« Listagem dos Downloads Março 2010 FormatFactory, a maior «fábrica» multimédia de conversão e não só… »
01/04/2010
Escrito por em Notícias | 2.360 Leituras

Os jornalistas de «carne e osso» podem começar a roer a unhas e a bater o joelho de pânico porque é bem possível que em breve possam ser substituídos por robôs que escrevam por eles.

Foi o The Guardian quem avançou com esta noticia ao mencionar dois projetos de algoritmos avançados que permitem apresentar textos perfeitamente racionais e lógicos, escritos por seres não humanos, a partir de frases pré-feitas.

Os projectos em questão pertencem à StatSheet e Monkey Stats, que procuram uma forma de automatizar a bots de notícias desportivas logo após receber as estatísticas dos jogos. Uma vez analisados os dados, seriam combinadas frases que gerariam textos como se por uma pessoa tivessem sido escritos.

A tecnologia ainda é embrionária, mas não deixa de ser um grande salto no avanço automático. De momento já podemos ler um texto de demonstração, em inglês, gerado pelo algoritmo, que apesar de estar correctamente exposto, ficamos com a sensação que falta algo:

“SOUTH BEND, Ind. — Tony Bucciferro put the Michigan State Spartans on his back Sunday and spurred them to a 3-0 win over the Notre Dame Fighting Irish (7-11) at Frank Eck Stadium.

Bucciferro kept the Fighting Irish off the board during his nine innings of work for Michigan State (12-4). He struck out five and allowed one walk and three hits.

Senior Matt Grosso was not able to take advantage of a big opportunity for the Irish in the ninth inning.”

Este artigo foi escrito por em 01 Abr, 2010, e está arquivado em Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: