« Sunday Symbian Theme, dá novo look ao Symbian Steve Jobs e o legado das Patentes »
29/08/2011
Escrito por em Curiosidades | 3.628 Leituras

Nos dias que correm, é quase impossível não esperar encontrar nos telemóveis e smartphones características que seriam impensáveis aquando do aparecimento do primeiro telemóvel, datado de 1973, pelas mãos da Motorola. Apesar das versões comerciais dos telemóveis aparecerem apenas 10 anos depois. Quase 30 anos depois, os equipamentos de hoje fazem 1001 coisas… e também fazem chamadas de voz. A Pdt.com lançou recentemente uma infografia dos principais marcos destes equipamentos. Veja tudo aqui.

Como referi, foi pela Motorola que o mundo observou pela primeira vez o que viria a ser uma possibilidade, um protótipo de um telemóvel pelo engenho do Dr. Martin Cooper:

A foto, acima mostrada, trata-se de um reenactment feito em 2007 na Computex relativo à apresentação feita em 1973. Contudo, apenas em 1983 é que chegou ao mercado o DynaTAC 8000X, também pela empresa norte-americana, que tinha como principais características, assustadoras para o tempo presente, um preço de 4.000 dólares (na altura, por isso aos preços de hoje valeria muito mais), 25 cm de altura (sem contar com a antena) assim como um peso de 790 gramas:

Para além do painel numérico, podem encontrar mais 9 botões que tinham a seguinte disposição:

Claro que a principal e única funcionalidade deste equipamento era a de fazer chamadas. A possibilidade de enviar/receber uma “simples” sms viria apenas em 1992 com a chegada e implementação das antenas de segunda geração que permitiu a passagem do sinal analógico para o digital. Sendo o standard mais conhecido, até nos tempos presentes: a GSM.

Deixando, a lição de história para outras alturas, vejam alguns marcos históricos destes equipamentos, assim como a sua influência na sociedade:

Como é possível de constatar, o advento das comunicações móveis foi dado nos finais de 1969 numa série de comédia GetSmart.

Com toda esta evolução, vamos ver o o futuro nos reserva para os nossos equipamentos de comunicações móveis… que também dão para fazer chamadas móveis.

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

 

Este artigo foi escrito por em 29 Ago, 2011, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “E evolução dos Telemóveis em “Infografia””
  1. O 1º que tive foi um Nokia 1610, era do meu pai, tinha um ano quando ficou pra mim :) lembro-me que deu 90 contos por ele novo… Tinha na altura 17 anos (1997)

    • Ihih, o primeiro que tive foi um Nokia 3330 em 2003 se não estou em erro. Ficou mais em conta, ficou por 150 euros na altura. Era o telemóvel mais vendido na altura lol. Eu tinha na altura 16 anos…

      Ainda bem que os preços dos telemóveis já baixou para preços que não sejam facadas à carteira… e já assim… lol.

      Cumps.

      PS: Acho que te enganaste no modelo do telemóvel. Eu diria que referias-te ao 6110… ;)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: