« Cambridge Audio Stream Magic 6 um dos melhores “2-em-1” para música em rede PlayStation revela novidades na E3 2012 »
05/06/2012
Escrito por em Geral/Outros | 1.562 Leituras

As Redes Sociais estão ao rubro com a estreia da Seleção Nacional no Euro 2012 a aproximar-se a passos largos e é no meio campo que as opiniões mais se dividem. Apesar de Meireles e João Moutinho serem indiscutíveis, as exibições menos conseguidas de Miguel Veloso abriram a discussão em torno do 3º elemento do meio campo. Talvez pelo efeito surpresa das convocatórias, Custódio e Hugo Viana são muito populares. A solução preferida pelos cibernautas é a entrada de Hugo Viana para médio mais avançado, recuando Moutinho e Raul Meireles.

A segunda fase do estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais”, desenvolvido pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, revela ainda que apesar do desentendimento com Paulo Bento, Bosingwa deveria ser o defesa direito titular. Na ausência de Bosingwa, as preferências nas redes sociais recaem sobre Miguel Lopes que, frente à Turquia, realizou uma boa exibição.

Cristiano Ronaldo é o jogador que maior unanimidade recolhe no 11 titular, sendo o mais referido no contexto do Euro2012, com 22% das referências totais. Entre as opções indiscutíveis nas redes sociais surgem Nani e Ronaldo nas alas, sendo que a defesa também não apresenta surpresas: Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão são titulares.

Entre as opções mais discutíveis está Rui Patrício, que apesar de titular surge com uma popularidade muito próxima da de Eduardo e Beto. Na frente, Nelson Oliveira é o eleito para ponta de lança numa luta muito renhida com Hugo Almeida e Hélder Postiga. No entanto, a sua titularidade deriva mais da impopularidade de Almeida e Postiga, do que da sua própria popularidade.

O onze ideal da Seleção Nacional nas Redes Sociais é então: Rui Patrício, Coentrão, Bruno Alves, Pepe, Bosingwa, Meireles, Moutino, Hugo Viana, Ronaldo, Nani e Nelson Oliveira.

O estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais”

Desenvolvido pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, o estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais” irá analisar as reações públicas nas redes sociais durante todo o período de presença da Seleção Portuguesa no Euro 2012.

A primeira fase deste estudo revelou que as seleções de Portugal e da Inglaterra são as equipas favoritas do Euro2012 nas redes sociais. Se o número de referências às seleções nestas redes decidisse o vencedor do Campeonato Europeu de Futebol, as Seleções Inglesa e Portuguesa ocupariam o primeiro e segundo lugar, com 17% e 12,4% das referências europeias às equipas qualificadas para o Euro2012.

O estudo tem por base a quantidade de referências a palavras-chave pré-definidas encontradas em sites de social media (Twitter, Facebook, Blogs, YouTube, Picasa, Friendfeed, GooglePlus, Flickr).

Principais dados da 2ª fase do Estudo:

  • Recentes exibições de Miguel Veloso geram comentários negativos nas redes sociais: Hugo Viana é a alternativa dos cibernautas;
  • Apesar de não ter sido convocado, Bosingwa é referido como defesa direito preferido;
  • Cristiano Ronaldo é o mais referido nas redes sociais, com 22% das referências totais;
  • Na frente Nelson Oliveira é o eleito para ponta de lança numa luta renhida com Hugo Almeida e Hélder Postiga; 

Principais dados da 1ª fase do Estudo:

  • Inglaterra e Portugal são as Seleções mais referidas da Europa nas Redes sociais;
  • Irlanda e Portugal são os países mais falam sobre o Euro2012;
  • Polónia, Portugal, Espanha e Inglaterra são as equipas mais referidas dos grupos A, B, C e D, respetivamente.

Ficha Técnica da 2ª fase do Estudo:

Esta fase do estudo decorreu entre 16 de Maio e 2 de Junho de 2012. O critério de identificação de preferências foi baseado num algoritmo que considerou a popularidade dos jogadores a partir número de menções aos mesmos em contexto de Euro2012. Este algoritmo foi afinado por análise humana, que através de técnicas de amostragem analisou a semântica das menções (ex.: menções de crítica resultaram num impacto negativo no seu rating de popularidade, enquanto que menções de elogio impactaram positivamente). O algoritmo em causa é propriedade intelectual da Inesting, Marketing Tecnológico, SA.

Este artigo foi escrito por em 05 Jun, 2012, e está arquivado em Geral/Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: