« Chrome OS apresentado (primeiras imagens) Peazip 2.8 Final »
19/11/2009
Escrito por em Curiosidades | 4.961 Leituras

A IBM está envolvida num projecto onde o objectivo principal é simular um cérebro humano! É claro que não se pode começar pelo mais difícil, tem de haver uma evolução, e a IBM está a evoluir rapidamente conseguindo simular um cérebro de um gato (feito inédito)!

blue gene

Para conseguir este feito o Blue Gene (nome do supercomputador da IBM) possui 147.456 processadores, 143 terabytes de memória RAM, 1 milhão de watts e 6.675 toneladas em aparelhos de ar condicionado. Tudo isto coube numa “pequena sala” com mais de 4.000 metros quadrados.

Segundo alguns cálculos efectuados, para simular o cérebro humano será necessário todo este poder de processamento multiplicado por 1.000! Sendo assim só por volta do ano 2019 é que isso será possível.

fonte.png Imagem: Popular Science

______________________________________________________________________

Pode encontrar este e outros artigos de igual interesse no meu blog pessoal: PPLANDTEK

Este artigo foi escrito por em 19 Nov, 2009, e está arquivado em Curiosidades, Hardware, Mundo, Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
11 comentários em “147.456 processadores para “simular” o cérebro de um gato”
  1. Porquê querer fazer um super computador comparado com o cerebro humano?

    Estamos a desvalorizar-nos a nós proprios lol.

    Isto lembra-me uns quantos filmes em que a maquina domina os homens….

    • Yep!!! Eu sei que parece isso… e acho que vai ser o que irá acontecer no futuro. Mas pelos vistos ainda vai demorar algum tempo até se criar um Chip demasiado pequeno para caber num "crânio metálico" para comandar um Robot… mas sinceramente: já faltou mais lol.

      Cumps

  2. Só em 2019 o ser humano é excelente.

  3. Marco Barreto diz:

    Bom post :) Só falta referir que corre em Suse Linux Enterprise 9, consegue executar 478.2 triliões de operações de vírgula flutuante por segundo (FLOPS) e tem processadores PowerPC 440 a 700MHz, muito parecidos com os que equipavam os computadores da Apple e que "não prestavam"… Go figure

    • Então era possível mais por menos?

      É que senão, já deve haver servidores que imitam o cérebro humano… não? :S

      • Marco Barreto diz:

        Não :) A ironia era para o fan boys da Apple. Os processadores PPC têm uma arquitectura completamente diferente dos vulgares x86/64 e não são comparáveis em termos de velocidade de relógio, ou seja, 440MHz PPC não é em nada parecido com 440MHz x86

        • Aahh bom :) assim já percebi :). Não é que eu seja lento mas nunca tive muito por dentro do Hardware da Apple. lol. Mas já agora, quando dizes que não é nada parecido a velocidade de relógio, quer dizer que a x86 é melhor né?.

          Cumps

          • Não é melhor nem pior.
            Depende do uso que lhe queres dar.

            É quase como comparar as placas gráficas para jogos e as que são para autoCAD

          • Ah obrigado. Como não sou engenheiro… não sabia quanto a isso das diferenças das placas gráficas para jogos e autoCAD.

            Cumps

  4. Temos alta "processador" na cabeça lol :D

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: