« Windows 7 para educação a preço especial Nokia fecha N-Gage e aposta tudo na OviStore »
02/11/2009
Escrito por em Notícias | 1.800 Leituras

A proposta estava em estudo e finalmente a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) aprovou a utilização de nomes de domínio internacionais – IDN (Internationalised domain names) – pelo que dentro de pouco tempo os cibernautas poderão estar a navegar por endereços escritos em caracteres não latinos, como sejam os caracteres chineses, coreanos ou árabes.

De acordo com o site The Inquirer, esta decisão foi tomada após dois anos de investigação e, segundo Peter Dengate Thrush, presidente do conselho de administração do ICANN, «a decisão marca o início de uma mudança histórica na Internet e na forma como utilizamos a rede».Esta opinião é de resto partilhada pelos principais players da indústria.

Os novos IDN poderão começar a ser usados já no início do próximo ano. Lesley Cowley, director geral da empresa de registo de domínios Nominet, fez questão de referir que a introdução dos novos nomes «representa o início de uma nova era» e lembrou que «exista actualmente um número estimado de 1.6 mil milhões de cibernautas e cerca de 5 mil milhões que ainda não estão online».

www_1

Deste segundo grupo de pessoas, sublinha, «fazem parte principalmente pessoas de países com línguas que não têm como base o latim». O mesmo responsável garantiu que as empresas que detêm marcas comerciais registadas devem começar a proteger-se contra potenciais utilizações de IDN. De resto, Nora Nanayakkara, director da área de novos negócios da Sedo, alertou para o facto de serem necessárias medidas de segurança a breve trecho. Nanayakkara afirmou no encontro do ICANN em Seul que «as pequenas semelhanças entre endereços com ou sem acentos, por exemplo, poderão abrir caminho a esquemas de phishing».

fonte.pngFonte: PC Guia

Este artigo foi escrito por em 02 Nov, 2009, e está arquivado em Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “ICANN aprova endereços sem caracteres latinos”
  1. boa medida :)

    off topic : Friday-Relax desta semana não houve?

    • Boa noite,
      Como podem reparar, a frequência de posts no kerodicas diminui neste últimos dias, causada pela altura de muitas frequências na universidade por parte de quase todos os membros!
      Esperamos em breve voltar ao ritmo normal do blog.

      Quanto ao Friday Relax, está em Stand-by, pode-se dizer que 50% está feito, no entanto não foi possível concluir e fazer a sua publicação.

      Cumprimentos!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: