« Google Chrome 4.0 Beta (Build 223.9) Apple processada por iPhone violar várias patentes da Nokia »
24/10/2009
Escrito por em Mundo | 1.599 Leituras

A AVG, empresa de segurança informática, disponibiliza o AVG LinkScanner, que analisa as páginas de destino de URLs (links) a fim de determinar de encaminham para sítios web “envenenados”. Segundo a empresa, esta aplicação gratuita é eficaz para combater os cibercriminosos que utilizam a prática de enviar URLs anónimos através das redes sociais (como o Twitter ou o Digg), conduzindo as vítimas aos seus sites maliciosos.

avg-linkscanner

A aplicação «testa o destino de cada URL em tempo-real e não se fia nas listas negras de vírus que se tornam desactualizadas logo quando são criadas devido à constante mudança de locais em que os hackers se escondem», escreve a AVG.

«O problema com os links encurtados é que não possuem qualquer parecença com os URLs originais, o que significa que os utilizadores nem sempre sabem onde estão a clicar», aponta Roger Thompson, chief research officer da AVG Technologies.

bad_linkscanner

«Os visitantes clicam com a intenção de irem para um sítio específico, mas o link pode ser facilmente corrompido para enviar as pessoas para um site que possuam trojans, spyware, rootkits e outro malware», explica.

O encurtamento dos links tornou-se particularmente popular na sequência do limite de (140) caracteres para as mensagens do Twitter («tweets»), havendo actualmente mais de uma dezena destes serviços, com alguns a serem embutidos directamente nos clientes Twitter e outras ferramentas das redes sociais.

A AVG alerta que «os utilizadores podem ficar infectados simplesmente por clicar num link, visualizar uma imagem ou simplesmente por passar o seu rato em cima de um banner».

Fonte: Diário Digital

Este artigo foi escrito por em 24 Out, 2009, e está arquivado em Mundo, Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: