« Office Web Apps já está a ser testado em beta restrito Windows Live Essentials 14.0.8089.726 »
18/09/2009
Escrito por em Mundo | 2.777 Leituras

Os fundadores do Skype moveram uma acção judicial contra o actual detentor do serviço de telefone online, o site de leilões eBay, e contra um grupo de investidores por alegada violação dos direitos de autor no uso da tecnologia peer-to-peer, noticia a «Reuters».

De acordo com o «Wall Street Journal», o processo foi apresentado num tribunal dos EUA por Niklas Zennstrom e Janus Friis, que deixaram o Skype em 2007, dois anos após a compra do serviço pelo eBay.

A nova empresa dos fundadores do Skype, a Joltid, já manteve vários diferendos sobre propriedade intelectual com o eBay na Grã-Bretanha, alegando que o sistema de comunicação P2P, Global Index, utilizado pelo Skype, é propriedade da Joltid, refere o «El País».

A licença para a utilização desta tecnologia por parte do Skype teria terminado em Março deste ano.

Os fundadores do Skype exigem ser ressarcidos pelos lucros, estimados em 75 milhões de dólares/dia (51 milhões de euros), que o Skype obteve utilizando esta tecnologia sem autorização.

A notícia surge na sequência do anúncio de que um consórcio integrado pela empresa de investimento Index Ventures concordou em pagar 1,9 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) ao site de leilões eBay por uma participação de 65 por cento no Skype.

Refira-se que a empresa de televisão online Joost, controlada por Zennstrom e Friis, demitiu recentemente o presidente do conselho de administração, Mike Volpi, que logo depois foi trabalhar para a Index Ventures.

Fonte: Agência Financeira

Este artigo foi escrito por em 18 Set, 2009, e está arquivado em Mundo, Notícias, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Fundadores do Skype processam eBay”
  1. fogo implicam com tudo so para arranjar dinheiro

  2. estes venderam o ovelha e agora querem os borregos… :p

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: