« Asus Eee Keyboard 802.11n: organismo regulador aprova nova versão da tecnologia Wi-Fi »
15/09/2009
Escrito por em Curiosidades | 2.272 Leituras

O projecto ULTra (Urban Light Transit) consiste num pequeno carro eléctrico, autónomo a nível da condução, com capacidade para 4 ou 6 pessoas, que percorrerá sobre calhas construídas especificamente para esse efeito.
Se pensa que este é só mais um daqueles projectos que não sairão do papel desengane-se, pois a meio do próximo ano, o aeroporto Heathrow Airport, em Londres, já terá o ULTra a funcionar no seu espaço.

ul

E porquê no aeroporto Heathrow Airport?

Porque inicialmente o ULTra foi projectado para facilitar a deslocação dentro do mesmo. Mas, visto se mostrar uma forma rápida, segura e confortável de deslocamento, o ULTra, numa fase posterior, passará a transportar as pessoas dentro e fora do aeroporto, conduzindo a hotéis, restaurantes, centros comerciais…e se tudo correr como o previsto verá a sua rede ser alargada para outras cidades e países, tornando-se um dos transportes públicos do futuro!

Quais as vantagens do ULTra?

É rápido, não é poluente, é autónomo/seguro (através da sua tecnologia e sensores evita choques contra outros carros assim como erros humanos, como cansaço ou embriaguez), não há filas de trânsito visto as “paragens” serem numa calha adjacente, visto ter pouca capacidade no número de pessoas torna-se um transporte mais pessoal e evita paragens em locais “indesejados” e graças ao grande número de carros que serão disponibilizados estes é que irão esperar por si e não o contrário.

Algumas informações ainda não foram reveladas, como as formas de pagamento ou as respectivas tarifas. Também não há certezas sobre a aceitação e sucesso deste novo meio de transporte, mas uma coisa é certa, O ULTra estará em movimento já no próximo ano no aeroporto Heathrow Airport.

______________________________________________________________________

Pode encontrar este e outros artigos de igual interesse no meu blog pessoal: PPLANDTEK

Este artigo foi escrito por em 15 Set, 2009, e está arquivado em Curiosidades, Mundo, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “ULTra: o transporte público do futuro”
  1. heee fogo grande projecto sim sr.!!!
    simplesmente esta fantástico xD

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: