« iTunes 10.4.1.10 Stickies, todas as suas notas bem à vista! »
24/08/2011
Escrito por em Curiosidades | 3.388 Leituras

Um dos principais requisitos para se poder tirar uma boa fotografia, é a inexistência de vibração da máquina aquando da captura da imagem, seja por via de vibrações inoportunas ou pelo próprio fotógrafo. Como nem sempre é possível obter a imobilidade desejada, existe a tecnologia de estabilização de imagem, por forma a facilitar ao fotógrafo um trabalho mais imaculado. Conheça aqui, em vídeo, a tecnologia de estabilização óptica de imagem.

A captura de uma imagem com toda a definição pretendida sem qualquer efeito de arrastamento pode classificar a fotografia e/ou imagem de excelente, “boazita” ou… é melhor tirar outra! Por isso os fabricantes utilizam métodos para compensar estes movimentos que podem arruinar uma foto.

A redução do efeito de arrastamento na estabilização de imagem óptica foi sendo baptizado com diferentes nomes conforme os fabricantes. A titulo de exemplo:

  • Image Stabilization (IS -- Canon);
  • Vibration Reduction (VR -- Nikon);
  • Optical SteadyShot (Sony Cyber-Shot);
  • MegaOIS (Panasonic and Leica);
  • Super Steady Shot (SSS -- Sony);
  • Optical Stabilization (OS -- Sigma);
  • Vibration Compensation (VC -- Tamron);
  • Shake Reduction (SR -- Pentax).

Como podem verificar, a diferença é notória:

Este melhoramento de imagem é possibilitado com o uso de uma lente móvel que oscila de forma a compensar os movimentos do fotógrafo:

Esta lente flutuante permite que a imagem seja corrigida antes da fotografia ser gravada. A principal vantagem do mecânico em comparação com o digital ou electrónico, é a possibilidade de vermos (literalmente) a tecnologia a funcionar. De seguida deixo-vos o vídeo da Canon 18-55 com a sua tecnologia de estabilização óptica de imagem.

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 24 Ago, 2011, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “A tecnologia por detrás da estabilização óptica de imagem em Vídeo”
  1. Show de bola! Eu tinha a maior curiosidade de saber como funciona esse recurso.
    Valeu!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: