« AOL anuncia compra da rede TechCrunch Tenho um documento do Word corrompido, e agora? »
28/09/2010
Escrito por em Notícias | 3.164 Leituras

Este é um artigo do Ricardo Fernandes para o KeroDicas.com

A vida está cada vez mais fácil com os avanços da tecnologia. Desta vez, os oradores de palestras, professores e semelhantes à área têm a vida facilitada com a inserção de projectores nos aparelhos móveis. Os telemóveis com projetores já estão disponíveis no mercado, possibilitando a ligação direta a ecrãs e quadros. Querem saber mais?

A ideia não é tão nova. Os modelos têm vindo a ser aperfeiçoados com o passar dos anos. Tem-se o indício de que há cerca de três anos os modelos com projector estão a ser produzidos, principalmente nos países asiáticos. Hoje, um projector para telemóvel cabe na ponta dos dedos, tamanha a tecnologia implementada.

No início deste ano, chegou ao mercado mundial um modelo definitivamente apontado como “telemóvel-projetor”. O LG eXpo é um Smartphone voltado exclusivamente para a projeção. Acoplado na parte traseira, onde temos, geralmente, a bateria de um telemóvel, o projector chamado de PicoP faz a real função de mostrar a imagem em qualquer superfície plana.

A novidade foi anunciada no final do ano passado. Apesar de ser chamado de “telemóvel-projector”, o LG eXpo não traz de fábrica o PicoP. Quem desejar ter a tecnologia de projecção embutida no aparelho precisa adquiri-la separadamente.

O grande problema do modelo da LG é a ergonomia. Pela necessidade de ser acoplado ao aparelho, o telemóvel cria uma verdadeira “barriga” em sua traseira. Essa situação prejudica o utilizador aquando do manuseamento, guardar no bolso, além de visualmente não ficar nada atraente.

Um dos primeiros a carregarem literalmente o projector dentro do telemóvel foi o Samsung W7900. Com uma câmera de cinco megapixels, ecrã de LED e flash, o aparelho ainda trazia um projector DLP na parte superior.  O telemóvel saiu primeiramente no mercado japonês.

No entanto, sua utilização não é tão favorável aos oradores de palestras, por exemplo. A resolução deste projector móvel da Samsung é relativamente baixa: 480 x 320. Mesmo assim, já dava para ter uma noção de que essa fatia do mercado podia ser explorada, na medida em que o tempo e a tecnologia avançassem.

No Youtube, é possível assistir um breve vídeo onde os dois modelos acima são expostos, mostrando o potencial de projeção de imagem que trazem consigo:

A evolução do W7900 foi divulgada entre Fevereiro e Março deste ano. Novamente lá do outro lado do mundo, a Samsung lançou o i8520. Com um bela ecrã de 3.7 polegadas e uma câmera de oito megapixels. O telemóvel vem com o sistema Android, tornando-se no primeiro aparelho com projector a operar com esse sistema.

No mercado americano, o Samsung i8520 recebeu a nomenclatura de Galaxy Beam. Também é apelidado de Halo. O lançamento do produto deve acontecer neste bimestre primeiramente na Ásia, passando pela Europa e, possivelmente, atingindo os Estados Unidos no final deste, ou início do próximo ano.

Já existem rumores no mercado de que tanto Apple, como Nokia, estão a preparar modelos com projectores para entrar na luta. As tecnologias estão disponíveis. Hoje, vemos que não há limites para os telemóveis e dispositivos móveis, que surpreendem cada vez mais com as suas novidades. E como a tecnologia 3D já atingiu os projectores, não é difícil de imaginar que essa tecnologia deve chegar aos telemóveis em breve.

O que vem por aí? É esperar para ver…

Este artigo foi escrito por em 28 Set, 2010, e está arquivado em Notícias, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Telemóveis com projector, projectos com futuro?”
  1. Arthur Albuquerque (brasil) diz:

    Faltou o conceito da Mozilla Labs, o Seabird.
    Que tem 2 projetores (nos lados)
    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=oG3tLxEQEdg&feature=youtu.be&a

    O que parece, esses telefones são um grande avanço para os Smastphones que tem bom hardware mas tem que ficar presos a telas pequenas.

    Ótmo post.

    • Apesar de usar tecnologia já existente, torna-se impossível (com a tecnologia actual) combinar isso tudo num telemóvel com tamanho “decente”.

  2. Sim vai dar muito jeito, se esses mesmo derem para ligar o pc poratil ou fixo, consola ou box satelite ou meo (por exemplo) a esse telemovel portatil. Assim podemos ter uma televisão ou monitor num formato muito util, alem de ser pequeno vai dar muito jeito!

    O preço é que tem de ser menor e para isso tirasse aquelas tretas da internet HTML, Music e fotografias para nao ficar caro e manter-se nos preços de 350 a 150 euros.

    Cumprs!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: