« Mozilla Firefox – Beta 2 Apple actualiza a sua linha desktop »
28/07/2010
Escrito por em Curiosidades | 6.192 Leituras

Estes smartcards são as chaves da Internet. Há sete deles, e eles têm o poder de reiniciar toda a world wide web “no caso de um evento catastrófico”.

A ideia básica é que, caso haja um desastre na Internet, o DNSSEC (segurança do sistema de nomes de domínio) poderia ser danificado ou exposto, e não teríamos uma forma de saber se uma URL aponta para o site correcto. Aí entram em acção os donos dos smartcards:

No mínimo cinco dos sete donos do cartão – Reino Unido, EUA, Burquina Faso, Trindade e Tobago, Canadá, China e República Checa – teria que se reunir numa base americana com suas chaves para reiniciar o sistema e ligar tudo de novo.

Pelo menos cinco pessoas são necessárias porque cada um dos smartcards contém apenas uma fracção da chave de recuperação utilizada para reparar a Internet. Ou seja, não é só uma pessoa que tem o poder de efectuar um reset no mundo cibernético.

Fonte: Gizmodo

_________________________________________________________________________________________________________

Pode encontrar este e outros artigos de igual interesse no meu blog pessoal: PPLandTEK

Este artigo foi escrito por em 28 Jul, 2010, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
7 comentários em “A chave da Internet está na mão de 7 pessoas”
  1. André Almeida diz:

    Isso faz-me lembrar Prison Break a série onde tinham de recuperar dispositivos, que continham informação que era importante…
    Também era segundo esta lógica

    cumps

  2. Tiago Batista diz:

    Ahah, o Scylla está aí . :p

  3. Mas a Internet não tem uma estrutura descentralizada e independente justamente para não ser desligada? Esta não era a porposta da Arpanet em caso de um holocauto atômico?

  4. Esta é verdade… eu tenho um :P

  5. Faz-me lembrar a série Jericho XD

  6. to muito surpreso com os proprietários dos smartcards… Burquina Faso, Trindade e Tobago, Canadá, China e República Checa?!?!?!?

    … muito chocado com “teriam que se reunir numa base americana”

    … e muito magoado, q não citaram meu oitavo smartcard! ; )

  7. po cara.. ganhei uma dessas semana passada e dei pro meu cachorro brincar..

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: