« Aprenda a ocultar janelas e processos do ambiente de trabalho com um atalho Aloha Editor – um editor de conteúdos em HTML5 para o seu site! »
19/07/2010
Escrito por em Notícias | 5.168 Leituras

Os antivírus gratuitos estão em franca expansão e na hora de escolher uma ferramenta de segurança, por parte dos internautas, chegam algumas dores de cabeça. A oferta de antivírus é cada vez maior e fazer a escolha acertada não é simples. De todas as ofertas, através de um estudo da OPSWAT, o Avast Free é o mais popular do género ultrapassando grandes nomes como o Norton ou McAfee.

Segundo as estatísticas apresentadas, o Avast Free atingiu uns gloriosos 11,45% de preferências, perseguido pelo não menos famoso Avira AntiVir Personal (9,19%). Depois temos outras versões como é o caso do AVG Free que apresenta uns 8,6% de escolhas e do Microsoft Security Essentials com 7,48%.

Na mesma escala, só na quinta posição é que entram ferramentas de protecção contra vírus, como é o caso do Avast (versão comercial) com 5,4%, o Kaspersky Internet Security (4,48%), Norton Antivirus (4,24%) e ESET NOD32 Antivirus (3,84%).

A verdade é que uma grande parte dos internautas começou a dar-se conta que muitas vezes as versões pirateadas e sacadas de sítios menos seguros são, em muitos casos, as primeiras em possuir ameaças, tendo sido «empacotadas» por hackers com o intuito de perpetrar ataques de forma silenciosamente e quase que com o nosso consentimento. Mas estes dados tambem nos ensinam que, afinal, um programa gratuito pode ser igual ou melhor a um que seja de pagamento, mas nesse caso entraríamos numa discussão mais ampla…

Eu por aqui uso o Avira, se quiserem, deixem o vosso comentário com o vosso antivirus.

Este artigo foi escrito por em 19 Jul, 2010, e está arquivado em Notícias, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
13 comentários em “Avast Free no topo das preferências dos internautas como antivírus”
  1. Meu rico avira free, que tal fazerem uns testes de performance hem?

  2. Boas.

    Qual é o Antí-Virus Free que Recomendão??

    Eu uso o Avira acham que devia mudar??

    Cumpts.

  3. Alexandre Pinto diz:

    Eu usei o avast durante muitos anos. um dia decidi mudar para o Avira.
    Primeiro impacto nao foi muito bom. Interface diferente e menos feedback de actualizações. Para nao falar da publicidade que aparece.

    Depois de um ano e tal a usar o avira, voltei ontem a instalar o avast.
    E novamente voltei a sentir mais confiança no anti-virus.

    Passado cerca de uma hora mostrou-me logo um aviso de trojan. Provavelmente seria um falso positivo, mas prefiro que me indiquem os falsos positivos, do que deixar passar um verdadeiro.

    Resumindo, sinto mais confiança no avast. É um interface mais limpo, mostra-me diariamente a indicação de updates efectuados. etc.

    Aconselho-o!

    • o avira tb mostra todos os updates efectuados ;) e tem a interface bem mais limpa e simples que o avast
      mas escolhas sao escolhas

  4. Alexandre Pinto diz:

    Sim claro. São escolhas.
    Pessoalmente gosto muito mais do novo interface do Avast, se bem que aquela voz brasileira nao me agrada muito. lol

    Apenas quis passar a ideia que o avast me dá uma maior sensação de segurança.
    No entanto, no que é realmente o seu propósito acredito que ambos o façam bem. Detectar virus! :P

  5. Pedro Ferreira diz:

    O problema do Avira para quem saca jogos ou programas, o Avira dá muitos falsos positivos.

    Pois o Avira (tal como o ESET NOD32) considera os patchs para os jogos nao pedirem cds como se fossem virus, por exemplo.

    O AVG e AVast conseguem detectar os cracks e/ou patchs que realmente trazem virus e os que são inofensivos.

    Mas para quem gosta de pôr sempre o CD/DVD do jogo sempre que quiser jogar e não usar programas pirateados o Avira é um dos melhores.

  6. Preciso de Ajuda.

    O Meu PC está a dar Publicidade sem eu lhe fazer nada :S

    Já fiz Scan mas isto não para o que será?? :S

    Agradeço alguma Ajuda…

    Cumps.

  7. FERNANDO diz:

    AVIRA sem duvida!
    Sem tretas, pode-se retirar a publicidade com um agendamento nas configurações…
    tenho a mais de 3 anos e a maquina limpinha!
    em conjunto com o advanced system care é só ver o windows a bombar todo dia como no dia da instalação.

  8. Fernando diz:

    Eu uso Avira Free com a combinação do Malwarebytes’ Anti-Malware (com protecção em tempo real) e firewall PC Tools Firewall Plus (Free).
    E existe uma técnica de impedir que a publicidade apareça quando o antivírus faz as actualizações.
    Também existe um bom antivirus, o Comodo Internet Security, combina firewall, antivirus e antispywares, podemos usar os pachs e crackes em modo virtual com este antivirus. Só não o utilizo porque não é compatível com o Malwarebytes. Este comodo o mais leve e mais seguro antivírus Free que existe. Mesmo quando a “vacina” ainda não está feita para um virus ele impede que qualquer anomalia altere o registo do Windows.

    PS:
    Estou pasmado que até agora ninguém falou do maravilhoso e impecável antivírus da Microsoft que nos testes ficou melhor classificado que muitos antivírus pagos.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: