« Ubuntu: Mudar automaticamente wallpaper Chrome chega ao terceiro lugar »

Um estudo da consultora Consult Strand diz que os utilizadores do iPhone sofrem de algo semelhante ao Síndrome de Estocolmo. Segundo o estudo, os utilizadores do iPhone defendem indubitavelmente o seu telemóvel, negando (ou ignorando) todos os seus defeitos, falhas e limitações, contra argumentando ferozamente quem quer que o critique.

iphone_addicted

Normalmente o Síndrome de Estocolomo enquadra-se numa situação de réfens, que criam laços de simpatia e lealdade pelos seus sequestradores. Neste caso, os utilizadores do iPhone, talvez movidos pelo factor icónico do telemóvel, desenvolvem também uma lealdade imbalável pelo mesmo, que os faz simplesmente ignorar as limitações mais visíveis e minimizá-las em relação às virtudes do produto.

A empresa aponta alguns dos habituais argumentos dos fanboys em relação às falhas do equipamento, como por exemplo a não existência de multitasking, ao que os utilizadores respondem dizendo que é uma decisão deliberada de design, resultando numa interface mais rápida; outra crítica é que não existe possibilidade de enviar MMS, o argumento desta vez é que quase ninguém envia MMS (o que de certa forma é verdade, mas não deixam de existir pessoas que enviem bastantes MMS); também o facto de a Apple controlar quais as aplicações a instalar no telefone é outra crítica, a “desculpa” é que a empresa se quer assegurar que os utilizadores não instalam aplicações de qualidade inferior no seu telemóvel (tenho quase a certeza que nas centenas de aplicações rejeitadas, entre os programadores, ninguém sabia realmente programar. Quase);  outra é a impossibilidade de ouvir rádio no iPhone, ao que os utilizadores respondem que o iTunes oferece uma experiência em termos de música quase infinita.

iphone_3gs

E a lista continua, são ao todo 20 pontos tocados pela consultora no seu relatório.

Apesar de todos sabermos que o iPhone é um belo telemóvel disponibilizado com algumas das mais recentes e melhores tecnologias da actualidade, é certo que tem falhas, e algumas delas bastante graves. Assim acontece com todos os produtos no mercado, mas algumas das falhas do terminal móvel da Apple chegam a ser por vezes básicas ;-)

hacking-into-iphone-sms

O iPhone desde a data de lançamento tornou-se um autêntico fenómeno tecnológico. Criou-se um autêntico clima de euforia e até de “protecção” ao produto.

Esta protecção não é comum a todos os utilizadores, mas existem fanboys incondicionais que, sem dúvida, sofrem da “Síndrome de Estocolomo Tecnológica” aka Síndrome do iPhone. MRS, leitores do KeroDicas, utilizadores de iPhone, opiniões?

Este artigo foi escrito por em 15 Dez, 2009, e está arquivado em Gadgets, Insólito, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
11 comentários em “Utilizadores de iPhone sofrem de Síndrome de Estocolmo, diz relatório de consultora”
  1. LOLOLOLOL, de facto conheço um ou outro assim….

  2. João Ramiro diz:

    LOL.. eu defendo o iPhone dos mais ignorantes (infelizmente não tenho um) porque reconheço as suas capacidades e defeitos..

    já agora, façam este teste com utilizadores de PS3 e Xbox360.. seria engraçado saber o síndrome deles..

  3. UmaQuestãoDeBomSenso diz:

    Uau… alguém me percebeu! :D
    …e afinal é mesmo uma doença. Já há genéricos? :)
    Vá lá, arranjaram um nome fino para não se ofenderem tanto, como se ofendem quando se fala do iPhone..

  4. Mas é mesmo :O uma vez tentei debater Ipod touch vs Iphone e pronto não havia defeitos, agora percebo LOL

  5. Bom artigo, mas peca por defeito no tempo. Sabem, o iphone é dos pouco produtos que tem ganho valor ao longo do tempo, na medida em que, as features que tanto os “wanna be’s” reclamam, têm sido disponibilizadas com o tempo.

    Há já quase um ano que envio as MMS, copio e colo etc.

    Por isso, no ano passado… este artigo faria sentido… hoje… não sei.

    É notorio por estas bandas, síntomas do sindrome anti-apple.

    Acho que não teria sido mal pensado, o autor ter passado no site da apple só para conferir a veracidade dos dados constantes no post.

    Fica a sugestão.

    Abraço ;)

  6. Miguel Costa diz:

    Mas… até o MIT parece estar viciado também ;-)
    Na Cimeira do Clima na Dinamarca apresentaram uma bicicleta “inteligente” gerida por um iPhone e que possui uma roda que regenera a energia das travagens. Um artigo interessante sobre o assunto aqui: http://classemedia.biz/blog/lifestyle/tecnologias/bicicleta-inteligente/

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: