« Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot) já disponível dLAN 500 AVtriple+, o melhor desempenho powerline em dose tripla »
13/10/2011
Escrito por em Curiosidades | 21.490 Leituras

Finalmente, o jogo de simulação de corridas da Microsoft recebeu a continuação que prometia destronar a qualidade gráfica imposta pelo Gran Turismo 5. Será que se ficou pelas intenções? Ou a equipa da Sony terá de fazer mais e melhor para ultrapassar a corrida perdida?

Quando o Gran Turismo 5 foi lançado, os vídeos comparativos de ambos os simuladores inundaram a internet de forma a mostrar qual dos dois é que mostrava uma superioridade na qualidade gráfica. Antes de concluirmos o que foi óbvio, aqui fica um dos vídeos que mostrava o comparativo Gran Turismo 5 vs. Forza Motorsport 3:

Apesar do Gran Turismo 5 perder na vegetação… a qualidade gráfica do Gran Turismo 5 era inquestionável, com os modelos dos carros mais definidos e brilhantes. A questão é que a Microsoft reafirmava que a comparação era injusta porque estava a comparar um jogo recente, com um jogo datado de 2009. Afirmava assim que a comparação mais justa seria a que fosse feita pelo futuro Forza Motorsport 4. Agora que o Forza 4 está disponível… a comparação seria algo que não ia demorar muito a aparecer. Aqui a têm:

Como é de fácil constatação, o Forza 4, em termos gráficos, vive à altura das expectativas e conseguiu ultrapassar a fasquia de qualidade gráfica imposta pelo Gran Turismo 5. Pode-se verificar que as cores no novo jogo para a Xbox 360 são mais vivas e brilhantes do que o jogo da Polyphony Digital.

Será este o prenuncio do destrono do rei Gran Turismo? Será que o Forza Motorsport vai conseguir os mesmos níveis de realismo de simulação que a série Gran Turismo apregoa e conquistou? 

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 13 Out, 2011, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
21 comentários em “Forza 4 vs. Gran Turismo 5 duelo de titãs… em qualidade gráfica!”
  1. Na minha opinião sem dúvida que o Forza 4 destronou o GT5, e digo isto virando a faca contra mim, visto que tenho a Ps3.

  2. Algumas comparações são estúpidas.. A do bugatti por exemplo, então estas pessoas esqueceram-se que o bugatti é um carro Standard e não premium? Foi escusado comparar o interior, desta maneira os desinformados e fanboys do forza ficam extasiados de maneira absurda.. Mas passando às comparações sérias, não se nota muita diferença entre um e outro nomeadamente aos carros, apesar de que a qualidade do Forza 4 parece-me ser melhor (e não digo isto pelas cores vivas, senão o 4DS Stunts batia o Forza de longe). Não são as cores que importam, eu pessoalmente ajusto a brightness/contrast de um jogo para o mais escuro que me agradar, e muitas pessoas esquecem-se que os jogos cujas empresas dizem ser realistas estão a tender para cores demasiado vivas, ainda mais do que na realidade (só mesmo para show-off). Só me faltava era testar este Forza, pena não ter uma Xbox360 e por isso fico-me com o GT5 por enquanto, mas este Forza parece estar excelente considerando que a Microsoft levou menos tempo a produzi-lo do que a Sony ao GT5.

  3. Bem, eu tenho ambos os jogos e posso dizer que o Forza 4, dá 10 a zero ao GT5.

    Sem dúvida que o GT5 tem bons gráficos, bons carros e até um bom interface, mas o Forza 4 tem tudo isso e mais… Muito mais!

    1º) Jogabilidade é muito mais realista e divertida (só para terem uma ideia, o carro quando faz uma curva, a suspensão inclina. O carro não é um objecto rígido, mas sim um objecto interactivo e tal como na realidade, também adorna quando se faz uma curva. No GT5 isso não acontece (assim como em muitos outros jogos).

    2º) O modo online é fantástico.

    3º) Os danos no carro e oponentes, são muito melhores que o GT5 (não são perfeitos, pois isso só acontece em jogos como o Grid, p. ex.), mas comparativamente com o GT5, são sem sombra de dúvida melhores.

    4º) Quando falaram em mais brilho, a palavra que deveriam ter usado era REFLEXOS (claro que mais ou menos brilho é relativo e também depende do ajuste de cada um).
    O Forza tem reflexos como nunca vi num jogo de consola. Quer ingame, quer no modo Autovista (onde podemos observar o carro, como uma pessoa no stand, além de termos como locutor o Jeremy Clarkson do Top Gear, sempre cómico e sem papa na língua para falar bem e mal do carro em questão).

    5º) As pistas têm muito mais detalhe, foram todas feitas com recurso a fotografias de todos os cantos da pista e com GPS, até as marcas no chão de travagens são feitas ao pormenor.

    Só tenho pena que realmente o Forza não seja tão falado, nem tenha um décimo da publicidade do GT5. No entanto é um jogo 10 vezes melhor… Merecia mais. No entanto, isto deve-se ao facto de a comunidade Xbox em Portugal é muito inferior à da PS e como tal eles não se interessam muito em publicidade para Portugal.

    P.S. – Nem vou falar da piada que foi o tempo que o GT5 demorou para ser lançado e dos constantes adiamentos que foi alvo. Eu fiz um pré-reserva na net e demorou quase 1 ano a chegar. Que triste… Ainda por cima quase que parecia outro GT5 Prologue!! Parece que só acrescentaram mais pistas, carros e um menu em condições. De resto, mantiveram quase tudo igual ao Prologue.

  4. Agora podemos dizer que a comparação é injusta por que Forza é mais recente.
    A Microsoft sempre inventando desculpas, vocês não sabem como tratam a concorrência, ela disse que Forza 4 seria o primeiro real simulador de corrida da geração.
    Gran Turismo humilha, a maioria nesse site acha que é o Forza por que mais gente que tem Xbox frequenta o site, agora em sites onde a maioria tem PS3 todos concordam que é Gran Turismo.

    Cada jogo com seus defeitos, Forza é claro demais, Deus me livre, e GT5 é cinzento…

    Isso sem falar que Forza teve origem do próprio Gran Turismo, já que a Microsoft não queria ficar para traz quando a Sony lançou um ótimo simulador de corrida.
    Quando sair GT6 ai a Microsoft vai falar que é injusto…

    GT5 tem os sons melhores. Eu prefiro GT5 na minha opnião só por causa da jogabilidade, por que no meio da corrida você não vai prestar atenção em cada pedrinha que está na pista, certo?

    • Em termos de jogabilidade, poderás ter mais que razão… até porque apenas o GT5 é que conseguiu a aclamação de ser o simulador mais real. Sendo golpe publicitário ou não, não sei, mas cabe à MS lutar por esse prémio também.

      Mas quanto ao GT6… se a malta do GT não se começar a mexer é bom que não adiem o GT6 como o GT5.

      Cumps

  5. olha pessoal, sou fã de jogos de corrida a muitos anos, tenho o xbox 360 e então me resta jogar o Forza 4 , mas já tive o play 3 e posso dizer que a M$ tenta, mas não consegue nem chegar perto….o realismo do GT5 é muito maior em termos de jogabilidades + pistas e o replay da de 10 a 0 no Forza4.

  6. Eu gosto dessa disputa entre os jogos.. Pois elas levam ambos a uma melhora.. Mas em uma comparação entre o Forza e o Gran Turismo não existe muito o que falar..

    O Forza tem o Autovista com aqueles detalhes de tirar o fôlego… Mas, o que eles fizeram com a Nürburgring é uma coisa imperdoável, a pista ficou horrível.

    Já o Gran Turismo pode não ter os melhores gráficos do mundo.. Mas tem uma simulação excepcional (é incrível poder ver o sol nascer e se por em uma corrida com alteração de horário), os circuitos são muito mais fiéis a realidade, e ao contrário do que um usuário disse ali em cima, a suspensão do carro é flexivel.. Basta pegar um carro que vem de fábrica com molas menos rígidas ou mudar em um kit personalizável.

    Na minha opinião, o Forza é um grande simulador.. Quero mesmo que a equipe dele possa melhorá-lo cada vez mais.. Porém, para chegar ao nivel de experiência que o Gran Turismo proporciona, ainda falta muito.

  7. Vini (Gamer Tag Ninja do Space diz:

    Man o GT5 foi bom agora e FMT4 ele e muito melhor , me respondam que jogo tem o modo que voce pode explorar o caro perfeitamente?abrir capos, motores, painel, ate o gps aparece do carro (veloster) GT5 foi bommas agora e FMT4 quem nao gosta morre xD

  8. o forza 4 mata o gt5 pq é bem mais novo a grafico
    é lindo gt não tem nem noção de velocidade aff ki merda forza detona gt 5

  9. Dan Ghirard diz:

    Bem, por jogar simuladores automobilisticos no PC estou acostumado com um padrão de qualidade elevado, então posso apontar o que na minha opinião falta aos 2 games.

    GT5 – Na minha opinião, o grande problema com GT5 é sua variedade… Isso mesmo, o que se trata do grande “trunfo” para a maioria dos jogadores ( mais de 1000 carros de modalidades distintas) para mim é um defeito. É muito complicado simular 1 modalidade expecifica e aplicar todas as regras e física com perfeição. GT5 tentou colocar varias modalidades (Rally, F1, GT, Nascar) em 1 unico pacote e acabou não fazendo nenhuma bem… Comparem por exemplo a modalidade Rally de GT5 com Dirt ou F1 de GT5 com F1 da Codemasters… Além de GT5 não oferecer fisica a altura dessas modalidades, também não aplica as regras de cada uma. A fisica no que diz respeito a danos também praticamente não existe, e não estou falando de danos cosméticos não… Como pode um carro capotar 4 vezes e continuar uma corrida até o final? Fora que no inicio do game, vc pode arrebentar com o carro que ele não sofre nem danos cosméticos e mecanicamente continua perfeito.

    FM4 – Os problemas nesse game não são muito diferentes dos de GT5… Corridas em FM4 são terra de ninguém, é um verdadeiro vale tudo com carros. Pode ultrapassar pelo canteiro, espalhar nas curvas e jogar o oponente para fora da pista, pode se escorar no carro ao lado pra fazer a curva, etc, não existe penalidade ou regras definidas… A unica diferença é que o sistema de danos funciona um pouquiiiiiinho melhor e vc corre o risco de ter um falha mecânica e ter que abandonar a corrida… FM4 oferece um sistema de customização bem completo e falho também… Como é possível vc trocar a motorização de um carro e não mudar o câmbio por exemplo? Já ví “Ford KA” por lá com mais de 450HP… Coisas absurdas assim deixam qualquer fanatico por simulação de cabelo em pé…

    Fora outros absurdos comuns nos 2 games, como estar a mais de 190 Km/h na 7º marcha e reduzir repentinamente para a 3º e o carro reduzir, e continuar rodando na boa como se nada tivesse acontecido…kkkkk…Entrar na brita a mais de 200 km/h e o carro parar imediatamente…

    Olha, em questão gráfica, sonora e até mesmo na física no que diz respeito a dirigibilidade os dois games estão de parabéns, no mais tem muito a melhorar.

    Quer jogar Simulador de verdade? Joga GTR2, Race 07, Rfactor ou F1 2011 no PC…

  10. Gran Turismo é o rei dos jogos de corrida nao é um jogo desses como Forza 4 que tira ele do trono

    • O Gran Turismo “foi” o rei dos jogos de carros, agora é foza sem duvidas, aliás só duvida quem nunca jogou forza ou se é supre fanboy sony que é õ caso da maioria dos tugas.

      Todas as revistas e sites mundiais afirmam que forza 4 é sem duvidas melhor que GT5. GT 5 é uma montra de carros inanimados, em que so os premium têm bons gráficos e vista interior.

  11. Acho que o forza 4 ganha ao gt5 mas em termos de menus e outras coisas o gt5 tá bem mais interessante, escolhes a pista que queres, o carro todo modificado e forza é tudo seguido :S
    Tenho os 2 jogos e adoro os 2 mas em termos de vicio gt5 ganha, tou a dizer isto e mto mais amigos meus que tem as 2 consolas e preferem jogar gt5 online….

  12. Olá, boa tarde.
    Estou com uma dificuldade tremenda em relação ao Motorsport Forza 4.
    Será que alguém pode me ajudar, por favor?
    Comprei o jogo original do Motorsport Forza 4 e coloquei o 1º Cd no console, esse cd tinha a opção para instalar o 2º cd no menu principal, e claro,instalei. Comprei um outro jogo (de outra modalidade) e desinstalei o Cd 2 do motorsport para caber, pois não tinha memoria suficiente para os dois, depois não gostei desse ultimo jogo e apaguei , após isso tentei reinstalar o Cd 2, porém, agora não parece mais a opção no menu principal do 1º Cd para instalar CD 2. Quando insiro diretamente o Cd2, ele pede para colocar primeiro o Cd 1. Já liguei no suporte do Xbox e eles também não souberam solucionar o problema. Já formatei o Xbox também e nada, a opção de instalar o Cd 2 do Forza 4 não aparece mais no menu do Cd1. Alguém poderia me ajudar?
    Obs.: Meu Xbox é o travado.

  13. Michael Nobre diz:

    A Microsoft disse que é injusto comparar Forza Motorsport 3 com Gran Turismo 5 por que o Forza é de 2009, e Gran Turismo é de 2010, portanto, mais recente, certo? Então por que comparam Forza Motorsport 4 Com Gran Turismo 5, sendo que Forza de 2011 é mais atual? E mesmo assim, a jogabilidade do Gran Turismo 5, o tamanho do jogo, a quantidade de carros, os graficos dos carros premium, e a quantidade de pistas é muito melhor que o rival. Sem falar nas mudanças climáticas! Se Gran Turismo 5 é de 2010 e já está a este nivel, o que diremos então do Gran Turismo 6? A Sony já começou a trabalhar com o jogo, que mais uma vez vai desbancar toda a concorrencia!

  14. Eu só queria que no FM4 tivesse ajustes de clima e horário , corridas noturnas , aí sim seria perfeito.

  15. Cara, Forza Motorsport 4 não chega aos pés do GT5. A qualidade gráfica do GT5 é muito melhor, sem falar nos efeitos de reflexos e luzes nos automoveis, além disso, tem muito mais efeito de sombra do que o FM4, pra finalizar os detalhes nas arvores e no ambiente são muito mais superiores.
    (não estou falando que o Forza é ruim, porque não é).

  16. luis freitas diz:

    Comprei no natal a ps3, e estou a pensar em comprar grand turismo 5 academy edition, até porque sou fan do GT, desde que tive a ps2 tive o gt2 3 e 4 e gostei muito… é pena não existir o forza4 para ps3 , porque se houvesse, gostava de experimentar…

    Pelos comentarios que tenho visto entre o forza4 e o gt5 , acho que um é mais para o “fun” e o outro para ser um bom simulador” …

  17. Boas!
    Conheci o 1º simulador de corridas no GT4 para ps2, depois saiu o Forza3.
    Comprei a consola Xbox e jogo e joguei aproximadamente uma semana. Gostei, mas voltei-me para o GT4. Genial!
    Devolvi o jogo e xbox em troca da ps3 e agora tenho o GT5 e garanto-vos que NÂO vou cometer o mesmo erro, ficarei fiel à polyphony até este senhor japones morrer.
    Concordo com o que foi escrito aqui mais acima com o comportamento da física do carro. Como pode um simulador permitir tantos danos e continuarmos na corrida?
    R: O carro parava, acedias à garagem resolvias o problema deste com créditos sem que a corrida pare… entre outros.
    Para todos os amantes de corridas como eu, o desejo de boas corridas indepedentemente do fabricante.
    Abraço.

  18. Os 2 são muito bons bando de fanboys, é desafio e diversão garantida em ambas as escolhas.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: