« Comodo Time Machine, pontos de restauro super completos Uberstaller – Desinstalador de programas »
05/08/2010
Escrito por em Notícias | 2.864 Leituras

Aquele que era suposto ser um passo em frente nas comunicações web, aquele que era suposto ser a grande revolução tecnológica do século XXI, aquele que era suposto revolucionar o modo como comunicamos, como interagimos e partilhamos informação com outros online, aquele que era suposto ser o email reinventado 40 anos depois, aquele que nos levou a fazer loucuras para obtermos um convite, não será nada mais. O Google Wave vai ser descontinuado no final do ano pela Google.

A decisão foi anunciada num post por Urs Hölzle, Vice-Presidente Sénior na Google, em que realça que, apesar de o Google Wave ter alcançado um grande sucesso em alguns casos específicos, ter possibilitado aos programadores criar novos e inovadores robots, ter permitido partilha de imagens e vídeos em tempo real, ter também introduzido o conceito de escrita em tempo real, não teve nem um pouco o sucesso esperado.

O Wave foi oficialmente apresentado na Google I/O no final de Maio de 2009, e 4 meses, a 29 de Setembro. depois aberto a 100 000 utilizadores convidados. A esses utilizadores foram dados alguns convites que poderiam distribuir entre os conhecidos, o que levou a uma autêntica histeria tecnológica e ‘corrida ao convite’, havendo mesmo licitações generosas no eBay.

Durante o decorrer desta época de testes o Wave recebeu bastantes melhoramentos, especialmente em termos de performance, que era péssima aquando do lançamento. Também o Etherpad foi adquirido e integrado pela Google no Wave durante o crescimento deste, mas nada conseguiu evitar o fim do serviço. O Wave estreou-se com uma performance péssima e logo aí desencorajou e desiludiu os utilizadores.

Actualmente, o Google Wave está bastante utilizável e talvez se tivesse na altura uma performance semelhante tivesse sido uma aposta segura. Era um produto demasiado precoce tendo em conta toda a hype que se gerou à sua volta.

Apesar de tudo, do Wave resultam algumas tecnologias inovadoras, totalmente open-source, que ficam disponíveis para instalação/uso e que claro serão reaproveitadas pela Google em futuros projectos.

O site do Google Wave será mantido até ao final do ano, assegurando a Google que até lá fornecerá ferramentas aos utilizadores para que possam migrar quaisquer dados que tenham no Wave.

Este artigo foi escrito por em 05 Ago, 2010, e está arquivado em Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Olha o Wave… encalhado na praia”
  1. eu penso que o google wave era mais à frente do seu tempo e por isso é que fracassou, o público em geral (ainda) não está preparado para um sistema tão moderno como este, digo eu.

  2. o rpoblema foi o pessoal não aderir… até era uma boa ideia para substituir msn’s, mails, foruns ect…

    acho que deviam tentar outra vez mas aberto a outras contas, do tipo msn, twitter ou facebook…

  3. É uma pena.
    apenas ouvi falar do wave, mas agora que li a notícia.. parece me ser algo com bastante potencial.
    pena é que esse potencial seja desperdiçado

  4. Concordo com o Mario, talvez os utilizadores ainda nao estavam preparedos para ele.

    Outro dos problemas é só poder ser usado por certos browsers… Eu por exemplo não o posso usar no Opera, tenho de recorrer ao IE e mesmo assim tenho de instalar o Chrome Frame para o usar…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: