« Moovida Media Center 1.0.8 Após 10 anos, MSN.com vai ter nova cara »
04/11/2009
Escrito por em Mundo | 4.731 Leituras

14 escolas dinamarquesas estão a testar um sistema piloto que permite o cesso à internet durante os exames. Segundo a BBC, as autoridades dinamarqueses esperam alargar o programa a todas as escolas já em 2011. A Escola Secundária de Greve, a Sul de Copenhaga, é um dos estabelecimentos onde o sistema já está a funcionar. Na manhã do exame, em cima das mesas há computadores portáteis ligados à internet e os alunos recebem um cd-rom junto com o exame de língua dinamarquesa.

exame

A professora explica que os alunos podem consultar qualquer site que queiram durante a prova, até o Facebook, só não podem é enviar mensagens ou e-mails aos colegas ou mesmo a pessoas que estejam fora da sala de aula.

Sanne Yde Schmidt, responsável por este projecto-piloto na Escola Secundária de Greve explica à «BBC» que obviamente é difícil controlar o envio de mensagens, mas os responsáveis confiam na integridade dos alunos. «Confiamos neles. Penso que a taxa de copianço será muito baixa porque as consequências são muito severas. Penso que poucos se atreverão a correr esses riscos», explica. É que quem for apanhado a copiar será expulso.

exame1

Nem os alunos acreditam que o uso da internet sirva para copiar. «É possível fazer batota, mas penso que temos tanto respeito e auto-disciplina que não o faremos», afirma Pernille Günther Jensby, 18 anos.

Para Nina Ahmed, 18, «será muito difícil violar as regras porque não temos tempo, estamos sobre pressão. Temos muito que fazer».

Os professores explicam que as questões a que os estudantes têm de responder neste tipo de exames também não são propícias a copiar, já que são obrigados a relacionar os factos e não apenas a debitá-los.

O ministro da Educação da Dinamarca, Bertel Haarder não tem dúvidas de que «dentro de alguns anos a maior parte dos países europeus terão adoptado este modelo de provas».

«A internet já é parte do dia-a-dia dos alunos, porque não traze-la para a sala de exames?», questiona.

Fonte: TVI Online

Este artigo foi escrito por em 04 Nov, 2009, e está arquivado em Mundo, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Alunos dinamarqueses com acesso à net durante os exames”
  1. Enfim… só inventam coisas para os Portugueses copiar e nos lixar…
    Eu que o digo que tenho os exames da Universidade todos pelo método americano…

  2. bem…
    acho uma boa medida…. uma vez que no nosso dia-a-dia a internet é um recurso que está quase sempre disponível… quanto mais depressa apreendermos a retirar proveito dela melhor…

    quanto ao Pernille Jensby acho totalmente normal… em países onde a regras é assim!!!
    ainda hoje falei com um amigo que teve no Luxemburgo e ele disse-me que lá a policia não deixava escapar nada!!! nem sequer deitar lixo para o chão!!!!! Até ir a mais de 20km/h acima do prometido é caso para ser seguido por helicóptero!!!!

    Se queremos um país bom têm que haver justiça!!!

  3. Porquê que o firefox está a dar-me Site perigoso???

  4. Será que eles pensaram em livros digitalizados?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: