« E evolução dos Telemóveis em “Infografia” Xleaner, mantenha o seu computador limpo »
29/08/2011
Escrito por em Curiosidades | 3.378 Leituras

Recentemente, o mítico Steve Jobs abandonou a Apple. Apesar do motivo de saída ser quase certo, a deterioração do seu estado de saúde, o que é certo é que Steve Jobs esteve ligado à Apple com todo o seu empenho e ideias de génio, que se vieram a provar no tempo como vitais para o sucesso e status quo da empresa tecnológica mais valiosa do momento. Conheça alguns dos marcos atingidos pela empresa da maçã dentada através da mente de Steve Jobs.

Ser o líder de uma empresa como a Apple coloca uma enorme pressão sobre os ombros… o Mr. Jobs sabia, e quem o rodeava também atribuía-lhe o seu devido e conquistado valor! Apesar de ser um dos fundadores originais da Apple, ele foi expulso da mesma, sendo readmitido posteriormente, e levando consigo toda a tecnologia que havia desenvolvido com a sua recém-criada empresa NeXT. Apesar da NeXT não se ter revelado um sucesso comercial, a tecnologia desenvolvida em termos de hardware e software era um grande avanço para a época… e assim o Steve Jobs voltou para a Apple devido à aquisição da NeXT pela maçã, em 1996. A adicionar a este feito, Mr. Jobs esteve também associado à criação e expansão da Pixar tornando esta empresa uma produtora de filmes de animação de sucesso mundial levando à sua aquisição pela Disney em 2006.

O vídeo é bastante conhecido, mesmo assim não deixa de ser uma boa oportunidade para ver ou rever uma mini-biografia de Steve Jobs feita num discurso na Universidade de Stanford em 2005:

Passando agora por um breve olhar no legado criado por Steve Jobs, pode-se destacar as seguintes patentes:

Mac 128K

Com o número de patente D285,687, apesar de não ter sido a primeira patente deste génio, pode-se ver os primeiros traços que iriam definir e distinguir a linha Macintosh da restante concorrência. As especificações mais distintas desta máquina eram o seu CPU de 8 MHz da Motorola, e uma memória de 128k. Todavia, a patente não especifica nenhum software que o vinha a equipar, ou o hardware do mesmo, apenas o ideal: all-in-one.

O iMac Azul

Já de retorno à Apple (depois da sua experiência pela NeXT), Steve Jobs elimina tecnologias que este considerava ultrapassadas, como o caso do deck de disquetes e introduziu no seu desenho, uma drive de CD-ROM e as recentes portas USB. A patente D413,105 é a detentora legal deste projecto. Apesar do desenho ser não convencional, o conceito e imagem do mesmo foi bem recebido pelos seus fãs e, como tal, conseguiu um feito de vender 800.000 unidades em cerca de 132 dias.

iMac Puck

Ao contrário dos rios de dinheiro que muitos produtos da Apple trouxeram aos seus cofres e a sua aceitação global, a primeira investida da Apple em ratos USB não foi a mais conseguida. Com um formato arredondado, o “Hockey Puck”, é considerado um dos piores erros de design da Apple. O seu formato fazia com que este rodasse com o uso normal. Apesar de demonstrar a intenção da Apple em gravar o seu nome em termos de design arrojado, não se encontrava adequado para o uso normal quotidiano, pelo que muitos optavam por outras ofertas de ratos USB para MAC. O número da patente é o D418,125.

 

O iPod

Não são necessárias apresentações! O iPod tornou-se o “Walkman” dos MP3, assim como a Sony marcou uma geração viciada nos seus Walkman’s de cassetes. Para além do design marcante do iPod, a Apple marcou a sua intenção da diversificação da gama de produtos que oferecia a todos os seus seguidores, a comunicação entre os diferentes equipamentos:

Neste caso não existe patente, devido à disputa de patentes entre a Apple e a Creative, a empresa da maçã acabou por acordar o pagamento de uma licença à Creative. Contudo, a click wheel que acompanha os modelos do iPod estão protegidos por patente da Apple.

Os adaptadores de corrente Stylish

Com a patente D478,310, os adaptadores da Apple marcam-se por um design distinto e apelativo, para além de serem os adaptadores que têm equipado uma vasta gama de Macbooks e Macs desde 2001. Era de desejável que os concorrentes copiassem um modelo similar, ao invés dos “blocos” (se me permitem, verdadeiros “calhaus”) que acompanham os portáteis PC vendidos actualmente.

iPhone -- o Jogo mudou novamente

As patentes D558,756D558,757, e D580,387, mostram claramente o empenho que a Apple inseriu na concepção deste equipamento. Se o seu sucesso não demonstrasse a importância deste equipamento, a legião de seguidores, assim como os imitadores que se atiraram à revolução que estava a acontecer no mercado com a introdução do iPhone, já demonstra claramente a importância deste equipamento. A visão de Steve Jobs adiantou-se novamente à concorrência e as consequências da sua visão estão a ser as constantes guerras judicias contra estas mesmas patentes… e muitas mais.

Escadaria em Vidro

A mente criativa de Steve Jobs, não se prendia apenas com electrónica… uma das suas patentes diz respeito a uma escada em vidro, a patente D478,999. Esta ideia espantosa de Mr. Jobs pode ser encontrada nas localizações mais mediáticas da Apple, como algumas das suas Apple Stores:

Claro que esta mente criativa não se iria ficar por umas meras 7 patentes… o trabalho (actualmente) de Steve Jobs é composto por 313 patentes. Não que ele as tenha criado sozinho, mas pertenceu à equipa que construiu a ideia e produto/s. A longa lista pode ser consultada aqui.

É pena que o auto-afastamento de Steve Jobs tenha ocorrido, contudo, é compreensível dado o seu estado de saúde. Esperemos que a sua ausência seja breve e que volte com mais surpresas na manga como da última vez…

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 29 Ago, 2011, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: