« Auricular Bluetooth com autonomia infinita Nintendo Wii mais barata »
21/09/2009
Escrito por em Destaques | 2.356 Leituras

O WebGL, uma recente tecnologia que nos permite utilizar gráficos em 3D nativamente através do browser, é já uma realidade nas mais recentes nightly builds do browser Firefox 3.7. Esta tecnologia faz uso de novos métodos inseridos pelo HTML5 , mais propriamente o método <canvas />, permitindo assim que o Javascript possa sacar todo o contexto 3D deste novo método.

firefox3.7preAlpha_webgl

Faz uso das novas bibliotecas do OpenGL|ES 2.0, já presentes também no iPhone/iPod Touch e WebKit (Safari e Google Chrome), para poder “fabricar” potência gráfica a 3D, tudo de forma nativa, sem extensões nem plugins.

Já imaginaram jogar um Counter Strike, um CoD2 ou mesmo um Wolfenstein:ET através de um browser? Com esta tecnologia, as hipóteses são bastante altas. Há uns anos atrás nem se pensava fazer uma versão browser do Quake (Live)…

Existe uma comité de desenvolvimento do WebGL que conta também com o Google e Opera, estes dois estão a trabalhar nos seus próprios motores gráficos para browsers, como o exemplo mais recente do motor O3D da Google.

As primeiras aplicações para esta tecnologia irão aparecer já no arranque do próximo ano.

Este artigo foi escrito por em 21 Set, 2009, e está arquivado em Destaques, Notícias, Programas, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “WebGL é uma realidade no Firefox 3.7”
  1. É uma grande Novidade B) Vamos ter que esperar para ver poderemos jogar pelo menos ao CoD 2 através de Firefox 3.7…

  2. entretanto encontrei este video, para os mais interessados:

    http://www.youtube.com/watch?v=2rpKpj6ZO9w

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: