« Mozilla Firefox 3.5.3 Beta (Build 1) DVDStyler 1.7.4 Beta 1 »
02/09/2009
Escrito por em Mundo | 7.634 Leituras

Nesta Quarta-Feira, a Internet completa 40 anos desde o surgimento a 2 de Setembro de 1969 do projecto ARPANET, precursor da rede tal como hoje é conhecida. Desde então, a rede converteu-se num elemento essencial na vida profissional, e académica em todo o mundo.

arpanet

Hoje em dia, o utilizador pode estar conectado ao correio electrónico e navegar pela rede mundial de computadores. Contudo, quando o projecto ARPANET surgiu, não existiam procedimentos ou sistemas que permitissem computadores diferentes a compartilhar informações.

arpanet_2

Na década de 90, a Internet começava a tornar-se num elemento da vida quotidiana, ainda que o seu aparecimento massivo produziu até agora tarefas tão comuns como ler notícias num jornal, comprar bilhetes para concertos ou comprar uma viagem deixaram de ser um transtorno físico feitas apartir de casa. Apesar das inúmeras vantagens da internet, os seus utilizadores podem ser vítimas de fraude, contudo, o medo da burla ainda faz com que muitos prefiram realizar as suas tarefas nos devidos locais.

arpanet-deployent-team

Ainda assim, a data do seu verdadeiro aparecimento tem gerado alguma controvérsia, pois não é consensual que o início da Internet coincida com esta primeira transferência de dados. Isto porque, por exemplo, o primeiro browser, denominado Mosaic, só surgiu em Abril de 1993.

Fonte: Portugal Diário

Este artigo foi escrito por em 02 Set, 2009, e está arquivado em Mundo, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
10 comentários em “Internet comemora 40 anos de existência”
  1. Ainda bem que inventaram a internet ;) Pode ter coisas más mas em contra partida tem muitas mais coisas boas que tornam a vida muito mais cómoda pela comunicação a longas distâncias de forma fácil

  2. Obrigado Tim Berners-Lee. Obrigado CERN.

  3. para mim a internet foi uma grande invenção e sem ela acho que não poderia viver pois basta um simples click para ler as paginas dos jornais e para procurar nas paginas amarelas a internet foi uma grande invenção

  4. a vida pode ser possível sem internet…mas não era a mesma coisa!

  5. Apenas tenho um reparo final

    "Ainda assim, a data do seu verdadeiro aparecimento tem gerado alguma controvérsia, pois não é consensual que o início da Internet coincida com esta primeira transferência de dados. Isto porque, por exemplo, o primeiro browser, denominado Mosaic, só surgiu em Abril de 1993."

    Para muitas pessoas não passa disso, mas Internet é muito mais que um browser. Por exemplo podemos ter Internet sem browser e podemos ter browser sem Internet (por exemplo para criar páginas Web através de um servidor de apache). Por isso acho que o exemplo está mal situado.

    E depois não nos podemos esquecer da diferença entre internet (rede que liga dois ou mais computadores) e Internet (a maior rede do mundo). Nos dias de hoje eles teriam criado uma internet, mas como na altura aquela era a maior (e única rede de computadores) eu acho que é (e muito bem) considerada a criação da Internet.

    Parabéns aos senhores e muito obrigado por tudo que fizeram pois agora é possível viver como vivemos.

  6. Ainda bem que estes tipos existiram!!!
    O meu muito obrigado!!!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: