Depois do anúncio oficial por parte da Valve da disponibilização do cliente da Steam e de alguns jogos para a plataforma Mac, surgem agora indícios, que, embora não tão rapidamente, também a Steam possa atingir a plataforma Linux. E que indícios?
Chris Green, importante engenheiro e “pessoa de interesse” da Valve, empresa responsável pela Steam, colocou uma actualização no seu Linkedin em que diz estar à procura de engenheiros com experiência em Linux e em Mac.
Bem, a procura por engenheiros com experiência em Mac é óbvia, com o iminente lançamento da Steam para Mac, a acontecer dentro de cerca de um mês. Mas engenheiros para Linux?
Apesar de tanto Mac e Linux se basearem no UNIX, alguém com experiência em Linux não é contratado para criar aplicações em Mac e alguém com experiência em Mac não é contratado para criar aplicações em Linux. São interfaces diferentes, tecnologias diferentes, toolkits gráficos diferentes as utilizados nos dois sistemas operativos.
Estará a Valve a pensar no emergente mercado do Linux? Terá a empresa visto um possível oportunidade comercial no Linux, que muitos utilizadores não utilizam apenas por não poderem jogar certo jogo na plataforma?
Mesmo que a empresa não priorizasse Linux como plataforma, o lançamento do cliente seria algo fantástico, e já se provou que os utilizadores de Linux estão dispostos a pagar por jogos para a sua plataforma, veja-se o caso do World of Goo.
Teremos uma reviravolta no mundo Linux a caminho ou isto é apenas a minha mente a extra-interpretar uma informação? Veremos
Este artigo foi escrito por Daniel Rodrigues em 13 Mar, 2010, e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Penso que seria uma mais-valia para todos!
Seria um grande passo! O futuro devia estar no Linux, as escolas por exemplo, deviam optar por software open-source, educar os alunos a esse nível…
ai esta bem parecia,
Eu não vejo espanto nisto , a realidade é que existe mais utilizadores Gnu/Linux que utilizadores Mac Ox apesar do mercado dizer ao contrario, e isso mesmo o Mac Ox só vai a frente no mercado de vendas, pois no numero de utilizadores fica a traz do Linux,
era brutaaaaaaaaaaal!
deixava de jogar source no wine:P
eheheh!
cumps!
Penso que se for confirmado o interesse da Valve em lançar jogos comerciais para o Linux, sera uma grande reviravolta no mundo Linux, pois as empresas como ATi e NVidia de placas gráficas também começarão a disponibilizar drivers decentes para as placas gráficas que produzem, sem que seja necessário ficar fazendo remendos para conseguir resolver pequenos problemas das mesmas.
Tomará que isso realmente vá a frente e que outros sigam o exemplo, pois quem ganha com isso são todos os usuários com uma maior concorr?ncia entre sistemas até o Windows vai baixar de preço com certeza.
Da nvidia na tenho queixas ela da bom suporte em Linux, e a qualidade da drivers da nvidia são tão boas como no windows ou as vezes melhor que no windows.
Dependendo do modelo e da capacidade da sua placa gráfica é claro.
Eu ia a fátima a pé!
desculpa o double post mas agora que li bem a noticia, isso não quer dizer mesmo anda. o Software de servidores dos jogos da valve são em linux pode ser muito bem para isso.
Eu ia contigo LOL, acho pouco provável, mas se for em enfrente é simplesmente brutal
já não era sem tempo… inda bem… vamos lá ver como vai rular, deve crachar todo..
boas.
Podes-me indicar que configuracoes tens ai no teu wine?
é que eu nao consigo jogar bem.
Tenho um amd com uma nvidia.
No windows bomba, mas no linux, graficos todos marados.
Agora quem me derá mesmo que o Linux muda-se ainda muito mais o mundo que conhecemos.
Visto que grandes aplicações empresariais, quando se recorre a performance e fiabilidade nao e a tua que reina o linux.
Agora é preciso é unhas para o saber configurar e usar.