Há cerca de um ano, canzona decidiu testar a degradação de um vídeo no YouTube fazendo o upload/download do vídeo 1000 vezes. E o resultado é no mínimo interessante.
Deve-se estar a perguntar porque é que o vídeo se degrada e a resposta é simples, sempre que é feito o upload de um vídeo para o YouTube este remove alguns detalhes, quase imperceptíveis, da imagem e do som do vídeo. Desta forma o vídeo ocupa menos espaço nos servidores do YouTube e o respectivo “load” é mais rápido.
O que canzona quis testar foi o que acontecia quando o processo de compressão era efectuado várias vezes no mesmo vídeo.
Este é o vídeo original:
O mesmo vídeo após ter sido comprimido 55 vezes:
Após 455 vezes:
Vídeo final, após ser comprimido 1000 vezes:
_________________________________________________________________________________________________________
Pode encontrar este e outros artigos de igual interesse no meu blog pessoal: PPLandTEK
Este artigo foi escrito por x2n0x em 05 Jun, 2010, e está arquivado em Curiosidades, Inutilidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Phonix… Desta não tava a espera… No Cinemassacre.com o James Rolfe tinha feito a experiência para um video de cassete VHS, mas ele não diz o número de vezes do processo. Contudo, no caso do VHS eu já estava a espera do desfecho… agora, isto não! Pensava que por tar em forma digital e na nuvem não se perdia qualidade…
Punch in the face of technology???
Cumps
isto é muito simples de explicar, de cada vez que faz upload o youtube converte o vídeo e isto faz perder qualidade, porque acrescenta factor de ruido digital devido a compressão mpeg4, o digital é bom para copias, mas quando se converte para outro formato perde qualidade,
Falando por mim, eu não tenho probs em perceber o procedimento… apenas não estava a espera que tal acontecesse :S
Cumps
Nao concord ocom os comentarios assima porque normalmente o youtube passa os videos para flash portanto a degradaçao do sinal é muito maior do que a do mpeg4. Mas por outro lado des conheço as tecnicas usadas para capturar o vidideo novamente. A te porque o mpeg4 nao degrada o video daquela maneira , mas o flsh faz,k portanto podemos estar a lidar com outro tipo de factores.
Qual o processo que ele realizou ??
Fez upload e depois fez download do 1º video através da opção do Youtube ???
E depois, assim sucessivamente ???
Sim, muito provavelmente foi isso
Isso mesmo…
Se o tipo tivesse feito o mesmo convertendo mp4 em flv 1000x iria dar no mesmo, o tipo descobriu a roda!!!
para que percebam :
1.flv -> 1.mp4
1.mp4 -> 2.flv
2.flv -> 2.mp4
2.mp4 -> 3.flv
3.flv -> 4.mp4
…
998.mp4 -> 999.flv
999.flv -> 1000.mp4
Eu não entendo a finalidade deste teste!! Para que serve?! Quem coloca um vídeo no Youtube só o coloca uma vez. E não terá como objectivo fazer o download desse vídeo para o meter novamente online. A compressão existe mas não é prejudicial se o serviço for utilizado consoante foi desenhado, armazenamento de dados.
Se perdesse qualidade cada vez que o vídeo fosse rodado, aí ficaria surpreendido e desapontado.
ah quem nao tenha nada que fazer xD
depois da nisto