim sendo Google+ Instant Upload torna-se uma enorme utilidade, uma vez que sempre tirarem uma fotografia no seu telemóvel, a mesma poderá ser enviada directamente para o círculo que desejarem, isto sempre com confirmação por parte do utilizador.

Huddle – o chat

E porque a coordenação entre amigos e família não é a melhor possível na vida real, isto porque estamos em sítios diferentes com montes de coisas a acontecer ao mesmo tempo, e nem sempre é o mais fácil comunicar individualmente por sms / chamada com cada pessoa, temos o Huddle que é um chat em grupo que permite partilha a todos dentro de um determinado grupo, que permite por exemplo de uma só vez avisar um círculo de amigos que vou chegar atrasado ao jantar, por exemplo.

O telemóvel pessoal é uma daquelas coisas que nos segue para todo lado. Sempre ligado e acessível em qualquer lugar, é uma óptima ferramenta de interacção pessoal. E centrando-se em determinadas funcionalidades (como o GPS e câmara fotográfica) permite-lhe por exemplo partilhar o sítio onde está em cada comentário ou publicação que faça. Quem sabe se não se encontra por perto aquele amigo que já não vê à algum tempo?

Resta dizer que o Google + está numa fase pré beta, estando disponível apenas por convite. Também já está disponível a aplicação para Android no Market e em breve estará na App Store. Quem quiser pode testar também como aplicação web, que achei muito boa.

Conclusão: pelo que vejo este projecto possibilita-nos uma nova forma de partilha e comunicação mais rica e eficaz tornando cada vez mais pessoal e próximo a vida social na web. Eu gostei do que vi e você?

Nota: Para quem quiser ler, aqui fica a publicação original do Google Blog, que seria de enorme utilidade de eu apenas quisesse traduzir. Peço também desculpa aos leitores por ter posto poucas imagens das funcionalidades que falei no artigo, isto porque a quantidade de amigos na rede é muito pouca, e os vídeos oficiais são bem melhores.

Este artigo foi escrito por em 01 Jul, 2011, e está arquivado em Geral/Outros, Novidades, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Google +, uma nova aposta para a vida social!”
  1. Google + também disponível para iPhone, BlackBerry e Symbian S60.

  2. kba_black diz:

    Incrivel !!!
    Orkut esta com seu dias contados.
    Parabens pela materia Joel V.

  3. Esqueceram-se deste pormenor:
    “This feature is not available for your account
    You must be over a certain age to use this feature.”
    Pelos vistos só para maiores de 18 anos :c

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: