« Próximo Medal of Honor terá como cenário o Afeganistão, guerra moderna Homem actualiza Twitter e Facebook depois de dar o “nó” »
04/12/2009
Escrito por em Notícias | 5.257 Leituras

google-lego-logo

Um dos meus sonhos para o futuro é mesmo que chegue o dia em que eu abra o Google Reader e não tenha uns 20 feeds (com duplicados, vá lá), a falar da inovação/serviço/melhoramento lançados pela Google nesse dia. Como isso me parece um dia estranhamente remoto, resta-me dar-vos conta delas. DNS, Homepage com fade, Youtube Netbook Remix e Dicionário são as destes dias.

Google lança um novo serviço de DNS, o Google Public DNS

Muito resumidamente, o DNS é o protocolo responsável pela atribuição de um IP a um endereço web e vice-versa. Imagine quando liga a um número e o seu telefone automaticamente converte o número no nome guardado na sua lista de contactos. O DNS é basicamente isso, mas aplicado à navegação na Internet.

Certas páginas requerem uma pesquisa no servidor DNS mais longa,  o que leva a lentidão no carregamentos das páginas, e é aí que a Google pretende actuar. Um DNS seguro,rápido e livre de anúncios é o que a Google oferece (sem redireccionamentos no caso de o endereço não ser encontrado, como acontece com o OpenDNS), substituindo assim os servidores de DNS do nosso provedor de Internet, que por norma usamos nas nossas ligações.

velocimetro

Segundo a empresa, o seu esforço em fazer a web mais rápida, com claras intenções e alusões ao massivo uso do web-based Google ChromeOS.

Além disso, fornece instruções sobre como testar o novo DNS em Windows, Mac e Linux, nesta página. Agora pode desfrutar da web, ainda mais rapidamente e com o selo Google (testes indicam que a mudança na velocidade é mais notória para utilizadores fora dos Estados Unidos, mas façam os vossos testes ;))

Google com efeito de fade na página principal

A Google fez mudanças na sua página principal. Além da caixa de pesquisa com tamanho extra, temos agora direito a um novo efeito ao navegar pela página.

google_clean

Na prática, agora sempre que nos dirigimos à página do Google, temos apenas à nossa frente a caixa de pesquisa e o logo da Google. Os restantes itens e links aparecerão gradualmente à medida que interagirmos com eles, por exemplo, apontando o ponteiro do rato à zona onde se encontram. E irão aparecer com um belo e suave efeito de surgimento, que, só por curiosidade, foi criado na linguagem AJAX.

Se já experimentou e não gostou, já existem tutoriais de como desactivar esta nova funcionalidade que visa privilegiar a pesquisa.

Youtube testa Feather, uma interface que priviligia netbooks

O Youtube Labs acaba de apresentar uma nova funcionalidade no popular site de partilha de vídeos que permite ter uma interface do Youtube optimizada para correr em computadores antigos, mas principalmente em netbooks.

Esta nova interface, além de simplificada e mais “limpa“, reduzida ao essencial, também tem melhoramentos a níveis internos. A equipa do site pretende reduzir a latência da reprodução de vídeo a um valor mínimo, e através de alguns técnicas avançadas baixar a carga de dados descarregada pelo utilizador ao ver um vídeo.

Pode testar esta interface, Feather, acedendo a www.youtube.com/feather_beta , e de seguida clicando em “Join the Feather Beta”. A partir daí, terá um novo Youtube à sua espera ;-)

screenshot_035

Relembro que é uma funcionalidade em estado Beta, e portanto poderá experienciar vários problemas ao usá-la ;-)

Google Dictionary, dicionário para todos os gostos, línguas e dialectos

A Google acaba também de lançar o seu Dicionário. Disponível em google.com/dictionary , acaba na verdade por ser um agregador de definições da palavra inserida a partir de vários locais da web, o que acaba por certa forma de ser útil.

Além disso, suporta uma infinidade de línguas, ou seja, todas as suportadas pelo Google Translate. Portanto, agregar um dicionário multi-línguas e o resultado da pesquisa na web é sem dúvida uma vantagem e algo capaz de agilizar e acelerar a nossa produtividade.

screenshot_036

Existe também uma funcionalidade que serve de plataforma de intercâmbio entre a palavra em Português e o Inglês. Basta escrevermos uma qualquer palavra em Português, que logo de seguida aparecerão no ecrã sinónimos dessa palavra em inglês, com possibilidade de audição. Expressões relacionadas com a palavra e a definição também são dadas.

Por hoje, estas são as novidades da Google. Alguma especialmente interessante?

Este artigo foi escrito por em 04 Dez, 2009, e está arquivado em Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: