« [Dica] Trocar imagem do Facebook por vídeo Hide Google Options – Para quem não gosta da sidebar »
28/09/2010
Escrito por em Dicas | 3.214 Leituras

Um dos melhores (há dúvidas?) serviços que por andava em termos de sincronização era o Xmarks. Com sincronização de palavras-passe, favoritos, histórico e sabe-se lá mais o quê, era o verdadeiro supra sumo da sincronização em relação aos browsers.

Infelizmente, terá um fim.

XMarks

No post no blog oficial do Xmarks, anunciam que, devido ao seu modelo de negócio não ser rentável, terão de acabar com o serviço, apesar de terem colocado as possibilidades de colocarem o serviço como pago ou mesmo tendo passado os últimos meses a tentar vender o serviço ou arranjar parceiros para manter o serviço vivo.

Infelizmente, actualmente nenhum serviço consegue ter todas as funcionalidades que o Xmarks tem, desde a sincronização utilizando vários browsers até à encriptação das mensagens para o servidor e o acesso em vários dispositivos, o que vai tornar a Web um pouco mais pobre.

O Opera e o Google Chrome já permitem sincronização de dados entre pc’s, no entanto, sendo do mesmo browser para o mesmo browser, sendo também esse um dos factores que tornou inviável a passagem do Xmarks a um serviço pago. Se existem alternativas mesmo incorporadas no browser “à pala” porque pagar?

O fim está marcado para 10 de Janeiro de 2011 e até lá podem sempre guardar os vossos dados pois nunca se sabe se o futuro não nos prega uma partida e os maiores browsers entram em acordo para a utilização do xmarks incorporado para uma sincronização entre todos eles.

Para além das alternativas citadas pelo próprio xmarks eis algumas:

Google Bookmarks

Este serviço da Google pode muito bem ser utilizado como substituto (quando de favoritos se fala) devido às extensões que incluem os favoritos no Chrome e ainda add-ons para o Firefox que fazem o mesmo, para além da Google Toolbar que já por si inclui uma parte para o Google Bookmarks. Além de ser multi-browser é ainda possível visualizar, gerir e até adicionar através da própria página do Google Bookmarks, favoritos/marcadores esses que podem ser até utilizados noutros serviços da Google (por exemplo no já citado Google Notebook).

Alem disso podem usar o Google Bookmarks nos mais variados serviços do google ou na web quando navegam pois é considerada uma ferramenta de partilha, para além de uma panóplia de outras funcionalidades que este serviço fornece.

Homepage: Google Bookmarks

Passpack

Se gosta de serviços online sem nada de instalações como a (será considerada instalação?) instalação de addons ou extensões para o seu browser eis o serviço que procura. O Passpack logo de inicio pode ser acedido atravéz de várias contas quase não sendo necessária incrição, pode guardas as suas passwords, fazer autologin nos seus sites bastando para isso ter o bookmarklet do passpack, importar e exportar as listas de passwords de programas como o KeePass, por exemplo, e muito mais. Tal como foi dito, o serviço de sincronização de passwords ideal para quem gosta de serviços online.

Homepage: PassPack

LastPass

Mais que conhecido pela web por ser considerado dos serviços de armazenamento de passwords e de sincronização das mesmas mais seguros e versáteis. É, sem dúvida, o verdadeiro substituto da funcionalidade de sincronização de passwords do XMarks, tendo até mais funcionalidades, logo melhor.

Disponível para os browsers mais conhecidos, para as plataformas mais utilizadas, para Windows, Linux e Mac, este serviço guarda as passwords, organizadas ou não em listas, preenche os campos de logins, sincroniza passwords entre dispositivos, gera passwords de alta segurança e ainda muito mais, estando também acessível através da internet como no serviço acima referido.

É usado por muitos, sendo mesmo uma das minhas aplicações/add-ons indispensáveis (uma vez que o xmarks “vai falecer”) para me manter sincronizado e seguro.

Homepage: Lastpass

E o que acha? Será esta apenas uma maneira de marketing por parte da equipa do Xmarks para que seja adquirido ou será mesmo o fim de um grande serviço?

Este artigo foi escrito por em 28 Set, 2010, e está arquivado em Dicas, Extensões/add-on, Internet, Internet, Mundo, Notícias, Segurança, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Se o XMarks acaba… há outros”
  1. Tirando todas as vantagens do X-Marks que já foram descritas, uma das melhores características era o site onde podíamos consultar todos os nossos favoritos e jogarmos com o facto de quem usa muitos PC’s sincronizar só determinadas coisas em cada PC.
    Quando li a notícia ontem quase que me vieram as lágrimas aos olhos e pensei que se eles quisessem eu pagar por este serviço, que para mim é o melhor.

  2. Realmente tenho pena que este serviço acabe.
    O XMarks + LastPAss era um combo perfeito que tinha presença nos meus computadores / diversos browsers.

  3. errrr, mas o rapaz anda a pagar para virem cá? é que parece…se fosses um pouco perspicaz, mas só mesmo um pouco, verias quem faz sombra a quem…ora olha lá para a data e hora de publicação de cada um….já viste? e então? qual foi a conclusão?

    • Isto começa a ser estúpido, se lês feeds pelo google reader vai lá que é-te escarrapachado na cara a hora a que foi inicialmente postado o artigo.

      Oh Mário, deve andar a ser mesmo pago

  4. Imagine-mos que viviamos num mundo onde tu, Sérgio Pontes, não olhavas para datas:
    Estavas a navegar pelo reino da Internet, a passar pela cidade do Pplware quando, seguidamente chegas aqui, à metrópole do KeroDicas. Não havia datas, não havia números identificadores das horas em que foi escrito ou postado. Lá por teres passado pela zona do Ppware primeiro não quer dizer que a loja do XMarks estivesse lá aberta à mais tempo, podia-se dar o caso de estar à mais tempo, e até com vários clientes, aberta aqui na zona do KeroDicas.
    Isto tudo, evidentemente, explicado a pessoas com criticas do “tá mal”, “porque?”, “porque sim”.
    Já agora, se anda aqui alguém a fazer sombra a alguém, somos nós ao post no blog do Xmarks no qual referimos e utilizamos para que se fizesse o nosso post.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: